quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Juro

Já faz tempo que eu queria rechear uma abóbora, mas por tratar-se de uma receita trabalhosa...

Juro que tentei ficar bem quietinha esperando a vontade passar, mas não funcionou. Sou dessas que quando encasqueta com uma ideia, não há o que fazer além de realizá-la.

abobora recheada... nada de deixar a vontade ir embora


Assim sendo... hora de escolher uma abóbora que sirva apenas 2 pessoas. Tarefa nada fácil.

Juro de pés juntos que escolhi a menor abóbora que tinha na banca da feira, ainda assim, dava para alimentar umas 4 pessoas.

Nem sei que abóbora era... de casca escura e bem lisinha que lembra a cabotiã. Pesquisei na internet depois e me parece que é a mogango (que eu nunca tinha ouvido falar até então, mas juro que o nome que encontrei é esse mesmo.

Cogitei (rapidamente) colocar um camarãozinho lá dentro, juro. Mas não foi desta vez.

Preferi idealizar a receita com um tenro franguinho trabalhado no leite de coco e na pimenta. Delícia!

E juro que apesar do preparo ser um pouquinho trabalhoso, é bem fácil de fazer.

Comece cozinhando a abóbora em uma panela grande onde seja possível deixá-la submersa em água com sal. Deixe ferver até que a abóbora esteja macia e só então tire a "tampa" da abóbora e com a ajuda de uma colher limpe as sementes. Tempere com sal e azeite e reserve.

Azeite aquecido em uma panela, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho bem picados. Acrescente 1 peito de frango cozido e desfiado. Frite bem e quando começar a grudar no fundo da panela flambe com 1/2 xícara de cachaça. 

Espere o fogo baixar e acrescente 2 tomates picados. Os tomates vão soltar água e começar a formar uma mistura homogênea e úmida, hora de temperinhos a gosto: sal, pimenta do reino, salsinha e gotas de tabasco (pimenta dedo de moça cairia muito bem, mas estava em falta na geladeira aqui de casa).

Agora é só juntar 1 vidro de leite de coco, 2 colheres (sobremesa) de farinha de trigo e mexer sempre até engrossar.

Recheie a abóbora com o frango ainda quente alternando o recheio com camadas de cubos de queijo meia cura. Finalize com uma camada de recheio de frango e 2 fatias de mozzarella, leve ao forno preaquecido a 250º por aproximadamente 20 minutos para gratinar.

Não disse que era fácil?

recheio de frango com leite de coco e pimenta... delicioso


Juro que estava delicioso!

Delicado, picante, cremoso... uma saladinha de folhas para dar frescor e um pãozinho de casca crocante para acrescentar ainda mais uma textura e trazer à mesa o prazer irresistível de absorver até o último resquício de sabor do prato.

Ainda bem que a vontade não foi embora... da próxima vez pulo a parte de ficar quietinha e vou direto para o preparo, mas juro que vou tentar resistir à tentação de usar frango.


Ingredientes

Frango com leite de coco na ábobora:
1 abóbora (moranga, mogango cabotiã, o freguês é quem manda)
1 cebola
2 dentes de alho 
1 peito de frango pequeno
1/2 xícara de cachaça
2 tomates picados
1 vidro de leite de coco
2 colheres (sobremesa) de farinha de trigo
50g de queijo meia cura
2 fatias de mozzarella
azeite, sal, salsinha e pimenta a gosto (troca a tabasco por dedo de moça)

Nenhum comentário:

Postar um comentário