quarta-feira, 4 de julho de 2012

Viva! Viva! Viva!

Com tantas novas atrações, nada mais natural que a patota deixasse de lado alguns eventos que em outros anos foram tão esperados. 

Nesta lista encontra-se nosso já tradicional "arraiá", cheio de gostosuras típicas.

Sendo bem sincera, isso nem nos incomodou, afinal, estamos prevendo uma grande festança para o ano que vem. Mas enquanto ela não vem... fizemos uma singela receita de bolo de milho, assim não deixamos as festas juninas passarem totalmente em branco e já aproveitamos para cantar parabéns ao 2º ano do nosso amado blog Gastronomia Doméstica.

É isso aí, muito foguetório para comemorar este 5 de julho onde fazemos 2 anos de muitas histórias, receitas, momentos especiais, dicas, e tudo o mais que envolve este pequeno universo que construímos com tanto carinho.

Esta receita é super rápida, mesmo quando não sobrar tempo para mais nada ainda haverá tempo para o bolo de milho.

No liquidificador bata 4 ovos, 1 lata de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 lata de milho, 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó e, como ingrediente opcional, meio vidro de leite de coco.

Deixe bater por alguns minutos, despeje em uma forma de furo no meio previamente untada e leve ao forno preaquecido para assar por 40 minutos.

Um pouquinho de açúcar peneirado por cima dá o toque final. Bolo macio, bastante úmido, daqueles de lambuzar os dedos e comer rezando até alegrar todos os santos, sendo eles juninos ou não.

Bão por di mais! 

mini festa do "mio"

Milho cozido com manteiga e sal completam o cardápio. Afinal, milho cozido com manteiga é sempre bem vindo. Possui até mesmo um certo ar nostálgico, por me remeter a muitos passeios familiares pelo calçadão da praia de São Vicente, eu criança correndo feliz ao ver o carrinho do milho cozido... delícia!

Agora, delícia mesmo é acompanhar essa "miarada" toda de um bom chá de gengibre.

A receita é simples também. Um pouco de açúcar na panela, a casca de uma laranja, uma canela em pau e alguns cravinhos da índia, uma porção de gengibre bem picada (de preferência já amassadinha em um pilão). Espere o açúcar derreter, cubra com água. Ferva por uns 5 minutos, desligue o fogo, tampe a panela, espere mais alguns minutos antes de servir. 

Eu diria que esta é a versão do quentão livre de ressaca, por isso pode-se beber aos montes sem moderação.

chá de gengibre = quentão sem ressaca... beba sem moderação

Mini festa do milho em casa, sem nenhum grande evento, sem nenhuma bandeirinha, nenhuma paçoca, nenhuma torta caipira, sem cuscuz e sem curau, mas com muita alegria, muitos motivos para comemorar e muitos vivas que não poderíamos deixar de jeito nenhum passar batido.

Viva Santo Antônio! Viva a Maria Clara! Viva a líder da patota! Viva São João! Viva São Pedro! Viva o Corinthians! Viva o Gastronomia Doméstica!!!

2 comentários:

  1. Por aqui tivemos canjica.

    O bolo de mio ficaria melhor com uma casquinha crocante de açúcar, vc não acha? rsrsrs

    Muitos VIVAS!!!

    Parabéns pra Maria Clara que está clescnedo, clescendo, parabéns pro BLOG e... VAI CORINTHIANS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente idéia, da próxima vez faremos uma casquinha crocante de açúcar...
      Por aqui nem canjica, nem arroz doce :(

      mas o q importa é q o Corinthians é campeão invicto da Libertadores!

      ;)

      Excluir