sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pura curtição

Curtir o que se faz é fundamental. Principalmente na hora de apreciar os resultados. Foi assim, na entre safra de Natal e Ano Novo quando finalmente nos programamos para fazer uma elaboradíssima receita capaz de agradar os paladares mais exigentes e que até então eu só conhecia por fotos através das redes sociais.

Receita esta feita para alegrar o prato das crianças e mostrar-lhes desde cedo o lado divertido e espirituoso da cozinha.

Trata-se de salsicha com cabelinhos de espaguete.


É muito legal. E claro, mais básico que isso só macarrão instantâneo e olhe lá.  Primeiro ferva bem as salsichas para tirar toda aquela água mais avermelhada que iria manchar o macarrão. Depois, tire do fogo e corte em rodelas grossas.

Próximo passo espetar espaguetes atravessando as salsichas. Capriche na quantidade de fios por pedaço.

Pronto, cozinhar em água com sal e azeite por uns 15 minutos. Pois é... o macarrão não deve ficar al dente neste caso, precisa de um tempo maior de cozimento para que a parte da massa que fica dentro da salsicha cozinhe também. Os "cabelinhos" ficam bem molinhos mesmo.


Quer melhorar? Cebola e alho na panela refogados em azeite, uma lata de tomates pelados e mais 2 tomates picados sem pele. Deixar ferver, acrescentar um pouco de água, um pouco de sal e apurar. Finalizar com salsa e cebolinha é sempre a dica da casa.

O que mais não pode faltar? Queijo para servir, é claro.


Macarrão, salsicha... preciso falar que a criança aqui repetiu o prato? Pura curtição!

Mas se o prato desperta o interesse de gente miúda a bebida era de gente grande. Cervejas Coopers Best Extra Stout e Vintage Ale.

Diretamente da terra dos cangurus. Produzidas em uma cervejaria independente australiana onde passam por uma segunda fermentação dentro da garrafa.

Começando pela Stout (cerveja de alta fermentação, tipo ale, preta e bem forte). Pois é, a Coopers é forte, escura e brilhante como, na minha opinião, toda boa stout deveria ser. Notas de café e a presença marcante do malte torrado a deixam bastante equilibrada, o mesmo não se pode dizer de quem a aprecia, toda sua força e intensidade são de deixar qualquer um meio balançado (ou balançando).

Mas a grande surpresa para mim foi a Vintage Ale. Esta cerveja passa por um longo período de fermentação, além de ser armazenada em barril de carvalho por 5 anos antes de ser vendida, o que lhe confere ainda mais aroma e sabor.

É do tipo que prova que a maturidade intensifica os pontos fortes. Amarga a ponto de perceber-se o lúpulo, mas extremamente balanceada por seu sabor frutado e bem apurado.


Ótima maneira de curtir a tarde, com boas cervejas e uma receita divertida e inusitada. E você? Curtiu? Então aproveite e curta também a página recém saída do forno do Gastronomia Doméstica direto para o facebook.

Basta entrar aqui e vir curtir com a gente!

2 comentários:

  1. Nossa... essa eu não conhecia! E essa é uma receita que eu encaro fácil. kkk De fazer e comer né kkk

    ResponderExcluir
  2. Opa... essa dá p/ ter ajuda da pequena Livia
    pra fazer e pra comer... hehe ;)

    ResponderExcluir