terça-feira, 17 de julho de 2012

Caseirinho

Fome saciada pela divina omelete com gorgonzola e a generosa antecoxa de frango, hora de voltar à cozinha e preparar a marmita do dia seguinte.

Dizem ser coisa de pobre, mas sinceramente? Nada melhor do que quebrar o expediente com um almoço com aroma e sabor de casa. É para mim algo como um momento de meditação.

Por isso, mesmo depois do jantar, quando bateu aquela vontade de sofá, espantei a preguiça e fui lidar com as panelas, preparar algo saudável, cheio de sabor e com alma bem doméstica.

A começar por uma boa saladinha. Daquelas que basta misturar o que se tem na geladeira, neste caso, folhas de espinafre rasgadas, ricota e damascos picados. Sal e azeite bastam para o tempero.

saladinha de espinafre com ricota e damasco

Já o prato principal exige um pouco mais de zelo, mas não deixa de ser também uma grande mistura de ingredientes.

Cortei dois bifes de contrafilé em tiras, temperados com alho, azeite, sal e pimenta-do-reino. Frite em uma panela com um pouco de azeite. Quando já estiver bem fritinho, acrescente uma cebola em fatias finas, Uma porção de azeitonas pretas picadas, e uma abobrinha picada em cubos de tamanhos irregulares.

Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Caso necessário, adicione um pouco de água.

Adicione meio maço de hortelã picada e uma generosa porção de amêndoas torradas. Corrija o sal e está pronto para servir.

cozido de contra-filé com hortelã e amêndoas

Múltiplas texturas e sabores complementares que deixam este picadinho bem caseirinho e despretensioso com ares de comida de chef.

Para acompanhá-lo, arroz com cenourinha, para agregar mais uma cor ao cardápio e torná-lo ainda mais nutritivo.

arroz com cenourinha pra completar um cardápio saudável...

Agora, algo bem característico da administração doméstica, é o reaproveitamento. E foi assim que depois de saborear este cardápio no almoço e no jantar, o final do picadinho ainda foi parar no processador.

Juntou-se em uma grande panela à uma lata de tomates pelados previamente batida no liquidificador com um pouco de água, um pouco mais de sal, salsa e cebolinha e estava pronto o molho de um belo espaguete totalmente sustentável.

macarronada sustentável
Assim, criando e recriando a semana foi passando. Até que chegou a sexta-feira, onde tudo voltou ao normal.

Uma mamãe estava de volta ao lar, pronta para ser recebida de braços abertos por uma filha cheia de saudades, com direito a casa limpa e arrumada, comida na geladeira e uma cachorra feliz e bem alimentada que abanava o rabinho sem parar, mas nada de dar uma lambidinha de boas vindas...

4 comentários:

  1. Respostas
    1. sem falsa modéstia...
      a carne ficou boa mesmo, mas a macarronada, ficou melhor ainda... pode testar a receita q eu garanto ;)

      Excluir
  2. Enquanto isso por aqui tínhamos muitas sopas, vitaminas e sucos.

    Tudo preparado com muito carinho pela mamãe citada, que teve que se dividir = )

    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vcs por aí eu não tenho dúvida que estavam bem, mas acredito q quem estava se fartando mesmo era uma pequena cidadã sempre cheia de fome... hehe

      Excluir