segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Eu voltei...

...agora pra ficar. Porque aqui, aqui é o meu lugar.

Chega de férias, 2012 já produziu assunto para todo um bloco de retrospectiva e eu aqui só na vida mansa.

Mas que fique claro, aproveitei as minhas férias trabalhando muito para o Gastronomia Doméstica. Imaginem só, a dedicação ao blog foi tanta que cheguei até mesmo a fazer o enorme sacrifício de ir a outro estado só para visitar vários restaurantes, tirar muitas fotos, provar inúmeros pratos e tudo isso para que? Claro, só para ter dicas e posts cheios de novidades. Afinal, as belas praias capixabas e o verão não tiveram nada a ver com esta viagem. Nadinha.

Também trabalhei muito aqui em casa, sempre contando com a ajuda de toda a minha patota favorita. Patota aliás pra quem sempre sobra boa parte do serviço pesado e que está crescendo a olhos vistos com a chegada de uma nova pessoinha muito aguardada.

Foram 2 ceias, almoços de domingo e jantares de não acabar mais que renderão posts por muito tempo.

Bom, como já é de praxe, o ano começa para o Gastronomia Doméstica com a eleição do "Melhores do Ano".

Em 2011 recebi algumas reclamações, dizendo que o esquema de votação estava um pouco confuso, então resolvi simplificar.

Quem vota?
Quem quiser participar, além de claro, toda a patota daqui.

Quais pratos estão valendo?
Todas as receitas postadas aqui no blog durante o ano de 2011 (lembrando que não vale votar nas eleitas do ano passado).

Onde a votação será realizada?
Nos comentários deste post.

Como voto?
Em um cardápio completo, com direito a entrada, prato principal, acompanhamento e sobremesa.

Como será feita a apuração?
Somando os votos. Ganham os pratos que receberem mais votos. Caso seja necessário o voto de minerva será dado pela minha irmã (Erika, a líder da patota).

Até quando pode votar?
Até dia 7 de Fevereiro (data sujeita a mudança).

Haverá algum prêmio?
Sim, alguns brindes exclusivos do Gastronomia Doméstica serão sorteados entre os leitores que publicarem seu voto nos comentários.

Quando sai o resultado?
No dia seguinte ao término da eleição aqui no blog em um post fresquinho.

Estamos combinados? Então já pode correr, reler os posts mais apetitosos e escolher seus preferidos. A eleição já está valendo.

Agora, se estamos de volta a todo vapor, não posso terminar o post sem uma receita. Uma receita com cara e gosto de férias. Pasteizinhos de carne que foram feitos na intenção de acompanhar a cerveja Aecht Schlenkerla Rauchbier Weizen (presente do meu cunhado mais legal).

Primeiro a cerveja. Produzida na cidade de Bamberg, na Alemanha e sim, é uma cerveja rauchbier, ou seja, uma lager carregada em lúpulo e, o principal, feita com malte defumado que lhe confere sabor de bacon.


Nesta versão ela é feita com trigo, deve ser servida com muita espuma, consumida por volta dos 6° e preparar-se para um sabor tão intenso quanto seu aroma. Sua cor é avermelhada e bastante fosca. Ao fim do copo os resíduos tem ainda sabor mais marcante e profundo.

Já deu pra entender que harmonizar esta bebida não é nada fácil. Pois o prato deve ser compatível com a potência de seu paladar. Tendo isto em mente, vamos aos pastéis começando pela massa.

Em uma travessa coloque 2 xícaras de farinha de trigo e uma colher (chá) de sal. Junte então 2 generosas colheres (sopa) de azeite e 3 também bem dosadas colheres (sopa) de cachaça.

A cachaça na massa ajuda a deixá-la bem sequinha e crocante e não afeta o sabor.

Misture tudo muito bem e aos poucos acrescente água morna para dar o ponto. A quantidade de água irá depender da farinha, mas lembre-se que a massa deve ficar bem sequinha, quando eu fiz não foi necessário mais de meia xícara de água.

Massa pronta, enrolar em papel filme e levar à geladeira. Cerca de 30 minutos já são suficientes para esticá-la. Usei a máquina de macarrão para deixá-la bem fininha, mas o rolo e muito braço conseguem o mesmo resultado. Quanto mais fina melhor.

Para o recheio frite em azeite duas porções de bacon em cubinhos (cerca de 100g). Quando estiver bem frito acrescente uma cebola finamente picada e deixe refogar até que ela fique transparente e só então junte 2 dentes de alho bem picadinhos.

Depois da refoga em bacon é hora de colocar 250g de carne moída para fritar. Frite até que ela esteja bem soltinha (evite carne congelada nesta receita pois solta muita água). Junte uma pimenta dedo de moça picada, sal e pimenta do reino a gosto, faça o deglace com cachaça. Tire a panela do fogo e acrescente 7 azeitonas pretas picadas e dois ovos cozidos também em pequenos pedaços. Misture tudo até que fique homogêneo, corrija o sal se necessário e estamos prontos para montar os pastéis.

Corte a massa em pequenos retângulos, capriche na quantidade de recheio que irá colocar no centro e feche a massa com a ajuda de um garfo. Esta receita rende 20 pasteis gordinhos com cerca de 10 cm.

A vantagem de fazer a massa em casa é que fresca ela tem mais elasticidade e isto permite que o recheio seja realmente generoso sem o risco de "rasgar" a massa na hora de fechar os pasteizinhos com o garfo e muito menos de estourar na hora de fritar.

Óleo quente, fritar até dourar e escorrer em papel toalha.


Nada como as férias para nos dar a liberdade de saborear coisas fritas e intensas sem culpa nenhuma. Pensar que agora só me restam os fins-de-semana para me proporcionarem esta sensação...

Pois é, 2012 começa assim, com muitas novidades, mas sem deixar de lado alguns velhos hábitos... como os longos posts de sempre. Fazer o que? Eu me empolgo quando começo a escrever...

4 comentários:

  1. Oi Rê, tudo bem? Segue meu voto:

    16 (porque apesar de não ter ficado 'divino', é uma receita que tem muito potencial)

    41

    63

    93

    Critério: procurei não votar nas receitas que não experimentei (ainda) nem nas que executei.

    Não entendeu nada? Dê um pulinho em sua caixa de mensagens...

    Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando a deixa, me voto é:

    21

    41

    46 (roubei, pois não é acompanhamento... Mas sua massa caseira mereceu destaque em 2011)

    101

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Seguem meus votos:

    Entrada: 09 - Salada quente de abóbora
    Prato principal: 41 - Rosbife mãe do Zeca
    Acompanhamento: 69 - Risoto de alho poró
    Sobremesa: 93 - Sorvete de azeite e vinagre balsâmico

    Agora só resta cruzar os dedos para que o caldo de mocotó não ganhe muitos votos... rs

    E algo me diz que esse prato principal será unanimidade nos votos da patota... hehe

    ResponderExcluir
  4. Olha eu aqui

    meus votos:

    Entrada 06 - batatas recheadas
    Prato principal - 41 - o Zeca tem razão
    Acompanhamento - 09 - Salada quente de abóbora
    Sobremesa - 80 - Cobbler

    Tecla SAP das votações na tabela deste post: http://www.gastronomiadomestica.com/2012/01/hoje-tem-goiabada.html

    bjnhos

    ResponderExcluir