segunda-feira, 4 de maio de 2015

Aletria, Aletria

Grande admiradora dos doces portugueses (principalmente aqueles tradicionais, feitos com muitas gemas), me surpreendi com minha total ignorância sobre uma iguaria tipicamente lusitana. O aletria.

aletria, doce de macarrão e gemas

Aletria, para os desavisados, também é conhecido como cabelo de anjo. Isso mesmo, aquele macarrãozinho bem fininho, que vem enrolado em "ninhos" e que muitas vezes olhamos para ele na prateleira do supermercado nos perguntando: pra que serve? Quem será que compra isso?

Bom, eu compro! Vira e mexe aparece por aqui uma receita com o aletria, seja para empanar quitutes crocantes, seja para um prato de massa e molho ou mesmo um doce árabe dos mais saborosos.

Mas aletria, também é o nome que leva o doce português feito com este macarrão. E é claro que vão muitas gemas e assim que descobri esta sobremesa senti que precisava testar a receita o quanto antes.

Eu preciso,

Afinal, uma casa portuguesa, com certeza precisa ter algo para oferecer se à porta humildemente bate alguém e senta-se à mesa co'a gente.

Bora pra cozinha, pois tudo começa em uma panela com 1/2 litro de água a ferver junto com 250 g de açúcar, 1 pau de canela e a casca de 1/2 limão.

Ferveu, retire a canela e a casca de limão e junte 150 g de aletria. Deixe cozinhar por 3 minutos (igual macarrão instantâneo).

Passados 3 minutos...

Adicione 6 gemas. É importante que o fogo esteja baixo neste momento e que as gemas sejam adicionadas 1 a 1 mexendo SEMPRE.

Para finalizar, 1 colher (sopa) de manteiga com sal. Retire do fogo, despeje em uma travessa e polvilhe canela em pó sobre o doce.

Tradicionalmente é feita uma decoração de pequenos losangos com a canela... eu tentei. Tentei sim, mas faltou habilidade. O que era pra ser losango, virou uns quadradinhos tortos com pontos de alta concentração de canela, mas até que ficou bem simpática.

Esperar esfriar e servir!

preciso treinar mais as habilidades com a canela em pó...

Por falta de costume, um doce feito com macarrão pode parecer meio estranho, mas esta estranheza vai embora na primeira mordida.

Não tem a mesma intensidade dos doces de ovos moles (como pastel de santa clara, por exemplo), mas tem um sabor delicado que permanece na boca com aquela deliciosa sensação de quero mais.

Pegue só um pedacinho para começar e quando se der conta já será necessário repetir a receita.

Surpreendente!

Só um porém... preparar aletria com frequência, será um bom exercício de criatividade na tentativa de aproveitar as claras de todos estes ovos...

Resumindo: uma sobremesa, com certeza, portuguesa capaz de provocar muitos suspiros.


Ingredientes

Aletria:
1 L de água
250 g de açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão
150 g de aletria
6 gemas
1 colher de manteiga
canela em pó

Nenhum comentário:

Postar um comentário