O ano termina, e começa outra vez.
É isso aí... parece que 2015 está acabando. E já faz tempo que não se aguardava tão ansiosamente pelo fim de um ano.
Não vou dizer que foi ruim, também não foi tão bom assim. Surpreendente e desafiador, na maioria das vezes não no bom sentido que surpresas e desafios podem representar.
No macroambiente cenários e notícias assustadores, daqueles de perder a fé na humanidade, além de perdas irreparáveis. Mas em meu pequeno e humilde microambiente não tenho do que reclamar, a patota cresceu e quando chega alguém novo é como se renovasse dentro de nós a fé e vontade de lutar por um mundo melhor.
Enfim... sobrevivemos!
Então antes que 2015 desista de dizer tchau e vá se acomodando por aqui, vamos preparar a festa do adeus. Mas principalmente, vamos preparar a festa de boas vindas à 2016.
Para não arriscar um repeteco do ano que acaba, todas as mandingas são bem vindas. Já o mau humor e a intolerância que acabem junto com o ano.
Mandinga de fim de ano tradicionalíssima por aqui é comer peixe na virada. E no anzol o linguado virá recheado com couscouz marroquino e castanhas portuguesas, bem parecido com esta receita enrolada aqui, mas com muitas variações a começar pela apresentação do próprio peixe.
Vá a feira, em sua barraca de confiança, escolha 1 linguado bonito e inteiro. De maneira simpática, informe o feirante que você pretende rechear, troque receitas e peça gentilmente para que ele limpe o peixe para o seu preparo. Gentileza é bem vinda sempre, seja o ano que for, já a má vontade...
Bom, o linguado que deveria ser limpo e espalmado veio com escamas e espinhas (e não aquelas escondidas, difíceis de tirar, veio com a espinha central mesmo). Agora realiza... o feirante além de técnica tem uma faca afiada e própria... um pouquinho de boa vontade teria ajudado muito. Mas...
Continue a nadar, para achar a solução...
Mesmo com uma faca cega e sem muita habilidade o ser humano se esforçou. Obtive dois filés de linguado, com pele, unidos pelo rabo do peixe. Parecia que ia dar tudo errado... mas o importante é não desistir. Que a persistência persista em 2016.
No fim ficou até bonitinho, vai ver esta até é uma boa forma de lidar com este espinhudo, vai ver que foi pelo inusitado do pedido que o feirante não soube entender o que eu pretendia. Vai ver que foi isso e não má vontade, vamos aprimorar a comunicação para a próxima vez. #xápralá
parece estranho, mas até que deu certo |
Linguado preparado, tempere com 1 dente de alho grande amassado no pilão, sal, pimenta do reino, o suco de 1/2 limão e azeite. Reserve.
Enquanto isso, prepare o couscouz marroquino.
Deixe de molho 1 xícara de couscouz em 300 ml de água morna com sal por 30 minutos. Solte o couscouz com a ajuda de um garfo.
Em uma frigideira aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga e 1 colher (sopa) de azeite, quando a manteiga acabar de derreter acrescente 200 g de shimeji branco limpo e em pedaços grandes. Espere murchar, acrescente 150 g de castanhas portuguesas cozidas e picadas (também pedaços grandes), adicione o couscouz, raspas de 1 limão, sal e muita salsa. Misture tudo e está pronto!
"Estufe" o linguado com este recheio. Coloque em uma forma untada com azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200º por aproximadamente 25 minutos.
linguado recheado com couscouz marroquino para começar 2016 com 2 pés direito |
Peixe macio, sabores delicados e harmoniosos. Combina muito bem com aquele espumante leve e borbulhante que nunca pode faltar no réveillon.
Se o que vem por aí em 2016 será bom eu não sei, mas que com esta receita ele já começa ganhando alguns pontos, disto eu tenho a mais absoluta certeza.
Resumindo, tudo o que se quer por aqui no próximo ano: delicadeza, harmonia, leveza, sabor e muitas borbulhas!
Que venha 2016 e que 2015 finalmente acabe.
Feliz Ano Novo!
Ingredientes
Linguado recheado com coucouz marroquino e castanhas portuguesas:
(1 linguado serve 2 pessoas - 1 xícara de couscouz recheia 3 linguados)
3 linguados inteiros e limpos
3 dentes de alho grandes
1 e 1/2 limão - suco e raspas
1 xícara de couscouz marroquino
300 ml de água morna
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
200 g de shimeji branco
200 g de castanhas portuguesas cozidas e picadas
sal, pimenta do reino, azeite e muita salsa
simpatia, gentileza, boa vontade e persistência a vontade também
Continue a nadar, continue a nadar...
ResponderExcluirDory ♥
Excluir