quinta-feira, 15 de setembro de 2011

São Google

Olhar as prateleiras e as geladeiras do supermercado e descobrir as surpresas que me reservam é um de meus passatempos preferidos como todos bem sabem.
 
Bom, em uma dessas visitas vi um belo ossobuco suíno e não resisti, mesmo sem saber ao certo o que faria o coloquei no carrinho e deixei as idéias borbulharem no caldeirão da mente.
 
A volta pelo mercado continuou e foram também para o carrinho um molho inglês enquanto a lembrança de uma receita vista em um programa do Jamie Oliver me fez pegar um bulbo de erva-doce (que gostam de chamar de funcho por aí) e alguns rabanetes.
 
Feliz com as compras e o passeio, mas ainda sem saber ao certo o que seria feito, cheguei em casa e fui direto perguntar:
 
Google que tudo sabe,
uma receita eu procuro.
Para que de meus dotes me gabe,
me ache uma receita de ossobuco!
 
E no instante de um clicar de mouse recebi uma lista de receitas e dicas de preparo. As dicas foram importantes para saber qual o tempo de preparo, mas resolvi não seguir receita nenhum e fazer algo simples que me pareceu ser a melhor maneira para aproveitar todo o sabor da carne. Minhas veias reclamaram um pouco quando decidi fritar as postas de ossobuco, mas pelo meu paladar mantive a decisão.
 
Vamos lá. Ossobuco é a parte superior da pata dianteira do porquinho. Possui o osso no centro e antes de usá-la é necessário fazer alguns cortes na pele que a envolve para que não envergue a posta durante o preparo. Possui muitas qualidades nutritivas, principalmente no tutano, aquela parte macia do centro dos ossos e que eu honestamente não sou fã, e ao contrário do corte bovino, o preparo é rápido.
 
Temperei com antecedência de 2 horas, usei sal, pimenta do reino, alho e azeite. Na hora do preparo coloquei em uma frigideira com azeite e deixei fritar cerca de 10 minutos de cada lado, tomando cuidado para que a pele ficasse em contato com óleo (para virar pururuca). Por ser uma carne bastante gordurosa, não há necessidade de exagerar no azeite, a fritura começa a acontecer na própria gordura derretida do ossobuco.
 
 
A carne é macia e bastante saborosa, lembra muito a panceta (parte da barriga do porco), o que me faz crer que eu não poderia ter escolhido forma melhor de preparo para aproveitar seu sabor e claro, o torresminho.
 
Para contrabalancear o peso do prato principal, a salada do Jamie Oliver. É bem simples, no processador fatiei os rabanetes e o funcho e temperei com limão, sal e azeite.
 
 
Salada crocante com combinação interessante de sabores, ao sentir o adocicado do funcho com a picância do rabanete envolvidos pelo ácido do limão entendi porque o Jamie passou essa receita mais de uma vez em seu programa.
 
Até agora está tudo muito fácil, certo? Essa é a hora que complica. O molho para ser servido sobre a carne e dar um toque de chef ao prato.
 
Inspirada em receitas de molho barbecue e após uma breve seleção dos ingredientes disponíveis na despensa, arregacei as mangas e mãos à obra.
 
Em uma panela um fio de azeite, 1 colher (sobremesa) de manteiga, e uma porção pequena de cubos bem miudinhos de bacon. Quando o bacon já estava crocante acrescentei 1 cebola e 1 dente de alho picados, deixei refogar. Juntei então 1 xícara de açúcar demerara e esperei derreter. Hora de colocar uma dose de conhaque, meia xícara de vinagre balsâmico e os sucos de 1 limão e de 1 laranja, uma rápida mexida.
 
Esperei ficar uniforme e já para a panela 3 colheres (sopa) de extrato de tomate, 3 colheres (sopa) de mostarda dijon, 3 colheres (sopa) de molho inglês e alguns temperos: noz moscada, pimenta calabreza e pimenta do reino. Esperei apurar cerca de 5 minutos e bati tudo isso no liquidificador para deixar o molho liso.
 
Depois do liquidificador passei por uma peneira fina e de volta à panela com uma folha de louro por mais 10 minutos. Retirei o louro e pronto para servir.
 
Ufa, espero não ter esquecido nenhum dos ingredientes do molho, contando agora, são 17. Foi o maior mise en place que eu já montei na minha vida.
 
 
Dar uma opinião sobre este prato é bem complicado, porque prato que tem torresminho já começa com muitos pontos ganhos e enche a boca d'água. A-DO-RO!
 
A carne estava bastante suculenta, o torresminho bem crocante e o molho deu o toque que eu queria. Lembrou em muito o sabor do barbecue e seu adocicado ficou na medida para cortes suínos, além de ter ficado um pouquinho picante, mas sem exageros.
 
Fiquei bastante satisfeita com o resultado, tanto que não poderia de deixar aqui um post bem legal. Quem sabe assim o Google o ache logo de cara quando alguém lhe perguntar sobre ossobuco ou sobre algum molho maluco para carnes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário