segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Papinha?

Sai pra lá com essa papinha. 

Nascemos crescemos, aprendemos muito e depois de 1 ano somos grandes e decididos.

O cardápio agora é vasto, mas não é mais qualquer coisa que nos agrada (como se antes fosse). E aí é hora da mamãe rebolar e rebolar pra descobrir do que gostamos e o que queremos enquanto tenta nos convencer dos benefícios de alimentos saudáveis para ficar forte e ter um bom crescimento.

Mas quem disse que Maria Clara quer saber do que é saudável? Nossa linda criaturinha gosta mesmo é de pizza, pão de queijo e bolo de chocolate, sem esquecer do leitinho, é claro, desse ela nunca abre mão. Mas comida mesmo que é bom... 

E nem adianta cantar "meu lanchinho", fazer aviãozinho, pedir com carinho ou fazer malabarismos. O jeito é mesmo persistir, respirar fundo e testar todas as possibilidades gastronômicas que possam fazer com que a pequenucha encontre prazer na hora das refeições.

Para isto contamos com a ajuda de um livro muito especial que a sapequinha ganhou de presente de um amigo querido que gosta de se aventurar na cozinha tanto quanto nós (Macarrão, esse é você).

nada de roubar a papinha do neném

Livrinho este que tem receitas gourmet para os pequenos, como polenta branca, creme de erva doce com maçã, diversas sobremesas saudáveis e que deixam a mamãe, a titia, a vovó e o papai com vontade de roubar a comida do neném.

Como roubar de criança não é coisa que se faça, montamos um cardápio do livrinho para toda a família. Com direito a prato principal, acompanhamento e sobremesa.

Guisado de carne, acompanhado de risoto de abobrinha, ervilha e hortelã. Para sobremesa, pudim de chocolate e pera.

Tempere 450 g de acém cortado em cubos com 1 dente de alho, o suco de 2 laranjas, 1 colher (chá) de gengibre ralado e um pouquinho de sal. Deixe marinar de um dia para o outro.

No dia seguinte... em uma panela aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e frite rapidamente a carne. Acrescente uma cenoura e 1 cebola roxa bem picadas. Refogue bem, acrescente 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 anises estrelados e 500 ml de água morna. 

Deixe ferver até que a carne esteja macia. 

Segundo nosso livro: o gengibre é uma especiaria conhecida por suas propriedades calmantes de distúrbios digestivos, como cólicas, gases e diarreia, além de aliviar a náusea. As substâncias químicas naturais chamadas gingerois conferem fortes propriedades anti-inflamatórias ao gengibre, o que o torna um alimento ótimo para bebês e crianças com asma ou eczema. 

Comece o risoto com azeite na panela. Refogue uma cebola picada, acrescente o arroz arbóreo e frite rapidamente. Acrescente um pouco de caldo de legumes e mexa. Junte 2 abobrinhas picadas, 150 g de ervilhas frescas. O caldo de legumes deve ser colocado aos poucos até que se complete o cozimento do arroz.

Finalize com 2 colheres (sopa) de hortelã picada e 1 colher (sopa) de manteiga sem sal.

Prepare a sobremesa com um dia de antecedência para que adquira a consistência necessária. Bata no liquidificador 250 ml de água, 6 tâmaras secas e 70 g de amêndoas, até obter uma mistura leitosa. Passe por uma peneira e em uma panela adicione à esta mistura 100 g de cacau ou chocolate amargo.

Em fogo baixo espere derreter o chocolate. Despeje em uma tigela e leve à geladeira. Para acompanhar bata algumas peras no processador e sirva sobre o pudim.

Benefícios à saúde: O cacau puro contém muito mais antioxidantes do que o cacau refinado ou as barras de chocolate. Contém altos teores de magnésio, necessário para o funcionamento perfeito dos músculos e do sistema nervoso. É rico ainda em triptofano, um aminoácido que melhora o humor, e de arginina, importante para a construção da massa muscular.

guisado de carne com risoto de abobrinha, ervilha e hortelã

Risoto com interessante mistura de texturas, refrescante (sempre refrescante se a hortelã é um ingrediente) e sabores suaves contrastando bem com os temperos do molho da carne que estava macia e saborosa.

Quanto à sobremesa, deixe para servir o creme de pera só na hora de provar. Deixei na geladeira de um dia para o outro, a pera soltou muita água e quase estragou o pudim de tâmaras e amêndoas. Pudim este que ficou sensacional, mas ficarei devendo a foto. Como pretendo repeti-lo em breve, com certeza pago a dívida logo mais.

Agora o mais importante de toda essa história. A pequena aprovou o cardápio. Tanto que chegou a comer quase 5 colheres cheias do risoto, 2 pedacinhos de carne e mais de 10 ervilhas.  A sobremesa também foi um sucesso, mais de 3 colheres. Para os padrões dessa criança isto é quase uma façanha inédita.

Mamãe e vovó continuam preocupadas com a falta de apetite da lindinha, mas ela parece não se incomodar. É... rebolar e rebolar.

Se continuar assim, estou quase certa que ela tem tudo para ser uma crítica gastronômica daquelas bem exigentes. Que fazem até mesmo os grandes chefs tremerem ao saber que poderão receber uma visita sua. 

Aguardem, Maria Clara está crescendo rápido e por trás de sua aparência fofa e jeitinho divertido há uma pessoinha que não é nada fácil de agradar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário