Já chegou o Natal.
Apesar de ser esta a época do ano mais tumultuada e estressante, é também a época ideal para rever nossas ações, estar junto de quem se ama e trocar muitos presentes.
Ah! Os presentes. Para mim são a melhor parte desta época, mas não se engane, não é pelo valor material e nem por recebe-los. O que gosto mesmo é de pensar com carinho em cada um dos presenteados e escolher o que acho que irá surpreender e agradar. Meses antes já estou atenta à todas as informações que podem dar pistas sobre o que cada um deseja do Papai Noel e decidindo a cor dos embrulhos, o tema da decoração e todos os detalhes que envolvem este dia.
Com a ceia não poderia ser diferente. Nesta linda oportunidade de ter todos ao redor da mesa nada como fazer do cardápio também um grande presente. As receitas Wellington já vem embrulhadas e escondem grandes sabores que irão surpreender e agradar a todos.
O mais tradicional é o Bife Wellington que já demos a receita por aqui, mas pode ter quantas variações a criatividade permitir, a receita deste post é a do Frango Wellington, feito com o peito do frango, mas como sugestão para a ceia pode-se escolher o peito de peru, só para ficar mais próximo do tradicionalíssimo. Lombo Wellington também é uma excelente opção que espero que componha a mesa de um futuro Natal aqui de casa.
Vamos à receita.
Comece preparando o creme de cogumelos. Normalmente este paté de cogumelos envolve a carne, mas nesta versão ele será usado como recheio e ficará um pouco mais rústico, uma vez que não será passado pelo liquidificador. Em uma frigideira bem quente coloque um pouco de azeite e refogue uma cebola bem picada, assim que ela estiver transparente adicione 150 g de cogumelos Paris e 150 g de shimeji bem picados e o suco de meio limão para que não escureçam. Espere os cogumelos murcharem e acrescente meia xícara de creme de leite fresco e um pouco de salsa e cebolinha, deixe no fogo até que o creme de leite seque um pouco formando um molho grosso. Reserve.
Sobre papel filme estique o peito de frango (ou de peru) que já deve estar desossado, bem aberto (na espessura de aproximadamente 1 cm) e temperado com sal, pimenta do reino e azeite. Coloque o recheio de cogumelos e enrole o frango fazendo um rocambole com a ajuda do papel. Desembrulhe e envolva com barbante para que não desenrole (é importante que o barbante esteja molhado para que não queime na etapa seguinte). Hora de selar o frango.
Em uma frigideira bem quente deixe o frango dourar rapidamente de todos os lados (cerca de 3 minutos de cada lado). Retire o barbante, envolva fatias de bacon por toda a volta deste rocambole e novamente as amarre com o barbante (caso opte por fazer com presunto de parma ao invés de bacon, basta enrolar o presunto com a ajuda mais uma vez do papel filme e levar à geladeira até que esteja frio e então ir para a etapa da massa folhada). Mais frigideira quente, agora frite até que o bacon esteja com aspecto suculento e crocante.
Retire do fogo, retire o barbante, envolva em papel filme e leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Se for fazer de um dia para o outro, esta é a etapa em que pode-se interromper o processo.
Pronto, agora é retirar o papel filme, enrolar a massa folhada, pincelar uma gema de ovo e levar ao forno até que esteja bem bonito e dourado.
frango wellington, já vem embrulhado para presente
|
Crocante por fora, suculento por dentro, bacon dispensa comentários e ainda uma segunda surpresa ao descobrir o recheio cremoso de cogumelos.
Um verdadeiro presente.
ao partir, deliciosas supresas |
Para acompanhar, mousse de mandioquinha. Extremamente simples e fácil de fazer. Sabor bastante característico, mas delicado. Acompanha muito bem os sabores mais marcantes do assado e complementa em textura com sua maciez e suavidade.
No liquidificador bata 500 g de mandioquinha cozida, 1 envelope de gelatina sem sabor, 1 lata de creme de leite, 1 xícara de água morna (pode usar a do próprio cozimento da mandioquinha para realçar o sabor), azeite, noz moscada, sal e pimenta do reino.
Despeje em uma forma untada com um pouco de azeite e leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Desenforme na hora de servir.
mousse de mandioquinha, um acompanhamento suave e delicado |
Há forma mais gostosa de se demonstrar carinho do que com uma bela mesa? Assim é o Natal, a oportunidade de compartilhar o momento com pessoas queridas na intenção de construir mais uma página da história de cada um dos convidados.
Gastronomia Doméstica deseja a todos um feliz natal embrulhado para presente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário