segunda-feira, 23 de junho de 2014

Gastronomia e futebol

Durante a Copa do Mundo não adianta fugir, futebol passa ser o assunto do momento e por aqui não poderia ser diferente. Afinal há vários paralelos possíveis entre futebol e gastronomia.

Não. Não estou falando da gastronomia peculiar de cada um dos países participantes, mas de receitas que são uma verdadeira caixinha de surpresas e ficam prontas em dois tempos, quase sempre, sem prorrogação.

Risoto, por exemplo, possui inúmeras possibilidades de sabor e faz parecer que o entrosamento entre ingredientes é sempre fácil.

A receita é sempre a mesma, ter 1 litro de um bom caldo (neste caso optei por caldo de legumes), aquecer uma panela, refogar 1 cebola picada em 1 colher (sopa) de azeite ou manteiga, colocar 1 xícara de arroz arbóreo para fritar por alguns segundos, meia dose de bebida alcoólica (pode ser vinho branco seco) e começa a partida, ou seja, começamos a incluir o sabor na receita.

Desta vez, calabresa fresca. Para utilizar a linguiça fresca no risoto bata no processador sem a pele para que fique em pedaços bem pequenos  (se preferir pode ser na ponta da faca) e frite rapidamente em um pouco de azeite. Reserve e adicione ao risoto imediatamente após o arroz.

Acrescente o caldo devagar e mexa sempre até que o arroz esteja al dente.

Uma porção de queijo parmesão ralado, salsa, cebolinha e uma colher de manteiga finalizam o risoto após o cozimento. Caso seja necessário, corrija o sal antes da finalização.

De entrada, acompanhamento, ou meramente como petisco (porque petiscar é o que mais combina com futebol) que tal pãezinhos torrados com tapenade?

Tapenade é uma pasta de azeitonas e alcaparra que gosto de fazer no pilão. Deve-se macerar 30 g de azeitonas pretas, 30 g de alcaparras, azeite, 1 dente de alho, pimenta do reino moída, salsa e cebolinha a gosto.

Pode-se fazer a tapenade com bastante antecedência. O que a torna uma opção ainda mais interessante. Assim ninguém tem que perder os minutos iniciais da partida lidando na cozinha.

Complementando, caso seja uma opção de acompanhamento, algumas folhinhas de rúcula, tomate em rodelas e queijo ralado caem muito bem para compor o prato.

risoto de calabresa, tapenade em torradinhas e uma salada para completar

Risoto de calabresa e tapenade são sabores fortes e deliciosos, tanto quanto as emoções que uma Copa do Mundo é capaz de provocar.

Ah! Não esqueça de abrir uma boa cerveja gelada para acompanhar...

Ingredientes
Risoto de calabresa:
1 litro de caldo de legumes
1 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
1 xícara de arroz arbóreo
1/2 dose de vinho branco seco
300 g de linguiça calabresa fresca
50 g de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) manteiga
sal, salsa e cebolinha a gosto

Tapenade:
30 g de azeitonas pretas
30 g de alcaparras
1 dente de alho
azeite, pimenta do reino moída, salsa e cebolinha a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário