sexta-feira, 8 de abril de 2011

Forças do Acaso


As grandes invenções da humanidade sempre contaram com uma forcinha do acaso. Na gastronomia não poderia ser diferente.

Muitos pratos são inventados assim, por acidente, esquecimento, um erro mesmo ou um descuido qualquer. Quando esse erro dá certo passamos a tentar repetí-lo e aprimorá-lo, até chegar ao ponto exato.

É o caso da torta Bekewell. Diz a lenda que lá pelos anos de 1800, um cozinheiro, de uma estalagem na cidade de Bakewell, preparava uma torta de geléia tradicional, mas então cometeu um erro. Esqueceu simplesmente de acrescentar à massa, ovos e amêndoas. Na tentativa de consertar a receita acabou colocando a mistura dos ingredientes sobressalentes sobre o recheio.

A mistura resultou em um creme úmido e os fregueses adoraram a inovação.

Bom, se foi inventada por acidente como diz a lenda eu não sei. O que sei é que com certeza os fregueses pediriam de novo, porque a torta é um verdadeiro sucesso.

Chega de história e vamos à receita.

Comece preparando a geléia. Na nossa torta utilizamos geléia de mirtilos. Em uma panela coloque açúcar (mais ou menos 500gr), algumas gotinhas de limão (meio limão é suficiente), muitos mirtilos (usamos 2 caixinhas daquelas que vende em super mercado) e duas colheres (sopa) de vodka (essa dica ajuda a dar brilho na geléia, deixar a cor mais viva e aumenta sua durabilidade também). Deixe tudo ferver muito bem até virar geléia. E claro, deixe esfriar.

Enquanto isso prepare a massa. Misture 1 xícara e meia de farinha de trigo, as raspas de 1 limão, 1/4 de xícara de açúcar e meia xícara de margarina gelada cortada em pedacinhos (daquelas margarinas de culinária). Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Acrescente 1 gema e 2 colheres (sopa) de água gelada e amasse levemente.

Forme uma bola, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos.

Cubra o fundo e as laterais de uma forma (de fundo removível) com a  massa. Apare as bordas com uma faca e fure toda a massa com um garfo, cubra-a com 4 folhas de papel alumínio sobrepostas e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos.

Retire o papel alumínio e deixe mais 12 minutos pra dourar. Deixe esfriar (dentro da forma mesmo) e reserve.

Hora de preparar o recheio. Bata, na batedeira, 1 xícara e mais 1/4 de manteiga amolecida,  e 1 xícara de açúcar. Até ficar bem cremoso.

Desligue, e adicione aos poucos 2 xícaras e mais 1/4 de farinha de amêndoas. Misture até ficar bem homogêneo.

Separadamente, bata 3 ovos com o auxílio de um fuê e incorpore à mistura de amêndoas delicadamente. Deixe na geladeira por 20 minutos.

Agora com todas as partes da torta pronta, basta montar. Sobre a massa distribua uma farta camada de geléia. Sobre a geléia distribua colheradas da mistura de amêndoas. Sobre a mistura, uma camada de amêndoas laminadas. Está pronta.

Leve ao forno, pré-aquecido a 160 graus, por 40 minutos, até o creme firmar e dourar. Antes de servir espere esfriar por uma hora, e polvilhe açúcar de confeiteiro para enfeitar.


Torta fantástica. Cremosa, une o azedinho da geléia com o doce do creme e o crocante das lâminas de amêndoa. Combinação tão perfeita de texturas e sabores que quase nem dá para acreditar que é uma simples obra do acaso.

OBS: A receita e as informações sobre a origem da Bakewell foi tirado do blog A Cozinha Coletiva. Já falei desse blog aqui antes, virei fã mesmo. Receitas incríveis e bem detalhadas, fotos ótimas, blog feito com muito capricho e que sempre me deixa com água na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário