segunda-feira, 6 de abril de 2015

Abobrinhas

lasanha de abobrinha

A sexta-feira que antecede a Páscoa (sexta santa para os íntimos) é feriado nacional. E se é feriado, é um dia especial para todos, independente de religião.

E dias especiais a gente gosta mesmo é de passar entre amigos! Claro que respeitando as escolhas e crenças de todos, afinal, nada fortalece mais os relacionamentos do que o respeito.

Sendo assim, convidei duas amigas para virem jantar aqui em casa comigo e minha mãe. Minha mãe dispensa a carne na sexta-feira santa e uma das amigas (oi Liane!) está nos primeiros passos para a entrada no fabuloso mundo do ovo-lacto-vegetarianismo.

Portanto cardápio sem carne.

Fácil! Muitos temperos e sabores fazem com que ninguém sinta falta da carne por um dia. O que pode ser um incentivo para, quem sabe, adotar a segunda sem carne daqui por diante... por que não?

Enfim... boa comida, amigas em volta da mesa claro que a conversa flui de maneira espontânea e muito prazerosa. Às vezes por caminhos tortuosos, às vezes emendando vários assuntos que nunca chegam à uma conclusão, mas sempre com muito humor já que o que a gente faz de melhor é falar abobrinha.

Abobrinha no bom sentido, daquele de conversa solta, sem nenhuma formalidade ou preocupação. Que combina com cervejas e reuniões de amigos. Abobrinha esta, que foi parar até mesmo dentro da lasanha e tornou-se o prato principal deste jantar.

Pois é, não é um prato de difícil preparação, mas precisa de tempo, por isso combina muito bem com o feriado. Vamos ao passo a passo.

Lasanha de abobrinha parte 1: o preparo da massa.

No processador (claro que se não tiver um processador disponível, pode ser em uma travessa e depois é só usar as mãos) coloque 200 g de semolina de trigo durum, 200 g de farinha de trigo, 3 gemas, 3 ovos inteiros, azeite e sal a gosto. 

Use a função pulsar para misturar tudo de maneira uniforme. Retire do processador, finalize amassando um pouquinho mais na mão e abra a massa com a ajuda de um cilindro. Não precisa deixar muito fininha, é legal sentir a massa na lasanha, uns 3 mm fica bem bacana.

Corte a massa em quadrados de 10 cm aproximadamente (não há necessidade de ser tão rigoroso). E cozinhe em água fervente por mais ou menos uns 2 minutos. Reserve as massas pré cozidas.

Lasanha de abobrinha parte 2: o molho.

Em uma panela aqueça azeite, coloque 1 cebola ralada e refogue rapidamente. Acrescente 300 g de cream cheese, 350 ml de creme de leite fresco, sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto. Mexa até ficar homogêneo, finalize com uma generosa porção de salsinha. Reserve.

Lasanha de abobrinha parte 3: o recheio de tomates.

Pique, em cubos, 6 tomates sem pele. Tempere com manjericão picado, 1 dente de alho amassado no pilão, sal e azeite. Reserve.

Lasanha de abobrinha parte 4: as abobrinhas.

Fatie 3 abobrinhas médias longitudinalmente (de comprido). Tempere com sal, azeite e pimenta do reino. Reserve.

Lasanha de abobrinha parte 5: o queijo puxa-puxa.

Mozzarella de búfala (preferencialmente a de bola) picada, 150 g são suficientes, só para dar uma graça. Reserve.

Lasanha de abobrinha parte 6: montar a lasanha.

Tudo pronto e frio, hora de montar. Uma fina camada de molho, massa, abobrinha, tomates, mozzarella de búfala (bem espalhada), molho, massa, abobrinha, tomates, mozzarella, molho, massa, abobrinha, tomates, mozzarella, molho, massa, molho e muito parmesão ralado para finalizar (para os mais ousados, recomendo colocar mozarella em fatias, o dourado do gratinado fica ainda mais bonito).

Perfeito! Hora de ir ao forno preaquecido a 250° por aproximadamente 20 minutos (o tempo de dourar o queijo).

Lasanha de abobrinha parte 7: servir e receber os elogios!

Pode dar um trabalhinho, mas compensa! A melhor parte? Receber os convidados com a lasanha já montada faz com que o tempo entre amigos seja muito bem aproveitado, sem a necessidade de se dividir entre a mesa e a cozinha. Além de render muitos elogios!

Tempo bem aproveitado entre amigos e sabores, acompanhado de muita abobrinha, é o que se pode fazer de melhor em qualquer feriado.


Ingredientes:
200g de semolina de trigo durum
200g de farinha de trigo
3 gemas
3 ovos
300g de cream cheese
350ml de creme de leite fresco
6 tomates
1 dente de alho
3 abobrinhas
150g de mozzarella de búfala
Parmesão ralado (ou fatias de mozarella) para gratinar
azeite, sal, pimenta do reino, noz moscada, salsinha e manjericão a gosto

2 comentários:

  1. Hummm, ótimo cardápio para um domingo! E abobrinha por aqui e o que não falta rsrsrs

    ResponderExcluir