terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Então é Natal

Chegou a hora de escutar a Simone com alegria. De poder escolher a vaga nos estacionamentos dos shoppings, e em cada loja encontrar vendedores com um sorriso sincero e muita disposição e boa vontade. E principalmente, de poder passear tranquilamente pelas ruas de comércio popular.

Hora de deixar as diferenças de lado, de estreitar os laços das amizades que se afrouxaram no decorrer do ano. Época também de poupar integralmente o 13º e comprar nozes, chester e bacalhau pela metade do preço... ou não. 

De volta a este plano astral, nos deparamos com uma realidade um tantinho diferente, onde já faz tempo que a gente pede felicidade, mas o papai noel não vem.

Não me entendam mal, eu adoro o Natal. E ceticismo à parte, é uma época charmosa que tenta despertar o que há de melhor em nós.

E cada um demonstra este melhor do jeito que sabe. No meu caso, na escolha e preparo do cardápio e, é claro, distribuindo muitos presentes e mimos por aí.

Um destes mimos são os deliciosos biscoitos de gengibre. Não muito tradicionais por aqui, mas muito populares desde Shrek.


biscoitos de gengibre, mimo simpático com aroma de natal

Comece preparando uma calda com 1 xícara de açúcar mascavo e 100 g de manteiga. Em uma travessa coloque 2 xícaras de farinha de trigo, 3 colheres (chá) de gengibre em pó, 1 colher (chá) de canela, 1 colher (café) de cravo moído e 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio. Misture a calda aos ingredientes secos e adicione 1 ovo batido. Embrulhe a massa em um saco plástico e leve à geladeira por no mínimo 5 horas. Não se assuste, a princípio a massa fica meio molenga mesmo.

Passado este tempo, estique a massa entre plásticos com a ajuda de um pouco de farinha até obter a espessura de aproximadamente 5 mm. Caso a massa ainda esteja grudando, acerte a quantidade de farinha antes de esticar.

Corte com o cortador de "bonequinho" coloque confeitos coloridos para enfeitar e marque a massa profundamente para modelar boquinha e outros detalhes que quiser. Foi a maneira mais eficaz para evitar novos monstrengos. Leve ao forno preaquecido a 150° por aproximadamente 20 minutos.

Ficaram bem simpáticos!

Coloque em saquinhos transparentes, amarre com uma fita e ofereça de presente àqueles que estiveram ao seu lado durante todo o ano. Presentinho com gosto de quero mais.

Quero mais é que chegue a hora da ceia para provar muitas delícias. Como a mousse de nozes e gorgonzola.


mousse, bem cremosa, de nozes e gorgonzola

Cozinhe 1 batata média descascada em água com sal e 1 talinho de salsão para aromatizar. Quando a batata estiver cozida, separe 1 xícara da água do cozimento e use para diluir 5 folhas de gelatina sem sabor. Em um liquidificador bata a batata, a água do cozimento com a gelatina, 1 lata de creme de leite, 150 g de gorgonzola, 150 g de nozes, 1 cebola, azeite e sal a gosto. Distribua a massa em formas de silicone untadas com um pouco de azeite e deixe na geladeira de um dia para o outro.

Esta mousse acompanha muito bem a próxima receita, filezinho suíno envolto em massa folhada com crosta de castanha de caju.


filezinho suíno envolto em massa folhada com crosta de castanha de caju

Amarre 1 kg de filezinhos suínos com barbante formando uma peça única que lembre o rosbife. Corte em postas da altura de um tornedor (mais ou menos 3 dedos de altura) tempere com 4 dentes de alho amassados no pilão, o suco de 1 limão siciliano, 1 colher (sobremesa) de gengibre em pó, sal, azeite e pimenta do reino a vontade. deixe marinar na geladeira de um dia para o outro.

No dia seguinte...

Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite. Coloque a carne para fritar em fogo alto por 5 minutos. Diminua o fogo e deixe fritar por mais 15 minutos. Vire a carne e repita o procedimento. Espere esfriar, retire o barbante e envolva a lateral das postas de carne com massa folhada.

A parte superior, cubra com uma crosta feita com 150 g de castanha de caju picada, 75 g de manteiga, 50 g de queijo parmesão ralado, um fio de azeite e salsinha a vontade.

Pincele uma gema de ovo na massa folhada e leve ao forno a 200° até que a massa e a crosta estejam bem douradas.

A cremosidade da mousse faz as vezes de um molho para a carne. Os sabores se complementam e há muitas texturas para agradar o paladar. Receita para preparar no Natal e receber elogios durante o ano inteiro.

Para encerrar, uma sobremesa tipicamente Natalina. O tronco de nozes com doce de leite.


tronco de nozes. tipicamente natalino


Cozinhe 1 lata de leite condensado na panela de pressão por 45 minutos. Lembre-se de cobrir a lata de água, deixá-la deitada e só abrir depois de fria. Reserve.

Bata 5 claras em neve e acrescente uma a uma as 5 gemas, espere incorporar e adicione aos poucos 5 colheres (sopa) de açúcar e 5 colheres (sopa) de farinha de trigo. Quando obtiver uma mistura homogênea retire da batedeira e junte delicadamente 100 g de nozes moídas e 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Unte um tabuleiro e leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 25 minutos.

Assim que tirar do forno, com o bolo ainda quente, desenforme sobre um pano de prato úmido e polvilhado de açúcar. Corte as beiradas do bolo para facilitar a dobra. Com a ajuda do pano, enrole como rocambole e deixe por alguns minutos. Enquanto isso...

Faça o recheio misturando o leite condensado cozido com 50 g de nozes moídas.

Desenrole, recheie e enrole novamente, agora sem o pano.

Depois de frio, cubra com ganache, para prepará-la derreta 250 g de chocolate ao leite e adicione 1 xícara rasa de creme de leite. Quando estiver homogêneo acrescente 1 colher (sopa) de manteiga. Deixe na geladeira para endurecer.

Faça com a faca alguns riscos para imitar madeira, afinal é um tronco de nozes...

Doce de leite, nozes e chocolate, preciso mesmo dizer se ficou um espetáculo?

Depois da ceia, e só depois da ceia, aí sim, sou capaz de acreditar que o Natal existe, que ninguém é triste e que no mundo há sempre amor.

Bom Natal. Um Feliz Natal. Muito amor e paz pra você.


Ingredientes

Biscoitos de gengibre:
(rende aproximadamente 50 biscoitos)
1 xícara de açúcar mascavo
100 g de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela
1 colher (café) de cravo moído
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ovo 
farinha de trigo para ajudar a esticar a massa
cortador de biscoitos
confeitos coloridos para enfeitar

Mousse de gorgonzola com nozes:
1 batata média
1 talinho de salsão 
10 g de gelatina sem sabor
1 lata de creme de leite
150 g de gorgonzola
150 g de nozes
1 cebola
azeite e sal a gosto

Filezinho suíno envolto em massa folhada com crosta de castanha de caju:
1 kg de filezinhos suínos 
4 dentes de alho
1 limão siciliano
1 colher (sobremesa) de gengibre em pó
sal, azeite e pimenta do reino a vontade
1 pacote de 500 g de massa folhada
Para a Crosta:
150 g de castanha de caju
75 g de manteiga
50 g de queijo parmesão ralado
azeite e salsinha a vontade.

1 gema de ovo para pincelar
Barbante

Tronco de nozes:
1 lata de leite condensado
5 ovos
5 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
150 g de nozes moídas
1 colher (sopa) de fermento em pó
250 g de chocolate ao leite
1 xícara rasa de creme de leite
1 colher (sopa) de manteiga

2 comentários: