sábado, 24 de dezembro de 2011

Adeus ano velho...

Finalmente as festas chegaram. Este ano além de todos os preparativos gastronômicos, resolvi fazer alguns agradinhos. Presentes personalizados, muitas surpresas, muita decoração e aí já viu. Haja tempo e disposição.

Hoje finalmente está tudo pronto. A parte da ceia que dava para adiantar, como a sobremesa e a terrine da entrada, já estão prontas. As carnes na geladeira marinando. Alguns enfeites colocados e todos os presentes prontos, comprados e embrulhados.

Meus braços ainda doem de toda essa trabalheira e os olhos já estão fechando... mal posso esperar por deitar na minha cama.

Mas então a consciência pesou, afinal estou em débito com o Gastronomia Doméstica. Como dormir sem desejar um feliz Natal a todos que acompanharam as peripécias culinárias deste 2011?

Venho aqui desta vez de maneira breve apenas para desejar um Natal maravilhoso rodeado de pessoas especiais e que 2012 seja um ano doce... doce, salgado, picante, agridoce... enfim, que seja um ano repleto de sabores e sensações.

Para terminar deixo aqui uma receitinha com a intenção de adoçar a reta final de 2011 e dizer que após um curto período de merecidas férias, tudo volta ao ritmo normal. Promessa de ano novo!


Esta receita é bem fácinho e versátil. Nas quantidades que vou passar abaixo rende apenas umas 10 tortinhas pequenas (daquelas forminhas de 7cm de dimâmetro).

Para a massa misture meia xícara de manteiga, 1 xícara de farinha, 1 gema de ovo, 1/4 de xícara de água gelada, 1/2 xícara de açúcar e raspas de 1 limão.

Deixe a massa bastante homogênea manuseando apenas com a ponta dos dedos. Acrescente mais farinha caso sinta necessidade, mas lembre-se que é para ficar bem quebradiça mesmo, então cuidado com o excesso.

Massa pronta, enrole em papel filme e geladeira nela por uns 40 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio.

Em uma panela coloque 1 colher de sopa de manteiga. Quando estiver derretida acrescente uma xícara de leite onde já deve estar dissolvida uma colher (chá) de amido de milho, junte uma lata de leite condensado e 1 gema.

Sempre em fogo médio mexa até engrossar. Reserve, só utilize o recheio quando ele já estiver frio.

De volta à massa, retire da geladeira, faça pequenas bolinhas, coloque a bolinha no centro da forminha e com os dedos espalhe por todo o fundo e laterais da forma (untar a forma fica pela cautela de cada um, por causa da quantidade de manteiga da massa ela solta bem fácil). Uma dica legal é fazer vários furinhos na massa com um garfo, para não formar bolhas.

Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos, ou até que esteja dourada.

Retire do forno e recheie.

Nesta versão de recheio coloquei mirtilos na massa, cobri com o creme e por cima joguei geléia de framboesa.

Para fazer a geléia de framboesa coloque em uma panela as frutas picadas e um pouco de açúcar. A quantidade de açúcar é bem variável, depende da doçura da fruta e de gosto pessoal, eu coloco pouquinho, cerca de 2 colheres de (sopa) para uma caixinha pequena de framboesas.

Acrescente também o suco de meio limão. Espere o açúcar derreter e a framboesa começar a soltar água, então coloque 1/4 de xícara de vodca. Isso ajuda a conservar a geléia por mais tempo e a dar brilho. Cozinhe em fogo baixo até obter a consistência desejada.


Em outra versão dispensei as forminhas, fiz pequenas bolachinhas com a mesma massa. Abri com o rolo deixando a massa entre dois plásticos para não quebrar e usei um cortador para fazer as bolachinhas.

Cobri com o mesmo creme, mas então coloquei maças caramelizadas com um pouquinho de canela polvilhada e uma cereja fresca.


A mudança da fruta muda completamente o sabor, a textura... são dois doces bem diferentes.

Essa massa e esse creme abrem espaço para trabalhar com o recheio que tiver à mão e esbanjar criatividade na apresentação.

Boas festas e mesa farta todos os dias!

5 comentários:

  1. Feliz Natal pra vc tb! E para todos por aí, e uma vida de muitos "sabores" para todos nós em 2012!

    Bjos. Nivia.

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu copiei uma frase sua na minha mensagem de Natal, espero que não se importe, mas coloquei os devidos créditos junto com o link do seu blog. Bjo grande e obrigada! Nivia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Nivea.

    Lógico q não me importo!
    Obrigada pelos votos e um lindo 2012!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa Reeee, como eu queria essa tortinha doceee!!! pqp muiéee
    bjss
    Shey

    ResponderExcluir
  5. Saudades de vc por aqui Shey!
    Sugestão, faça essas tortinhas e fique saboreando devagar, enquanto escolhe os pratos desta eleição de melhores do ano.
    Ou já escolheu seus candidatos? rs
    bjks

    ResponderExcluir