De todas as texturas a que mais me agrada é a croc-croc.
Há algo mais gostoso do que ouvir aquele barulhinho ao dar a primeira mordida e sentir a pequena explosão que acontece e libera os sabores do alimento?
Por isso combinei dois pratos de diferentes crocâncias só para me esbaldar na textura que adoro.
Antecoxa desossada à milanesa (com pele, porque ninguém é de ferro e a carne fica mais suculenta, mas é opcional) e batatas chips.
Tempere as antecoxas com alho, sal, pimenta do reino e azeite. Deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos para pegar o tempero. Passe então na farinha de trigo, depois em 1 ovo batido com bem pouquinho sal e para finalizar empane em uma mistura de farinha de rosca e fubá, na mesma proporção, com um toque de queijo ralado para deixar a casquinha mais grossa e ainda mais crocante.
Óleo quente e frite, frite, frite até que esteja bem dourado, porque fritura é tudo que há de bom.
Mas muito se engana quem acha que comida crocante está necessariamente associada às frituras.
Com a ajuda do processador fatie algumas batatas em rodelas bem fininhas. Aqueça um grill (também funciona se for uma chapa de ferro com um peso em cima) apenas unte com azeite, espalhe as batatinhas sem sobreposição, um pouquinho de sal e espere até que estejam douradas.
Repita o processo quantas vezes forem necessárias para ter uma boa quantidade do petisco. Batatinhas chips prontas e paciência acompanha (o resultado justifica o trabalho e a saúde agradece). Salsa e cebolinha na hora de servir deixam os chips mais fotogênicos.
Como o contraste é o responsável pelo realce das texturas, tomatinhos frescos. Metade deles sem sementes e recheado de maionese com um toque de mostarda escura. Apenas para dar um descanso ao paladar.
franguinho e batatinha croc-croc |
Franguinho dourado, batatas douradas, nada melhor para harmonizar que uma bebida igualmente dourada. Neste caso, levemente alaranjada.
Escolhi a deliciosa Whistable Bay Organic Ale bem gelada. Uma Ale (cerveja de alta fermentação) produzida com malte e lúpulo orgânicos. Cor alaranjada, suave, refrescante e com notas de pêssego. É bem leve e por isso fácil de harmonizá-la com estes sabores mais tradicionais.
texturas crocantes sempre harmonizam melhor com cerveja |
Pratos crocantes, cerveja gelada... depois disso a única textura que me interessa é a do travesseiro e de preferência que não haja nenhum barulho por perto, nem o de comidas croc-croc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário