segunda-feira, 25 de abril de 2011

Faça você mesmo

Aqui sempre fomos adeptos do "faça você mesmo". Quando trata-se de gastronomia não é diferente, eu por exemplo, nunca dispensei uma boa massa caseira, mas sendo bem honesta: dá trabalho.

O trabalho não é o preparo da massa, essa é a parte rápida e que não exige prática, nem tão pouco habilidade, mas esticá-la e dar a forma desejada... Haja braço e muita disposição.

Mas meus dias de sofrimento acabaram. Não, não descobri a prateleira de macarrão e nem a geladeira das massas frescas no supermercado, essas opções já me eram familiares. 

Comprei uma reluzente máquina de macarrão.

Brinquedo novo que estica a massa com 9 níveis de espessura e ainda tem cortes para tagliarini e espaguete, o que a gente faz? Estréia!


O desafio era fazer o macarrão mais fininho e humanamente impossível de fazer sem o auxílio de um equipamento adequado. Massa esticada na mínima espessura, mais fininha do que uma folha sulfite e então cortada como espaguete.

Não dá para descrever a bagunça de farinha que fiz pela cozinha e a felicidade e empolgação desta criança com sua nova brincadeira.

Mas essa é outra história, aqui estamos para falar de receitas e vamos começar justamente pela massa. Como sempre, 100gr de farinha para cada ovo, um ovo por porção e um toque de sal e azeite. Amassar tudo e então deleitar-se com o novo utensílio da cozinha.


Massa pronta, arrumada sobre um pano de prato esperando apenas um preparo à altura. Escolhemos um molho a base de abóbora.

Primeiro levei ao forno a abóbora em pedaços envolta em alumínio. Cozinhou por cerca de 40 minutos, até que a abóbora estivesse bem macia, utilizei o espremedor de batatas para fazer um purê. Reservei.

Em uma panela coloquei bastante azeite, dois dentes de alho picados, uma cebola média também picada e deixei refogar bastante. Acrescentei dois tomates sem pele picados e deixei mais tempo refogando. Esse é o momento de adicionar o purê de abóbora e aproximadamente 150gr de queijo parmesão ralado. Mexa bem. Agora já pode desligar o fogo, acrescentar uma lata de creme de leite e meia medida da lata de leite. Corrigir o sal, misturar até que fique homogêneo e para finalizar salsa e cebolinha. 

É chegada a hora de cozinhar o macarrão. Espaguete não é a forma mais fácil de preparar. Ele pode grudar e virar uma verdadeira gororoba, por isso é importante utilizar uma panela grande e não economizar na água. Mais do que isso, um pouco de azeite sempre ajuda, mas o mais importante é mexer o tempo inteiro com um garfo.

Massa caseira e super fina, cozimento rápido. Para ficar al dente não demorou nem 5 minutos, portanto nem é um grande sacrifício a atenção dispensada para evitar qualquer tragédia.

Molho pronto, massa cozida, só misturar tudo e servir com muito queijo ralado.


O espaguete, como já disse, ficou al dente. Por estar exageradamente fino mesclou-se ao molho de tal maneira que pareciam ter sido feitos juntos, nascidos um para o outro. A abóbora e o creme de leite conferiram ao molho sabores suaves e textura sedosa. 

Sem dúvida foi uma noite de estréia com muito sucesso.


Sim, sim... há uma carne acompanhando questa pasta... e não é uma carne qualquer, é mais uma daquelas carnes exóticas que não resistimos a experimentar... mas este é assunto para o próximo post.

Um comentário:

  1. Hummm, ficou amerelinho amarelinho esse macarrão, e abóbora vc sabe que eu a-d-o-r-o. Então, precisamos repetir essa 'brincadeira'.

    ResponderExcluir