quarta-feira, 18 de maio de 2011

La dolce vita


Houve um tempo em que a sobremesa era a parte mais difícil de um jantar aqui em casa. Na verdade o problema é que penso no cardápio na mesma ordem em que ele acontece. Ou seja, a sobremesa é a última etapa.

Mas muitos doces e sobremesas tradicionais não são simples de preparar, exigem tempo, paciência... Muitas vezes precisam ser preparadas um dia ou muitas horas antes de serem servidas e deixando para o último minuto elas nunca tinham tempo de ficar no ponto certo. Aí era aquela decepção pós jantar.

Mousses sem consistência, pudins quentes, creme bruleé que não passou o tempo necessário no forno e por isso não endureceu... enfim. O fim do jantar acabava tendo um gosto não tão doce.

Agora aprendi, quando não pensei na sobremesa a tempo de prepará-la corretamente deixo para outra oportunidade e escolho algo simples para a ocasião em questão.

Não é por isso que vou escolher uma coisinha qualquer não. Tem que ser bem apresentada e saborosa. Para isso, nada melhor do que frutas da estação (usei banana, maçã e abacaxi, podia ser mais simples do que isso?).

Mas só frutas não são assim uma sobremesa impressionante, então que tal caramelizá-las com manteiga e açúcar até ficarem bem douradas e terem seu doce natural ressaltado. Começou a se impressionar?

Calma que fica melhor ainda.

Já que tudo fica melhor com sorvete, duas bolas de sorvete de macadâmia sobre as frutas ainda quentes para dar contraste.

O toque final foi dado pela hortelã picada. E claro, algumas folhinhas inteiras para enfeitar e resultar em uma bela foto.


Contando o tempo desde picar as frutas até tirar as fotos este preparo não demorou mais do que 15 minutos. Acredite, 5 deles foram para as fotos.

Agora me responda, frutas caramelizadas, com sorvete e hortelã. Sobremesa que mescla diferentes texturas, temperaturas e sabores. Tem alguma chance da vida não ficar muito doce depois disto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário