Eu adoro listas, não posso ver um pedacinho de papel dando sopa que lá estou eu listando tarefas, ingredientes, filmes, livros e qualquer coisa mais que eu consiga lembrar na hora.
E não há melhor época para fazer listas do que neste clima de virada de ano. Nesta data algumas listas não podem faltar, como a das promessas cumpridas no ano que acaba e a lista das novas promessas para o ano que se inicia.
Na minha lista de promessas cumpridas um dos itens ticados que me deixou bem feliz, foi a volta do Gastronomia Doméstica. E na lista de 2014 está lá, logo no topo, manter as atualizações semanais sem pular ou atrasar. Certeza que no fim de 2014 será um item ticado.
Assim são as viradas do ano, fazemos uma retrospectiva do ano que acaba, e levamos para o ano seguinte a esperança de que o que aprendemos no passado nos sirva de inspiração na tentativa de construirmos um novo ano melhor do que o anterior.
Pensando nisto, fui buscar a inspiração para o ceia lá no passado. Para ser mais exata, misturei minhas origens lusitanas com as italianas e surgiu uma lasanha de bacalhau.
Dizem que os portugueses podem comer bacalhau todos os dias do ano sem repetir uma receita. E segundo as superstições que envolvem a ceia, bacalhau é uma excelente opção. Somado ao fato de que temos que estar muito contentes na virada para manter a animação ao longo do ano e massa caseira é algo que me deixa muito, mas muito feliz, só pude pensar em algo que misturasse ambos e ficasse ainda melhor gratinadinho.
Massa de lasanha é bem fácil. No processador bata 300 g de farinha de trigo com 3 ovos, um toque de sal, pimenta do reino, noz moscada e azeite. Deixe bater até que a massa torne-se uma bola homogênea.
Abra a massa em retângulos do tamanho da forma a ser usada bem fininhas (caso prefira, pode fazer lâminas menores, mais parecidas com as que se compram prontas e mais fáceis para manusear).
Gosto de, antes de montar a lasanha, escaldar as lâminas para tirar o excesso de farinha que às vezes fica na massa. Mas é um procedimento bem rápido, coloque as lâminas em uma forma e despeje água quente sobre elas, menos de 1 minuto e já estão prontas para o uso.
O molho de bacalhau. Todo o processo começa 3 dias antes, quando o bacalhau é comprado (receita para 500 g de bacalhau), lava-se para tirar o excesso de sal, coloca-se em uma travessa imerso em água gelada e deixe na geladeira. Troque a água a cada 6 horas mais ou menos. Após 3 dias o bacalhau deve estar no ponto ideal de sal.
Leite em uma panela (suficiente para cobrir o bacalhau), aromatizado com 2 dentes de alho e alguns ramos de tomilho. Ferva, desligue o fogo, coloque o bacalhau e deixe descansar por 30 minutos.
Retire o bacalhau do leite, desfie em lascas grandes e tire todas as espinhas. Reserve.
Refogue 1 cebola e 2 dentes de alho picados em azeite. Acrescente 2 tomates sem pele e sem sementes picados. Mexa até murchar e junte uma xícara do leite em que o bacalhau descansou. Espere secar para formar um molhinho denso, coloque as lascas de bacalhau e uma xícara de creme de leite fresco. Para finalizar salsa e cebolinha e prove o sal para perceber se há necessidade de alguma correção.
Hora da montagem. Massa, bacalhau, parmesão ralado, massa, bacalhau, parmesão ralado, massa, bacalhau, parmesão ralado... assim por diante. Termine com uma camada de parmesão ralado bem generosa e leve ao forno bem quente para gratinar.
lasanha de bacalhau gratinadinha... em 2014 as fotos serão melhores |
Harmoniza muito bem com as borbulhas do champanhe. Excelente maneira de começar o ano. Afinal, massa, bacalhau e parmesão ralado bem gratinadinho deixa qualquer um feliz e satisfeito da vida. E começar o ano feliz e satisfeito só pode garantir um 2014 incrível. Que venham copa, eleições e muitas novidades.
Gastronomia Doméstica deseja muitos itens ticados da lista e que cada um destes itens seja um ingrediente para um ano com muitas texturas e sabores.
Fazer lista é bom, mas cuidado para não se tornar um "toque", mas com certeza a vida fica muito mais fácil e organizada, principalmente quando sequenciadas em ordem pertinente ao tempo que a temos para executa-las.
ResponderExcluirAbraços,
Baby Back Ribs
olá Tercio, verdade, nenhum excesso é legal, nem de organização... mas na medida certa é uma grande ajuda na realização das nossa metas...
Excluirfeliz ano novo ;)