Alguns pratos são simplesmente uma refeição completa. É o caso do mehchi mahfuf, ou charutos de repolho para os íntimos.
mehchi mahfuf... charutos de repolho para os íntimos |
Em um simples charutinho temos vegetais, proteína, carboidrato... ou seja, um prato que dispensa acompanhamentos.
E como não temos nada além dele, é justo empenhar-se devidamente para seu preparo.
Uma dica que irá facilitar a vida é ir pessoalmente escolher o repolho. Quando a gente faz esta "encomenda" para outras pessoas, elas podem acabar exagerando um bocado e trazendo o maior repolho que encontrarem por aí, né mãe? Isto pode ser um problema, já que devemos ferver o repolho para iniciar esta receita.
Mas não é nada que não possa ser superado com um pouquinho de criatividade. Como por exemplo usar um grande ball de inox, ou mesmo colocá-lo em uma bacia e deixá-lo mergulhado em água previamente fervida por alguns minutos. Enfim, o importante é ferver o repolho.
Ao fervê-lo tornamos as folhas maleáveis, para que não quebrem durante o manuseio. Isto é fundamental para conseguir enrolá-las.
Basta ferver por uns 5 ou 10 minutos para obter este resultado, e então desfolhe com cuidado.
Outra dica é tirar a parte mais grossa do talo da folha, o que também atrapalha bastante na hora de formar os charutos. Particularmente, eu preferi utilizar apenas metade de cada uma das folhas maiores, assim pude retirar totalmente este talo mais grosso e facilitar o meu trabalho.
Folhas preparadas, folhas reservadas.
Em uma travessa misture 1/2 quilo de carne moída, 1 xícara de arroz branco, algumas nozes quebradas em tamanhos irregulares, 1/2 maço de hortelã bem picadinha, 1 cebola e 1 dente de alho também picados, 1 colher (chá) de canela em pó, 1 colher (café) de cravo moído, 1 colher (chá) de noz moscada ralada, pimenta do reino e sal a gosto.
Misture até que fique uniforme. Utilize esta mistura para rechear as folhas de repolho formando charutinhos bem fechados.
No liquidificador bata 5 tomates, 1 cebola, sal e 1 porção de salsinha com 1 xícara de água.
Disponha os charutos em uma panela funda arrumando um ao lado do outro e cubra com o molho de tomates. Ferver por 40 minutos em fogo médio é o suficiente.
Essa receita rende aproximadamente 18 charutinhos (viu? apenas 9 folhas grandes de repolho, ou seja, não é preciso comprar o maior repolho da feira), mas depende muito do tamanho que forem feitos.
Sirva com bastante molho e, se tiver, um pãozinho sírio para ajudar a raspar o prato.
refeição completa e balanceada |
No prato apenas charutinhos enrolados, mas ao parti-los, nos deparamos com a grandeza desta receita. Encontramos ali tudo junto e misturado. Em uma única mordida já conseguimos sentir a harmonia com que se integram todos os elementos.
As especiarias conferem um aroma fantástico e convidativo, e para mim, o repolho é como a cortina que se abre apenas no início de um espetáculo revelando um cenário rico e tão bem elaborado quanto o recheio que começa a se desmanchar pelo prato ao desfazermos o charuto. Aos poucos o paladar começa então a desvendar todos os ingredientes e temperos, é uma surpresa atrás da outra.
Tudo isso sem falar da riqueza nutricional deste prato. Começando pelo repolho, que é uma hortaliça rica em vitamina C, além de ácido fólico, importante aliado contra o câncer. E eu já falei das muitas fibras e pouquíssimas calorias?
Já as nozes são ricas em ômega 3 que tem o poder de mandar o colesterol para bem longe, e a carne é pura proteína animal, que ajuda a formação dos músculos e também de hemoglobinas e anticorpos. Quanto ao carboidrato, proveniente do arroz, é nossa principal fonte de energia. A hortelã auxilia a digestão e nem vou entrar em detalhes de todos os benefícios das demais especiarias utilizadas.
Por que é importante saber de tudo isto? Fácil, porque assim podemos comer aos montes sem culpa nenhuma.
Comida de verdade com sabor de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário