segunda-feira, 8 de junho de 2015

O inverno está chegando!

Pois é, depois de 5 temporadas, os Stark finalmente poderão dizer pra todo mundo que avisaram que esse dia chegaria.

Saindo de Game of Thrones e voltando à realidade, por aqui ainda faltam alguns dias para a chegada oficial da estação menos quente do ano.

Mas parece que não era só eu, e os Stark, que aguardávamos a chegada do inverno. Alguns vírus, daqueles mais marotos, já se anteciparam e resolveram dar as caras mesmo no final do outono.

E eis que um desses vírus resolveu me premiar com dores no corpo, nariz entupido, garganta arranhando e muita indisposição, até mesmo para lidar com as panelas.

Com gripe, sem ânimo, mas ainda com fome, a pequena que vos escreve partiu para a cozinha em busca de um jantar rápido, saboroso e cheio de nutrientes para ajudar o corpo a reagir e banir este vírus destas terras.

Nestas horas, macarrão é sempre muito reconfortante. E uma gripe me parece uma ótima justificativa para não fazer massa caseira. Portanto, começamos escolhendo aquele pacote de macarrão no armário. Qualquer massa serve, mas a escolhida para esta receita foi o maccheroni (um tubinho fininho e curto que cozinha em 8 minutos). Precisaremos de 250 g para uma porção que serve duas pessoas.

Água fervente para o cozimento (4 L são suficientes). Retirar a massa da água, passar na água fria e reservar.

Para o molho, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga junto com 1 colher (sopa) de azeite. Assim que a manteiga derreter, acrescente 1/2 talo de alho poró rodelado bem fininho. Espere murchar e junte 7 shitakes grandes cortados em tiras. O cogumelo também irá murchar e quando isso acontecer, retire do fogo e reserve. Assim, sem sal mesmo.

Na mesma panela que refogamos o shitake, coloque 1 xícara de leite, tempere com noz moscada e sal (acrescente o suficiente para temperar também os cogumelos) e quando o leite estiver quente adicione 1 xícara de queijo minas padrão picado (pode ser mozzarella se preferir). Deixe que o queijo derreta, para agilizar o processo e dar uma textura uniforme ao molho, utilizei o mixer para bater tudo e "desmanchar" o queijo. 

Molho uniforme, coloque 1 colher (chá) de farinha de trigo para engrossar, assim que ganhar consistência acrescente o shitake e finalize com salsinha picada.

Misture o macarrão ao molho e prepare alguns ovos de codorna poché para servir junto com a massa. Calculei, mais ou menos, uns 3 ovos por pessoa.

macarrão com queijo, shitake e codorna poché

O preparo de ovos codorna poché só difere do poché tradicional pelo tempo de cozimento. Ou seja, água fervente com um pouco de vinagre, fogo bem baixinho para não ter agitação na água e colocar os ovos (que já devem estar em travessas) um a um encostando a travessa na superfície da água. Apenas 1 minuto é mais do que suficiente para conseguir uma gema mole e a clara cozida. É mesmo muito rápido!

Lembre-se de só preparar o poché na hora de servir.

uma linda surpresa amarela que escorre sobre massa e molho deixando tudo ainda mais especial

Comidinha gostosa de comer e repetir, e repetir, e repetir, e repetir...

Refogar o shitake em gordura bem quente e não colocar sal faz com que fique na textura perfeita e irá contrastar com a cremosidade do molho. Sabores acolhedores com uma surpresa bem amarelinha que escorre sobre a massa e o molho. 

Outra vantagem do poché de codorna é que ele inteiro cabe em uma única mordida e assim pode-se sentir todo o sabor sem nenhum desperdício. Aliás, é uma ótima opção também para o café da manhã (ou uma entrada) sobre uma torrada/bolacha de preferência junto com um creminho de queijo (sempre irresistível) e uma fatia de parma (porque ninguém é de ferro). Café da manhã dos deuses!

dica de café da manhã com ovos codorna poché

Depois de comer, enrolar-se nas cobertas (mesmo que não esteja frio para isso ainda), munir-se de muitos lenços de papel e começar a maratona de seriados. 

Seriados são uma ótima maneira de aproveitar o feriado, mesmo com gripe. Além de talvez serem uma oportunidade de, quem sabe, fazer os vírus fugirem ao som de Soft Kitty nas vozes de Sheldon e Penny!



Bazinga!


Ingredientes

Macarrão com ovo poché de codorna e molho de queijo e shitake:
250 g de macarrão, o escolhido foi o maccheroni
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1/2 talo de alho poró
7 shitakes grandes
1 xícara de leite
1 xícara de queijo minas padrão picado (pode ser mozzarella se preferir)
1 colher (chá) de farinha de trigo
6 ovos de codorna
1 colher (chá) de vinagre
noz moscada, sal e salsa a gosto

2 comentários: