segunda-feira, 26 de maio de 2014

Picnic no edredom

Dissemos adeus a Gramado e seguimos rumo a Bento Gonçalves.

Depois de devidamente instalados no hotel e já tendo desfrutado um pouquinho da maravilhosa piscina aquecida com direito à hidromassagem e estando muito relaxados, hora de voltar ao roteiro. E como não poderia deixar de ser, visitar uma vinícola.

Fizemos o passeio pela Salton, conhecemos o vinhedo, a fábrica, o "como era" e o "como é" da produção dos vinhos. Resumindo... toda a história desde a antiguidade até os dias atuais.

onde tudo começa

Assim, através das histórias adquirimos conhecimento. Conhecimento que leva à melhor apreciação... e apreciando vamos ampliando nosso conhecimento e por aí vai em um ciclo onde jamais pode-se dispensar uma boa degustação.

claro que o évidence entrou na lista de degustação e na bagagem de volta

Após a visita, adega reabastecida e já era hora do almoço. Mas onde almoçar? Ao contrário de Gramado, onde tínhamos cada passo programado, em Bento fomos lançados a própria sorte por nossa guia e líder da patota. Tudo bem...

No hall do hotel encontramos um atrativo folder, com ares bucólicos que nos convidava a um picnic no edredom.

Lá fomos nós pelos Caminhos de Pedra até a Vitiaceri, a casa da Uva.

preparativos para o picnic na casa da uva

Foram as melhores fotos da viagem. Provamos finalmente a famosa cuca do Rio Grande do Sul. Preparada especialmente para nós, uma vez que fomos durante a semana com horário agendado como manda o figurino, e estava incrivelmente fresquinha.

Além da cuca, queijinhos, picles, copa, pãozinho caseiro, geléia... enfim... petiscos acompanhados de  espumante...

picnic no edredom com muitos petiscos e direito a intrusos

Como nem tudo é perfeito... um pequeno intruso de 6 patinhas resolveu nos prestigiar com delicadas picadas nos pés que coçavam de maneira enlouquecedora e os fez inchar e inchar...

Um picnic não seria um picnic sem esses pequenos intrusos, não foi nenhum fato inusitado ou que tenha diminuído o prazer deste agradável momento.

Aproveitar para levar um pote de geléia de uva para casa, uma garrafa de suco de uva orgânico e seguir pelos Caminhos de Pedra.

Visitamos também a Casa da Massa e a Casa da Ovelha...

Na casa da ovelha me perdi... a vontade foi de trazer um de cada dos queijos, dos doces, dos hidratantes, sabonetes...

Resultado de toda esta vontade é que na volta a São Paulo conseguimos fazer um queijos e vinhos só de queijos de ovelha.

Pois é... a viagem continua mesmo depois da chegada ao lar, mesmo com as férias acabando...

E o mais importante, com ânimo renovado e o espírito devidamente preparado para as mudanças que estavam por vir...