terça-feira, 29 de dezembro de 2015

E ano novo também

O ano termina, e começa outra vez.

É isso aí... parece que 2015 está acabando. E já faz tempo que não se aguardava tão ansiosamente pelo fim de um ano.

Não vou dizer que foi ruim, também não foi tão bom assim. Surpreendente e desafiador, na maioria das vezes não no bom sentido que surpresas e desafios podem representar.

No macroambiente cenários e notícias assustadores, daqueles de perder a fé na humanidade, além de perdas irreparáveis. Mas em meu pequeno e humilde microambiente não tenho do que reclamar, a patota cresceu e quando chega alguém novo é como se renovasse dentro de nós a fé e vontade de lutar por um mundo melhor.

Enfim... sobrevivemos!

Então antes que 2015 desista de dizer tchau e vá se acomodando por aqui, vamos preparar a festa do adeus. Mas principalmente, vamos preparar a festa de boas vindas à 2016.

Para não arriscar um repeteco do ano que acaba, todas as mandingas são bem vindas. Já o mau humor e a intolerância que acabem junto com o ano.

Mandinga de fim de ano tradicionalíssima por aqui é comer peixe na virada. E no anzol o linguado virá recheado com couscouz marroquino e castanhas portuguesas, bem parecido com esta receita enrolada aqui, mas com muitas variações a começar pela apresentação do próprio peixe.

Vá a feira, em sua barraca de confiança, escolha 1 linguado bonito e inteiro. De maneira simpática, informe o feirante que você pretende rechear, troque receitas e peça gentilmente para que ele limpe o peixe para o seu preparo. Gentileza é bem vinda sempre, seja o ano que for, já a má vontade...

Bom, o linguado que deveria ser limpo e espalmado veio com escamas e espinhas (e não aquelas escondidas, difíceis de tirar, veio com a espinha central mesmo). Agora realiza... o feirante além de técnica tem uma faca afiada e própria... um pouquinho de boa vontade teria ajudado muito. Mas... 

Continue a nadar, para achar a solução...

Mesmo com uma faca cega e sem muita habilidade o ser humano se esforçou. Obtive dois filés de linguado, com pele, unidos pelo rabo do peixe. Parecia que ia dar tudo errado... mas o importante é não desistir. Que a persistência persista em 2016.

No fim ficou até bonitinho, vai ver esta até é uma boa forma de lidar com este espinhudo, vai ver que foi pelo inusitado do pedido que o feirante não soube entender o que eu pretendia. Vai ver que foi isso e não má vontade, vamos aprimorar a comunicação para a próxima vez. #xápralá

parece estranho, mas até que deu certo

Linguado preparado, tempere com 1 dente de alho grande amassado no pilão, sal, pimenta do reino, o suco de 1/2 limão e azeite. Reserve.

Enquanto isso, prepare o couscouz marroquino. 

Deixe de molho 1 xícara de couscouz em 300 ml de água morna com sal por 30 minutos. Solte o couscouz com a ajuda de um garfo.

Em uma frigideira aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga e 1 colher (sopa) de azeite, quando a manteiga acabar de derreter acrescente 200 g de shimeji branco limpo e em pedaços grandes. Espere murchar, acrescente 150 g de castanhas portuguesas cozidas e picadas (também pedaços grandes), adicione o couscouz, raspas de 1 limão, sal e muita salsa. Misture tudo e está pronto!

"Estufe" o linguado com este recheio. Coloque em uma forma untada com azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200º por aproximadamente 25 minutos.

linguado recheado com couscouz marroquino para começar 2016 com 2 pés direito

Peixe macio, sabores delicados e harmoniosos. Combina muito bem com aquele espumante leve e borbulhante que nunca pode faltar no réveillon.

Se o que vem por aí em 2016 será bom eu não sei, mas que com esta receita ele já começa ganhando alguns pontos, disto eu tenho a mais absoluta certeza.

Resumindo, tudo o que se quer por aqui no próximo ano: delicadeza, harmonia, leveza, sabor e muitas borbulhas!

Que venha 2016 e que 2015 finalmente acabe.

Feliz Ano Novo!


Ingredientes

Linguado recheado com coucouz marroquino e castanhas portuguesas:
(1 linguado serve 2 pessoas - 1 xícara de couscouz recheia 3 linguados)
3 linguados inteiros e limpos
3 dentes de alho grandes
1 e 1/2 limão - suco e raspas
1 xícara de couscouz marroquino
300 ml de água morna
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
200 g de shimeji branco
200 g de castanhas portuguesas cozidas e picadas
sal, pimenta do reino, azeite e muita salsa
simpatia, gentileza, boa vontade e persistência a vontade também

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Então é Natal

Chegou a hora de escutar a Simone com alegria. De poder escolher a vaga nos estacionamentos dos shoppings, e em cada loja encontrar vendedores com um sorriso sincero e muita disposição e boa vontade. E principalmente, de poder passear tranquilamente pelas ruas de comércio popular.

Hora de deixar as diferenças de lado, de estreitar os laços das amizades que se afrouxaram no decorrer do ano. Época também de poupar integralmente o 13º e comprar nozes, chester e bacalhau pela metade do preço... ou não. 

De volta a este plano astral, nos deparamos com uma realidade um tantinho diferente, onde já faz tempo que a gente pede felicidade, mas o papai noel não vem.

Não me entendam mal, eu adoro o Natal. E ceticismo à parte, é uma época charmosa que tenta despertar o que há de melhor em nós.

E cada um demonstra este melhor do jeito que sabe. No meu caso, na escolha e preparo do cardápio e, é claro, distribuindo muitos presentes e mimos por aí.

Um destes mimos são os deliciosos biscoitos de gengibre. Não muito tradicionais por aqui, mas muito populares desde Shrek.


biscoitos de gengibre, mimo simpático com aroma de natal

Comece preparando uma calda com 1 xícara de açúcar mascavo e 100 g de manteiga. Em uma travessa coloque 2 xícaras de farinha de trigo, 3 colheres (chá) de gengibre em pó, 1 colher (chá) de canela, 1 colher (café) de cravo moído e 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio. Misture a calda aos ingredientes secos e adicione 1 ovo batido. Embrulhe a massa em um saco plástico e leve à geladeira por no mínimo 5 horas. Não se assuste, a princípio a massa fica meio molenga mesmo.

Passado este tempo, estique a massa entre plásticos com a ajuda de um pouco de farinha até obter a espessura de aproximadamente 5 mm. Caso a massa ainda esteja grudando, acerte a quantidade de farinha antes de esticar.

Corte com o cortador de "bonequinho" coloque confeitos coloridos para enfeitar e marque a massa profundamente para modelar boquinha e outros detalhes que quiser. Foi a maneira mais eficaz para evitar novos monstrengos. Leve ao forno preaquecido a 150° por aproximadamente 20 minutos.

Ficaram bem simpáticos!

Coloque em saquinhos transparentes, amarre com uma fita e ofereça de presente àqueles que estiveram ao seu lado durante todo o ano. Presentinho com gosto de quero mais.

Quero mais é que chegue a hora da ceia para provar muitas delícias. Como a mousse de nozes e gorgonzola.


mousse, bem cremosa, de nozes e gorgonzola

Cozinhe 1 batata média descascada em água com sal e 1 talinho de salsão para aromatizar. Quando a batata estiver cozida, separe 1 xícara da água do cozimento e use para diluir 5 folhas de gelatina sem sabor. Em um liquidificador bata a batata, a água do cozimento com a gelatina, 1 lata de creme de leite, 150 g de gorgonzola, 150 g de nozes, 1 cebola, azeite e sal a gosto. Distribua a massa em formas de silicone untadas com um pouco de azeite e deixe na geladeira de um dia para o outro.

Esta mousse acompanha muito bem a próxima receita, filezinho suíno envolto em massa folhada com crosta de castanha de caju.


filezinho suíno envolto em massa folhada com crosta de castanha de caju

Amarre 1 kg de filezinhos suínos com barbante formando uma peça única que lembre o rosbife. Corte em postas da altura de um tornedor (mais ou menos 3 dedos de altura) tempere com 4 dentes de alho amassados no pilão, o suco de 1 limão siciliano, 1 colher (sobremesa) de gengibre em pó, sal, azeite e pimenta do reino a vontade. deixe marinar na geladeira de um dia para o outro.

No dia seguinte...

Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite. Coloque a carne para fritar em fogo alto por 5 minutos. Diminua o fogo e deixe fritar por mais 15 minutos. Vire a carne e repita o procedimento. Espere esfriar, retire o barbante e envolva a lateral das postas de carne com massa folhada.

A parte superior, cubra com uma crosta feita com 150 g de castanha de caju picada, 75 g de manteiga, 50 g de queijo parmesão ralado, um fio de azeite e salsinha a vontade.

Pincele uma gema de ovo na massa folhada e leve ao forno a 200° até que a massa e a crosta estejam bem douradas.

A cremosidade da mousse faz as vezes de um molho para a carne. Os sabores se complementam e há muitas texturas para agradar o paladar. Receita para preparar no Natal e receber elogios durante o ano inteiro.

Para encerrar, uma sobremesa tipicamente Natalina. O tronco de nozes com doce de leite.


tronco de nozes. tipicamente natalino


Cozinhe 1 lata de leite condensado na panela de pressão por 45 minutos. Lembre-se de cobrir a lata de água, deixá-la deitada e só abrir depois de fria. Reserve.

Bata 5 claras em neve e acrescente uma a uma as 5 gemas, espere incorporar e adicione aos poucos 5 colheres (sopa) de açúcar e 5 colheres (sopa) de farinha de trigo. Quando obtiver uma mistura homogênea retire da batedeira e junte delicadamente 100 g de nozes moídas e 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Unte um tabuleiro e leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 25 minutos.

Assim que tirar do forno, com o bolo ainda quente, desenforme sobre um pano de prato úmido e polvilhado de açúcar. Corte as beiradas do bolo para facilitar a dobra. Com a ajuda do pano, enrole como rocambole e deixe por alguns minutos. Enquanto isso...

Faça o recheio misturando o leite condensado cozido com 50 g de nozes moídas.

Desenrole, recheie e enrole novamente, agora sem o pano.

Depois de frio, cubra com ganache, para prepará-la derreta 250 g de chocolate ao leite e adicione 1 xícara rasa de creme de leite. Quando estiver homogêneo acrescente 1 colher (sopa) de manteiga. Deixe na geladeira para endurecer.

Faça com a faca alguns riscos para imitar madeira, afinal é um tronco de nozes...

Doce de leite, nozes e chocolate, preciso mesmo dizer se ficou um espetáculo?

Depois da ceia, e só depois da ceia, aí sim, sou capaz de acreditar que o Natal existe, que ninguém é triste e que no mundo há sempre amor.

Bom Natal. Um Feliz Natal. Muito amor e paz pra você.


Ingredientes

Biscoitos de gengibre:
(rende aproximadamente 50 biscoitos)
1 xícara de açúcar mascavo
100 g de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela
1 colher (café) de cravo moído
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ovo 
farinha de trigo para ajudar a esticar a massa
cortador de biscoitos
confeitos coloridos para enfeitar

Mousse de gorgonzola com nozes:
1 batata média
1 talinho de salsão 
10 g de gelatina sem sabor
1 lata de creme de leite
150 g de gorgonzola
150 g de nozes
1 cebola
azeite e sal a gosto

Filezinho suíno envolto em massa folhada com crosta de castanha de caju:
1 kg de filezinhos suínos 
4 dentes de alho
1 limão siciliano
1 colher (sobremesa) de gengibre em pó
sal, azeite e pimenta do reino a vontade
1 pacote de 500 g de massa folhada
Para a Crosta:
150 g de castanha de caju
75 g de manteiga
50 g de queijo parmesão ralado
azeite e salsinha a vontade.

1 gema de ovo para pincelar
Barbante

Tronco de nozes:
1 lata de leite condensado
5 ovos
5 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
150 g de nozes moídas
1 colher (sopa) de fermento em pó
250 g de chocolate ao leite
1 xícara rasa de creme de leite
1 colher (sopa) de manteiga

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Corre-corre

2015 está de malas prontas para partir, mas não antes das tradicionais festas de despedida que todo ano merece, independente do que seus 365 dias representaram para cada um de nós.

Como já era de se esperar nesta época fatídica há um corre-corre danado pra todo lado. Muitos preparativos e presentes e no meio de tanta correria fica até difícil pensar nos cardápios de fim de semana que antecedem os eventos. Nada mais justo que priorizar pratos de preparo mais rápido e até mesmo abrir mão de uma massa fresca e caseira feita com semolina de grano duro...

Pois é, as massas prontas também têm o seu valor. O que não se justifica é deixar de lado o sabor, as misturas inusitadas e cardápios inspirados.

Sem mais perda de tempo, hora de correr para a cozinha e colocar a mão na massa pronta de lasanha.

Não, não vamos preparar lasanha, mas um pequeno rocambole, com cara e tamanho de canelone... tipo um mini-rondelli. Precisaremos de 400 g de massa para lasanha, a seca mesmo que compra-se em caixinhas e disputam lugar nas prateleiras com todo tipo de pacote de macarrão. Cozinhe as laminas em água fervente com sal e azeite por 2 minutos, apenas para torná-la maleável. Reserve.

Prepare o recheio, 100 g de carpaccio de haddock defumado, 125 g de queijo de cabra cremoso, 1 cebola ralada, 1 pitada de sal (bem de leve), 3 colheres (sopa) de azeite e salsinha a gosto. Misture tudo até formar uma pasta homogênea e pronto.

Espalhe este recheio de maneira uniforme sobre a massa de lasanha pré-cozida, evite as bordas para que não escape.  Enrole como um rocambole, coloque em uma forma, untada com azeite, deixando a "emenda" para baixo.

Hora do molho. Em uma panela derreta 3 colheres (sopa) de manteiga, assim que derreter frite nesta manteiga 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, acrescente 3 xícaras de leite em temperatura ambiente e mexa até obter um creme uniforme. Mexendo sempre, adicione devagar o suco de 1 limão siciliano. Tempere com sal e pimenta do reino e continue mexendo até que engrosse.

Coloque o molho sobre os enroladinhos, cubra com queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido à 250° por 10 minutos, ou até que o molho esteja fervendo e o queijo esteja gratinado.

mini rondelli de haddock defumado com queijo de cabra ao molho de limão siciliano

Para esperar este prato principal: limão... Quer dizer, carpaccio de abobrinha. Com a ajuda de um descascador de legumes manual, faça finas fatias de abobrinha no sentido longitudinal. Tempere com sal, noz moscada, azeite, orégano e suco de limão (1/4 de um limão taiti é suficiente). Enrole as fatias e sirva com tiras de queijo branco.

Só isso? Nada, ainda falta uma crocância.

Na hora de pré-cozer as massas de lasanha, algumas rasgaram e como nada se perde... tempere com um pouquinho de sal e pimenta do reino e frite imersas em óleo bem quente. Petisquinho delícia para esperar o prato principal.

carpaccio de abobrinha e macarrão frito

Cardápio leve de preparo simples mas com sabores e aromas delicados, complexos e sofisticados. Acidez, crocância, cremosidade, está tudo lá, junto com um toque defumado e o frescor do carpaccio de abobrinha... 

Ideal para criar um momento de tranquilidade em meio ao caos. Exatamente o que se precisa em épocas tão tumultuadas seja no início, no fim ou no meio do ano.


Ingredientes

Carpaccio de abobrinha:
2 abobrinhas médias
75 g de queijo branco fresco
1/4 de limão
orégano, sal, azeite e noz moscada a gosto

Macarrão frito:
Tiras de macarrão pré-cozido e enrolado
óleo para fritar

Mini-rondelli de haddock defumado e queijo de cabra ao molho de limão siciliano
400 g de massa para lasanha
100 g de carpaccio de haddock defumado
125 g de queijo de cabra cremoso
1 cebola
sal, azeite e salsinha a gosto.

Para o molho:
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 xícaras de leite
1 limão siciliano.
sal e pimenta do reino a gosto

Parmesão ralado para gratinar

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Energia

Carboidratos, glícidos, glucídios, glúcides ou hidratos de carbono constituem a primeira e principal substância a ser convertida em energia calorífica nas células.

Traduzindo: açúcar, massas, pão e batata são ótimos para aqueles dias corridos. 

E falando em corre-corre, nenhum mês do ano exige mais energia que o último. Presentes, pensar na ceia, decorações, festas, cartas e cartões e no meio de tudo isso ainda arrumar tempo para respirar um pouco, passar por aqui e tirar um texto do forno para servir ainda quente.

Então, que tal combinar alguns desses carboidratos simples e começar o dia com um belo pão de batata?

pão de batata para um dia cheio de energia

Comece dissolvendo 45 g de fermento biológico fresco em 1 xícara de leite em temperatura ambiente, 1 xícara de água e 1 colher (sopa) de açúcar. Deixe descansar. Enquanto isso, cozinhe 3 batatas médias (sempre que a batata for utilizada para o preparo de massas, prefira a qualidade asterix por ser mais sequinha). Quando as batatas estiverem macias, faça um purê e deixe esfriar.

Batatas frias, fermento descansadinho, misture 1 ovo às batatas e aos poucos vá incorporando as batatas ao fermento. Hora de juntar 1 colher (sopa) de manteiga, 1 colher (chá) de sal, 400 g de farinha de trigo e por último adicione 150 g de semolina. A semolina é a trituração grossa do endosperma do trigo duro, com alto conteúdo proteico que ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo. Traduzindo: a semolina faz com que a fome demore mais para voltar e torna a receita mais saudável.

Misture tudo até que a massa esteja lisa e homogênea e deixe descansar por 20 minutos.

Após este tempo, unte uma forma de bolo inglês com azeite, coloque massa até 1/4 da altura da forma, na parte central da massa capriche no requeijão cremoso, cubra com mais massa fechando bem as laterais para que o requeijão não escape. Pincele uma gema de ovo sobre o pão e faça alguns cortes com a faca. Deixe descansar por mais 20 minutos e então leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 45 minutos (ou até que esteja dourado e soltando da lateral da forma).

Sirva quente e tenha cuidado com o recheio.

recheio quente de requeijão cremoso

Massa saborosa e aerada com recheio cremoso para começar bem qualquer dia. Até mesmo aqueles que parecem ter menos horas do que deveriam.


Ingredientes

Pão de batata:
45 g de fermento biológico fresco
1 xícara de leite
1 xícara de água 
1 colher (sopa) de açúcar.
3 batatas médias (prefira a qualidade asterix)
2 ovos
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sal
400 g de farinha de trigo 
150 g de semolina.
requeijão cremoso e azeite à vontade

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Juro

Já faz tempo que eu queria rechear uma abóbora, mas por tratar-se de uma receita trabalhosa...

Juro que tentei ficar bem quietinha esperando a vontade passar, mas não funcionou. Sou dessas que quando encasqueta com uma ideia, não há o que fazer além de realizá-la.

abobora recheada... nada de deixar a vontade ir embora


Assim sendo... hora de escolher uma abóbora que sirva apenas 2 pessoas. Tarefa nada fácil.

Juro de pés juntos que escolhi a menor abóbora que tinha na banca da feira, ainda assim, dava para alimentar umas 4 pessoas.

Nem sei que abóbora era... de casca escura e bem lisinha que lembra a cabotiã. Pesquisei na internet depois e me parece que é a mogango (que eu nunca tinha ouvido falar até então, mas juro que o nome que encontrei é esse mesmo.

Cogitei (rapidamente) colocar um camarãozinho lá dentro, juro. Mas não foi desta vez.

Preferi idealizar a receita com um tenro franguinho trabalhado no leite de coco e na pimenta. Delícia!

E juro que apesar do preparo ser um pouquinho trabalhoso, é bem fácil de fazer.

Comece cozinhando a abóbora em uma panela grande onde seja possível deixá-la submersa em água com sal. Deixe ferver até que a abóbora esteja macia e só então tire a "tampa" da abóbora e com a ajuda de uma colher limpe as sementes. Tempere com sal e azeite e reserve.

Azeite aquecido em uma panela, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho bem picados. Acrescente 1 peito de frango cozido e desfiado. Frite bem e quando começar a grudar no fundo da panela flambe com 1/2 xícara de cachaça. 

Espere o fogo baixar e acrescente 2 tomates picados. Os tomates vão soltar água e começar a formar uma mistura homogênea e úmida, hora de temperinhos a gosto: sal, pimenta do reino, salsinha e gotas de tabasco (pimenta dedo de moça cairia muito bem, mas estava em falta na geladeira aqui de casa).

Agora é só juntar 1 vidro de leite de coco, 2 colheres (sobremesa) de farinha de trigo e mexer sempre até engrossar.

Recheie a abóbora com o frango ainda quente alternando o recheio com camadas de cubos de queijo meia cura. Finalize com uma camada de recheio de frango e 2 fatias de mozzarella, leve ao forno preaquecido a 250º por aproximadamente 20 minutos para gratinar.

Não disse que era fácil?

recheio de frango com leite de coco e pimenta... delicioso


Juro que estava delicioso!

Delicado, picante, cremoso... uma saladinha de folhas para dar frescor e um pãozinho de casca crocante para acrescentar ainda mais uma textura e trazer à mesa o prazer irresistível de absorver até o último resquício de sabor do prato.

Ainda bem que a vontade não foi embora... da próxima vez pulo a parte de ficar quietinha e vou direto para o preparo, mas juro que vou tentar resistir à tentação de usar frango.


Ingredientes

Frango com leite de coco na ábobora:
1 abóbora (moranga, mogango cabotiã, o freguês é quem manda)
1 cebola
2 dentes de alho 
1 peito de frango pequeno
1/2 xícara de cachaça
2 tomates picados
1 vidro de leite de coco
2 colheres (sobremesa) de farinha de trigo
50g de queijo meia cura
2 fatias de mozzarella
azeite, sal, salsinha e pimenta a gosto (troca a tabasco por dedo de moça)