segunda-feira, 30 de março de 2015

Versatilidade

pão delícia de tapioca e parmesão

A falta de hábito, muitas vezes, faz com que alguns ingredientes pareçam pouco versáteis.

Há um tempão que um pacote de tapioca granulada está para lá e para cá no armário, desde que foi usado para o preparo de um delicioso cuscuz (sim, faz quase 1 ano). E a cada mês, na hora de guardar as compras de mercado, olho para ele, ele olha para mim, verifico o prazo de validade e prometo para mim mesma que vou pensar em alguma receita que use a tapioca granulada antes que estrague.

Então passa mais um mês e a cena se repete, e se repete...

Claro que tapioca granulada não serve apenas para fazer cuscuz. Exitem inúmeras receitas de bolo, de pudim... mas a falta de hábito age quase como um bloqueio mental para a inclusão do ingrediente em qualquer receita.

Bloqueio que precisa ser vencido antes que a tapioca estrague. Eis que me chega às mãos um pequeno livro infantil recém comprado com a finalidade de entreter uma sobrinha cheia de energia.

Um livro infantil de receitas, que só tive tempo de ler o índice e pensar que poderia render um belo texto (que ainda não é este). Entre as receitas estava lá: pão de queijo de tapioca.

Perfeito! Uma receita que foge do doce e usa tapioca era tudo o que eu precisava. Pena que não deu tempo de ler com calma. Ainda bem, que para estes casos existe o Google (Santo Google) que me indicou várias receitas e me deu base para criar minha própria versão.

Google!! Como não pensei nisto antes?

Em uma panela coloque 1/2 xícara de creme de leite fresco, 1 xícara de leite e 1 colher (sopa) de manteiga, sal a gosto. Espere ferver, desligue o fogo e acrescente 1 xícara de tapioca granulada.

Deixe esfriar, mexendo de vez em quando, por aproximadamente 20 minutos. Tempo suficiente para que a tapioca hidrate.

Após 20 minutos... acrescente 1 ovo inteiro, 1 xícara de farinha de semolina de trigo durum e 1 generosa xícara de queijo parmesão ralado. Misture tudo muito bem, até que esteja uniforme.

Unte a mão (e uma forma) com um pouco de óleo e faça bolinhas com a massa, passe em mais queijo ralado e coloque na forma para levar ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 25 minutos (ou até que esteja dourado).

Pronto! Forma-se uma casquinha deliciosa de queijo na parte de baixo e o sabor é o de um pão de queijo com a melhor textura que se pode imaginar.

Uma forma simples e saborosa de provar que todo ingrediente pode ser versátil quando há um pouco de disposição e o Google por perto.


Ingredientes

Pão de tapioca com parmesão:
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de manteiga (ou 3 colheres de azeite se preferir)
1 xícara de tapioca granulada
1 ovo
1 xícara de semolina de trigo durum (para cortar o glúten da receita, pode-se substituir a semolina por 3/4 de xícara de polvilho doce)
1 xícara de parmesão ralado (e mais parmesão para passar por fora dos pãezinhos)
sal a gosto

2 comentários:

  1. Nossa, que dinâmica!!!

    Sabe que aqui tem 2 fãs de pão de queijo, então vai ter que repetir essa receita!

    ResponderExcluir
  2. Assim que provei pensei em vcs três.
    Pode perguntar pra mãe, repetir a receita já está nos planos... hehehe

    ResponderExcluir