segunda-feira, 2 de junho de 2014

O Porvir

Eis que finalmente o porvir se fez presente.

Alguns dias após a viagem estávamos arrumando as malas de novo. Agora para conhecer um lugar ainda mais especial, nosso novo lar.

Pois é, casa nova, vida nova e principalmente, cozinha nova que pede receitas novas...

(Receitas novas) + (a mesma cozinheira de sempre) = (ingredientes familiares com uma nova cara).

Quando estamos em fase de adaptação é importante manter algum velho conhecido por perto. Por isso, nada como um franguinho...

Aquele franguinho amigo, aquela antecoxa desossada, aquela coisa bem família com o temperinho de sempre: alho, sal, azeite, cebola, pimenta do reino, tomilho e suco de laranja. A parte nova ficou por conta da crosta de aveia e quinoa.

No processador bata 1 colher de manteiga com sal, 1 xícara rasa de aveia, meia xícara de quinoa e 50 g de parmesão. Regue uma forma com bastante azeite, acomode as antecoxas e sobre elas coloque a crosta apertando suavemente. Mais azeite e forno a 180° por cerca de 45 minutos (até que a crosta fique dourada).

Para acompanhar, um ingrediente bem raiz: mandioca (com o perdão da infâmia). Frite uma pequena porção de cubinhos de linguiça portuguesa. Depois que estiverem bem fritinhos escorra o óleo e reserve. Com o auxílio de um espremedor de batatas faça um purê com aproximadamente 300 g de mandioca cozida. Misture a linguiça previamente frita, um pouco de sal, noz moscada e pimenta do reino branca.

Em uma frigideira aqueça um pouco de azeite (o suficiente apenas para que fique untada) faça pequenos queneles com a massa (utilize duas colheres para isto) e frite até que estejam dourados.

bolinhos cremosos de mandioca e franguinho com crosta de aveia e quinoa

Bolinhos cremosos de mandioca com toque de linguiça: apaixonantes. Franguinho com crosta crocante também é daquelas receitas capazes de agradar a gregos e troianos... 

A harmonização veio dentro da mochila, direto de Gramado especialmente para esta refeição, a pilsen Gram Bier

sabor delicado e suave... charmosa como gramado

Suave, sabor delicado e bastante equilibrada. Perfeita para quem não é fã das cervejas mais amargas.

Não posso dizer que esta mudança foi das mais tranquilas, tivemos atrasos e muitos contratempos, perdemos até o sofá (justo o meu querido sofá...), mas a julgar por este jantar, posso afirmar que começamos com o pé direito. E com jeitinho e muita paciência a casa está cada vez mais com cara de casa.

Mudanças são assim mesmo, meio tumultuadas. Nem tudo acontece exatamente como imaginamos, mas ao mesmo tempo são essas mesmas mudanças que fazem com que a gente passe a enxergar a vida com cada vez mais brilho... esse mesmo brilho que faltou nas fotos deste post... 

Afinal, continuo a mesma fotógrafa ruim de sempre... um dia eu mudo...

Ah! Sempre o porvir...

Ingredientes

Antecoxa com crosta de aveia e quinoa

Marinada:
3 antecoxas grandes
2 dentes de alho

1 cebola picada
o suco de 1 laranja
sal, azeite, pimenta do reino, e tomilho a gosto

Crosta:
1 colher de manteiga com sal
1 xícara rasa de aveia
1/2 xícara de quinoa
50 g de parmesão
azeite a gosto

Bolinho cremoso de mandioca:
30g de linguiça portuguesa
300 g de mandioca cozida
sal, noz moscada e pimenta do reino branca a gosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário