segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Jammo, jammo 'ncoppa jammo ja'...


Essa é a primeira coisa que vem à minha cabeça quando penso em cantinas. A tarantella cantada aos berros em um ambiente meio escuro e um tanto quanto descuidado que muitas vezes serve massas aquém do esperado (fora do ponto e com molhos pouco apurados) e com coragem de cobrar preços absurdos.

Pois é, embora seja completamente apaixonada pela culinária italiana, as cantinas não fazem muito a minha cabeça. Ou melhor, este estilo tradicional de cantina.

Foi quando lendo o blog da Ailin Aleixo, o Gastrolândia, descobri que sua cantina preferida fica aqui pertinho de casa. Não resisti e fui lá conferir o que a tal La Pergoletta teria de tão especial.

Chegamos cedo, mesmo assim já havia uma espera na porta. Almoço de domingo em restaurante sem reserva só tem um jeito: paciência. Após alguns minutos nos chamaram para a mesa. Ao entrar descobrimos um salão aconchegante e repleto de detalhes que compõem a decoração.

O atendimento foi bastante rápido e simpático. Primeiro nos trouxeram a carta de vinhos e um maravilhoso couvert de pães fresquíssimos, diversificados, macios e saborosos.


O vinho escolhido para combinar com o ambiente e a tarde foi o malbec La Linda. Vermelho intenso, macio e com um leve toque de especiarias no aroma.


Este vinho, estes pãezinhos e a eficiência no atendimento já seriam suficientes para compensar qualquer espera. Mas foi então que chegou nosso pedido. Um raviolli de brie e parma ao molho basílico (tomate e manjericão).

Felicíssima combinação de sabores, massa no ponto exato e o molho... saboroso, delicado, bem medido e preparado em um prato muitíssimo bem servido.


O melhor dos efeitos da gastronomia mediterrânea a cada mordida. De repente eu começava a sentir a incontrolável vontade de expressar minha felicidade. Tanto que cheguei a ameaçar cantar a tarantella. Ainda bem que minha mãe e irmã estavam ali para me controlar e não deixar que eu estragasse o ambiente com minha desafinada cantoria.

Além de tudo isso um preço tão bem medido quanto os ingredientes do molho e a quantidade de recheio das massas. Experiência difícil de traduzir em palavras mesmo com o uso de muitos superlativos.

Na saída uma rápida visita à loja que possibilita levar para casa um pedacinho da Itália em sacolas. Massas frescas, molhos e muitas outras opções.

Entendi a escolha da Ailin Aleixo, concordei e virei fã. Saí de lá com a resposta que darei a qualquer convite para voltar na ponta da língua: Jammo, jammo 'ncoppa jammo ja'!

Já mesmo. Sem pensar duas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário