terça-feira, 10 de julho de 2012

Quando os gatos saem...


... os ratos se comportam direitinho. 

Os novos papais da patota passaram alguns dias vivenciando o workshop: "Como Cuidar do Seu Bebê" - curso intensivo destinado aos pais de primeira viagem, oferecido por ninguém menos que a vovó. E se a vovó está com sua pequena netinha, é sinal que por aqui ficamos apenas eu e minha filhota de 4 patas.

Pois é, nada daquela magia em que se vive quando a mamãe está em casa, alguém que sempre pensa em todos e cuida de tudo com tanto capricho e carinho. Chegar do trabalho e já sentir o cheirinho especial da comida prontinha posta à mesa é uma dessas pequenas mágicas que deixei de vivenciar nestes longos dias.

E eu que costumo acordar sempre em cima da hora, me vi acordando com boa margem de antecedência. Muita coisa para fazer. Cuidar de um ajinho de quatro patas, lavar quintal, ajeitar as coisas e claro, cozinhar muito. Tudo para que na volta ao lar minha mãe o encontrasse arrumadinho e acolhedor, afinal, já imaginava que ela precisaria de um bom descanso depois de tantas noites embaladas pelo hit do momento, o "ué é é" da Maria Clara.

Acredito que me saí muito bem. No primeiro dia cheguei como sempre, azul de fome, e fui correndo atacar a geladeira. Só conseguia pensar que bastaria ser algo rápido para me apetecer.

Acabei por grelhar uma antecoxa de frango e acompanhá-la com uma omelete de gorgonzola. Ninguém merece cozinhar com fome.

A antecoxa já estava temperada na geladeira, com sal, alho, azeite, pimenta do reino, limão e vinho branco. Apenas a coloquei no grill e esperei seu tempo de cozimento.

Para a omelete quebrei dois ovos em uma travessa de vidro, acrescentei uma colher (chá) de manteiga, uma pitada de sal, pimenta do reino, uma porção de pequenos cubos de queijo gorgonzola, e o toque final, dado por 2 colheres (sopa) de creme de leite fresco.

O creme de leite deixa a omelete mais leve e fofa, ao mesmo tempo seu centro fica úmido e com uma textura incrível. Todos os ingredientes na travessa hora de bater muito bem com um garfo. Tudo junto e misturado, despeje esta mistura em uma frigideira previamente aquecida com azeite (deve estar bem quente).

Deixe fritar, mexendo para que a parte mais líquida da mistura vá aos poucos entrando em contato com o fundo da frigideira e crie uma crosta na parte inferior. Quando essa crosta já estiver suficientemente grossa, dobre a omelete ao meio, tampe a panela deixe fritar, vire a omelete para que frite por igual.

Um tomate bem picado, temperado com sal, azeite e hortelã completam este rápido jantar.

prato rápido para quem chega em casa azul de fome...

Sou suspeita para falar, adoro omeletes, mas ficou fantástica. Poderia repetí-la durante toda a semana, mas... variar faz parte do cardápio e por isso, após matar a fome que me consumia, voltei para a cozinha para preparar meu almoço e jantar do dia seguinte (sim acreditem, muita disposição para lidar com as panelas).

Desta forma, ao chegar em casa já teria um jantar prontinho me esperando na geladeira. Um delicioso picadinho com abobrinha e arroz com cenourinha, bem saudável e caseirinho, mas esta receita fica para o próximo post...

2 comentários:

  1. Te admiro ainda mais Renata, depois deste post. Há anos não sei o que é ter mãe em casa me esperando com cheirinho de jantar e, mesmo antes de ser eu a mãe, nunca teria essa disposição para preparar algo "rápido" (pq rápido mesmo é comer pão de ontem rsrs, ou aquele macarrão, bem, vc sabe) e sofisticado varada de fome! Isso é um dom especial, estou certa disso. E como vai a nova família? Bjinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! A nova integrante da família está cada vez mais bonita, gordinha e crescida, logo logo já estará metendo a mão na massa, mexendo a panela e picando temperos... hehe
      Mais uma vez fico ruborizada com seus elogios ;)
      obrigada e até breve!
      bj

      Excluir