segunda-feira, 9 de junho de 2014

Colcha de retalhos

Programas de culinária são irresistíveis. Faz tempo que perdi a conta de quantos acompanho. E nunca é demais.

Sempre há algo novo a se aprender, seja uma técnica, uma combinação inusitada de sabores, uma dica... tanto faz. O que sei, é que certamente são indispensáveis para ampliar os horizontes gastronômicos de qualquer aspirante a chef.

Mais do que isso, são um verdadeiro caldeirão de ideias para aqueles, que assim como eu, pensam em comida o tempo inteiro.

O prato deste post formou-se assim, como uma colcha de retalhos, pegando uma ideia aqui e outra ali fui costurando os ingredientes até conseguir seu sabor único.

Vamos às receitas. Vou começar pela salada por ser realmente muito simples, e porque não sei exatamente de onde veio a base desta ideia... estava quietinha em algum lugar da minha mente e achei que combinaria bem com os demais elementos.

Algumas folhas de alface crespa, lavadas e rasgadas com a mão, e gomos de laranja. Tudo temperado com suco de laranja, sal e azeite.

Acompanhamento: galetes de batata que vieram lá da cozinha prática da Rita Lobo, bem como o conceito principal do prato. E claro que tem um toque pessoal na receita.

Lave bem uma batata e pode manter a casca. Faça finas rodelas e as disponha uma ao lado da outra até fechá-las em uma circunferência. Pincele com azeite, sal, pimenta do reino branca, folhinhas de tomilho. Forno a 200º por aproximadamente 25 minutos (ou até que estejam douradas).

Para o hambúrguer gourmet compre 300 g de carne moída (patinho ou fraldinha são boas opções, utilizei patinho). No processador bata 1 cebola, 2 dentes de alho e 2 colheres (sopa) de azeite até que virem uma pasta. Misture esta pasta na carne, um pouco de sal, pimenta do reino e misture bem.

Diz a lenda que o sal deve ser deixado apenas para a hora de fritar, pois desidrata a carne e adicioná-lo antes deixaria o hambúrguer menos suculento... bom, eu tempero meus hambúrgueres com sal porque acho que o sabor fica mais intenso e me agrada, na hora da fritura basta ter o fogo bem alto para selar a carne rapidamente e não perder suculência... eu acho...

Agora, direto da cozinha dos Homens Gourmet, a ideia de deixar o hambúrguer ainda mais especial com um pouco de recheio. Pegue um pouco da carne temperada, faça uma bolinha com ela e achate para deixá-la no formato do hambúrguer. Coloque queijo gouda ralado e cubra com mais uma porção de carne. Feche bem as laterias e está pronto para a brasa.

Último retalho da colcha, mas não menos importante, o molho de tomate seco. Esta ideia não veio da TV, mas do restaurante Di Paolo que disponibiliza a receita no site (acho isso fantástico). 

Aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga e refogue 1 cebola pequena e 1 dente de alho. Acrescente 50 g de tomate seco em finas fatias e 500 g de creme de leite fresco. Deixe ferver para apurar e tempere com sal e pimenta do reino.

Hora de montar o prato com cada um desses retalhos.

hambúrguer gourmet com galetes de batata e molho de tomate seco

A receita original do molho é com nata, substituí por creme de leite fresco por ser mais fácil de achar... a consistência não ficou exatamente como eu queria, mas o sabor estava perfeito e combinou muito bem com as galetes escondidas sob o hambúrguer. As laranjas deram a acidez necessária ao prato e um leve toque de frescor. O hambúrguer...

...Suculento, saboroso e com uma deliciosa surpresa puxa-puxa. Delícia!

Assim, com um pouquinho daqui, um pouquinho dali e uma pitada de imaginação consegue-se obter algo original a partir de uma harmoniosa e bem costurada colcha de receitas.


Ingredientes

Salada de laranja:
1 maço de alface crespa
2 laranjas
sal e azeite a gosto

Galetes de batata:
batatas
azeite, sal, pimenta do reino branca e folhinhas de tomilho a gosto

Hambúrguer gourmet:
300 g de carne moída (preferencialmente patinho ou fraldinha)
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite 
sal e pimenta do reino a gosto
queijo gouda ralado para o recheio

Molho de tomate seco:
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola pequena
1 dente de alho
50 g de tomate seco
500 g de creme de leite fresco
sal e pimenta do reino a gosto

Um comentário:

  1. Adoro programas de culinária, mas daí a virarem pratos lá em casa demora - hahaha

    A foto ficou ótima!!!

    ResponderExcluir