segunda-feira, 16 de junho de 2014

Casa

Depois de muita torcida, finalmente o sofá chegou. Claro que sua chegada não poderia ser fácil. Atrasou, atrasou de novo, chegou, mas não cabe, desmonta uma parte, não passa na porta ainda, desmonta mais, agora sim, coloca no lugar, monta tudo de novo... e enfim... sofá.

o sofá chegou... o sofá chegou... o sofá chegou...

E chegou no dia anterior a abertura da Copa do Mundo. Há muitas controvérsias sobre esta Copa, mas uma coisa é certa, qualquer torcida (seja contra ou a favor) fica melhor em um aconchegante sofá. 

Melhor ainda se da cozinha vier aquele aroma de pão caseiro no forno que faz de qualquer casa um verdadeiro lar.

Digo mais, um pão verde e amarelo, pois tem como base um ingrediente bem brasileiro: a mandioca.

Bata no liquidificador 50 g de quiejo parmesão ralado, 1 xícara de açúcar, 1/2 xícara de óleo, 1/2 xícara de leite morno, 2 ovos e 50 g de fermento biológico.

Quando tudo estiver bem batido e homogêneo, coloque em uma travessa e adicione aos poucos 6 xícaras de farinha de trigo e 500 g de mandioca cozida e amassada. A farinha e a mandioca devem ser incorporadas à mistura com carinho, sem a necessidade de sova.

Deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos e então modele como desejar, dessa vez, minha mãe foi de nózinhos de massa. Só fazer uma "cobrinha" com a massa, dar um "nó" com ela e juntar as pontas. Disponibilize em uma forma untada e deixe descansar por mais 30 minutos ou até que dobre de tamanho.

Pincele uma gema antes de levar ao forno preaquecido à 180°. Enquanto isso... Faça uma calda com 1/2 xícara de água e 1 xícara de açúcar. Ferva até que engrosse um pouquinho.

Assim que os pães saírem do forno, pincele esta calda sobre eles ainda quentes.

pãozinho doce de mandioca... fofinho e acolhedor

Minha recomendação é aproveitar o calor do momento e prová-los também bem quentinhos.

Docinho, macio e, como sempre digo, daquelas receitas que acolhem a alma. 

Pãezinhos quentes, aconchegar-se no sofá, sentir a emoção do hino cantado à capela, ouvir o apito do árbitro e então... dormir enquanto a bola rola pelo gramado... é... velhos hábitos não mudam...  

Agora sim a casa está com cara e jeito de casa.


Ingredientes

Massa do pão:
50 g de quiejo parmesão ralado
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de leite morno
2 ovos
50 g de fermento biológico.
6 xícaras de farinha de trigo
500 g de mandioca cozida e amassada. 
1 gema para pincelar

Calda:
1/2 xícara de água
1 xícara de açúcar

Nenhum comentário:

Postar um comentário