terça-feira, 26 de junho de 2012

Home sweet home


E três dias de hospital depois, é hora de ir para casa. Finalmente Maria Clara iria conhecer o cantinho todo especial preparado para recebê-la.

Não só isso, ser recepcionada com uma singela festinha de boas vindas, com direito a um delicioso aroma de frango assado no ar que anunciava o domingo.

boas vindas

Pensando em um cardápio próprio para uma lactante fizemos um caldinho de entrada, um bom frango assado a la Jamie Stone (ou seria Curtis Oliver?) e arroz 7 grãos.

Tudo muito saudável e substancioso. Pesquisando e seguindo as orientações de quem já viveu esta experiência (olha você aí mãe!) descobrimos que nesta fase é recomendável evitar condimentos muito fortes, carne de porco, frutos do mar e excesso de cafeína. E é indicado consumir uma dose extra de proteína (principalmente aves), muito líquido (sucos e caldos) e muitas frutas, mas o mais importante é ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.

Para o caldo optamos por ervilhas frescas. Lembra da receita inspirada nas pesquisas científicas de Mendel? Algumas pequenas diferenças entre as duas receitas. Na panela de pressão coloque um fio de azeite e frite um pequeno pedaço de carne para dar sabor. Então acrescente as ervilhas frescas e cubra com água fervente, junte um pouco de sal e cozinhe na pressão por 20 minutos.

Quando já estiver cozida bata tudo no liquidificador com algumas folhas de hortelã. Em uma frigideira com um pouco de manteiga frite alho poró em finas fatias e um dente de alho bem picado. Despeje esta refoga no caldo e corrija o sal se necessário.

sopa de ervilha com alho poró

Caldinho daquele tipo que faz a gente torcer para o inverno chegar depressa e demorar para se despedir.

Mas nem só de caldo se vive. Como disse, precisávamos de um cardápio rico em nutrientes e por isso entramos em uma dessas casas de produtos naturais para escolher nosso acompanhamento. Nos encantamos com os 7 cereais integrais, mais quinua e linhaça. Na verdade em um único pacote temos arroz longo, arroz vermelho, quinua preta, aveia, cevadinha, triticale, trigo, centeio e linhaça. Haja nutrientes!

Seu preparo é praticamente como o do arroz branco tradicional, o que muda é apenas a quantidade de água. Para cada xícara de arroz utilize 2 xícaras e meia de água para o cozimento em fogo brando e panela semitampada.

Extremamente aromático, de múltiplas texturas e diversos sabores, é nutrição que impressiona o paladar.

Agora o grande astro do cardápio, o frango assado. Prato mais que característico dos domingos em família, mas com alguns toques especiais para dar personalidade.

Mesclei o tempero do Jamie Oliver com uma grande dica do Curtis Stone e fiz assim, uma nova receita meio Frankenstein.

Frango inteiro, bem lavado com laranja, temperado com sal, pouco alho, muito azeite e o caldo de mais duas laranjas para marinar.

Geladeira durante toda a noite e no dia seguinte... Dentro da cavidade do frango coloque duas metades de limão siciliano e uma cebola partida em 4 pedaços (essa é a dica do Jamie).

À parte, derreta levemente um pouco de manteiga (basta que esteja maleável e não líquida) e misture folhas picadas de manjericão. Passe essa manteiga entre a pele e a carne do frango (essa é a dica do Curtis).

Regue com a marinada e leve ao forno médio por cerca de 1h30. Algumas mandioquinhas envolta e esperar.

frango a la curtis oliver

Dourado, macio, suculento e tudo mais que se espera de um bom frango assado.

Ah! E nada de vinho para harmonizar, um suco natural de abacaxi com hortelã também combina muito bem e ajuda até mesmo a acentuar os sabores da carne, basta que não esteja carregado no açúcar.

Mamãe bem alimentada, hora de  deixar a mesa e ir correndo servir uma pequena menininha cheia de fome e muita energia no pulmão.

Calma Maria Clara, mamãe só estava enriquecendo o seu leitinho com a ajuda do cardápio que a vovó a titia fizeram pensando em vocês.

É... imediatismo parece também estar no sangue, talvez tanto quanto a paixão por gastronomia.

4 comentários:

  1. Que lindo, parabéns a toda família!

    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma lactnte precis de muitos nutrientes e muita energia pra dar conta desta tarefa.

      Post lindo, comida deliciosa e momento mágico da vida podendo ser compartilhado com todos os meus amores.

      Orgada por tanto carinho!!!

      Excluir
    2. E aguarde... logo mais vc terá uma tia chata em visitas frequentes por aí ;)

      Muitas baladas em vista... hehe

      bj

      Excluir