segunda-feira, 15 de junho de 2015

É "pá vê"?

Pavê é bom! Triste é a infâmia que persegue esta delícia gelada.

Fazer o quê? O nome parece meio estranho mesmo e são poucos os mortais que resistem a uma infâmia.

E quando a infâmia vira um clássico, fica ainda mais difícil passar incólume a ela. Clássico mesmo, algo que acompanha a sobremesa há tanto tempo que nem sabemos mais se a piada surgiu a partir do nome ou se a sobremesa foi criada só para que algum infame pudesse contar esta piada de graça duvidosa.

Quem veio primeiro o nome ou a piada?

Bom, o nome vem da França. Pavê deriva da palavra pavage. Do francês: pavimento. Isto porque há uma associação entre as camadas que formam um pavimento com as camadas de gostosuras que compõem esta sobremesa que é pavê, "pá comê" e deliciar-se!

Olha a infâmia aí, minha gente!

Ou seja, a sobremesa foi criada na França com um nome até que fofo e quando chega em terras tupiniquins eis que surge a famigerada piada.

Pergunta respondida, hora de deixar a graça de lado e começar o preparo.

Desta vez, nada de bolacha, vamos de bolo! Bolo de limão simples feito no liquidificador.

Bata no liquidificador 2 ovos, 1/2 xícara de óleo de canola, o suco de 1 e 1/2 limão, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, 1 xícara de açúcar e 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo. Deixe bater por uns 5 minutos, despeje em forma untada e leve ao forno a 180° por aproximadamente 20 minutos.

Retire do forno e deixe esfriar. Enquanto esfria... prepare o creme de confeiteiro, a 1ª camada de recheio da sobremesa. 

Em uma panela misture 1 xícara de açúcar com 3 xícaras de leite. À parte bata 2 ovos até que aumentem de volume e adicione 1/2 xícara de amido de milho. Quando o leite ferver acrescente a mistura de ovos e amido lentamente e sem deixar de mexer. Quando estiver na consistência desejada, desligue o fogo, acrescente 1 colher (sopa) de manteiga e cubra com papel filme até esfriar (isto evita que forme uma crosta). Depois de frio misture 1 caixa pequena de morangos lavados e picados e 50 g de castanha do pará picada. Reserve.

Toda sobremesa de respeito precisa de um toque de chocolate! Misture 350 g de creme de avelã com 1 xícara de leite levemente aquecido. Pronto! A calda de chocolate mais fácil de preparar do mundo! Reserve.

Água com açúcar serve para acalmar os ânimos e também para umedecer a massa do bolo. Prepare uma mistura com 2 xícaras de água fervida com 2 colheres (sopa) de açúcar e o suco de 1/4 de limão para regar o bolo e tudo pronto para a montagem.

Escolha uma bela travessa e comece com uma camada de bolo, regue com a calda de açúcar, camada de calda de chocolate, camada de creme de morangos, bolo, calda de açúcar, calda de chocolate, creme de morangos, mais uma camada de calda de chocolate e chega de camadas.

Nesta etapa perceberemos que a sobremesa tem a aparência de uma grande gororoba e se é "pá vê" e já sabemos que comemos primeiro com os olhos, melhor dar um acabamento mais apropriado para esta pavimentação.

Morangos fatiados formam uma bonita flor, melhorando a apresentação e trazendo mais uma camada de sabor. Deixe na geladeira por algumas horas antes de servir.

Tudo pronto "pá comê".

pavê de bolo de limão com creme de chocolate e morangos, feito "pá comê" e deliciar-se!

Cremoso, textura crocante da castanha, a acidez do limão, a doçura da calda de chocolate e do creme de confeiteiro e muitos morangos! Tem como dar errado?

Sobremesa que se mistura na boca trazendo combinações e sabores diversos ao paladar. Uma verdadeira festa! 

Festa que piada sem graça nenhuma será capaz de estragar!



Ingredientes

Pavê de bolo de limão com calda de chocolate e morangos:
2 ovos
1/2 xícara de óleo de canola
1 e 1/2 limão
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 xícara de açúcar
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo

1 xícara de açúcar
3 xícaras de leite
2 ovos
1/2 xícara de amido de milho
1 colher (sopa) de manteiga
1 caixa de morangos
50 g de castanha do pará

350 g de creme de avelã
1 xícara de leite

2 xícaras de água
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 limão

Morangos fatiados para decorar

2 comentários: