segunda-feira, 9 de março de 2015

Mulheres

Enquanto as cozinhas dos lares de família sempre foram conduzidas por mulheres, as cozinhas profissionais não tinham espaço para elas.

Não pense que há qualquer justificativa para isto, talento nunca nos faltou. Por exemplo, as Mères Lyonnaises fizeram de Lyon, na França, uma grande referência gastrônomica desde a metade do século XX. Chegaram a conquistar estrelas Michelin, mesmo assim, nunca foram tratadas pelo título de chef e por isso, mère (mãe). 

Puro preconceito.

Preconceito que ainda hoje não foi completamente vencido. E que, como tantos outros exemplos, demonstra a importância de se comemorar o dia 08 de março.

Sua relevância está muito além da publicidade, que insiste em usar a data para reforço de estereótipo, ou da simples entrega de flores (como vimos aos montes no último domingo). A finalidade real é trazer ao centro das discussões o quanto ainda estamos longe da igualdade de gênero tão fundamental para a construção de uma sociedade justa.

Enfim, fazemos nossa parte todos os dias e esperamos as mudanças acontecerem. Durante esta longa espera, sem previsão para acabar, vamos alimentando este blog de gastronomia escrito por uma mulher que tem como principal referência gastronômica outra mulher, minha mãe.

Ela que é a grande chef aqui de casa e que comemora mais um ano de vida amanhã. Merece uma mais do que justa homenagem, afinal se o blog existe, a culpa é dela. Tudo sempre é culpa da mãe.

Culpa dela que não me expulsava da cozinha quando eu chegava arrastando a cadeira para alcançar a pia e pedia para ajudar com o jantar. Culpa dela que trazia tantos aromas e sabores para a mesa e fez com que eu me apaixonasse pelas panelas. Culpa dela que me incentiva e gosta dos meus textos. A culpa é sempre dela...

E claro que grande parte das receitas publicadas neste espaço são tão dela quanto a culpa.

Sendo assim, fica difícil pensar em alguma receita em particular para tentar esta singela homenagem. Mas, se é aniversário... tem que ter brigadeiro.

Duas receitas simples de brigadeiro de colher dignos da chef.

Receita básica: na panela 1 colher (sopa) de manteiga com sal (um toque de sal ajuda qualquer doce), 30g de chocolate meio amargo ralado, 1 lata de leite condensado.

ingredientes para o preparo do brigadeiro...

Fogo baixo, mexer sem parar até que desgrude do fundo da panela. Retire do fogo e ainda quente adicione 25 ml de vinho do porto. Mexa delicadamente até que esteja homogêneo. 

Coloque em potinhos com direito à colherzinha e enfeite e decore com chocolate granulado e ralado. Pronto!

Segunda receita? A partir desta etapa: retire do fogo e ainda quente...

Adicione o suco de meio limão siciliano e as raspas de 1 limão siciliano.

Sim, fica mais bonito se trocar o chocolate meio amargo por chocolate branco. Por que não fiz isso? Porque não tinha chocolate branco no armário, mas não vou me desculpar pela falha, na minha opinião, chocolate meio amargo é muito mais gostoso... Escolha pessoal. 

Coloque em pequenos potinhos, enfeite com mais raspas e não esqueça da colher. Pronto de novo!

limão siciliano e vinho do porto em forma de brigadeiro de colher

Simples e delicioso. Agrada até mesmo quem não é fanático por brigadeiro. 

Acrescentar sabores à receita básica é como dar um pequeno toque que faz toda a diferença. Aquele tipo de coisa que mães e chefs conhecem muito bem.



Ingredientes

Brigadeiro de colher de vinho do porto:
1 colher (sopa) de manteiga com sal
30g de chocolate meio amargo ralado
1 lata de leite condensado
25 ml de vinho do porto

Brigadeiro de colher de limão siciliano:
1 colher (sopa) de manteiga com sal
30g de chocolate meio amargo ralado
1 lata de leite condensado
1 limão siciliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário