quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Trava-línguas


Enquanto Moses supõe que seus dedos são rosas, meu dedos, que não são rosas (e nem suponho isto) fazem rosas.

Mas eu sei que meus dedos não fazem rosas de verdade, apenas um folhado que parece uma rosa.

Rosas de massa e maçã não são rosas, mas massa e maçã podem parecer rosas, desde que massa e maçã sejam preparadas em formato de rosas.

rosas folhadas de maçã

Corte 2 maçãs em finas fatias. Mantenha a casca, tire os caroços. Pingue gotas de limão para que não oxidem e escureçam. Em uma panela, 3 L de água, 1 xícara de açúcar e coloque as fatias de maçãs para ferver por aproximadamente 5 minutos.

Escorra as maçãs e reserve.

Abra a massa folhada até que fique bem fininha, aproximadamente 2mm, e corte em tiras de 5 cm de largura por 20 cm de comprimento. Há quem opte por pincelar uma fina camada de geléia sobre a massa nesta etapa da receita. Dizem que sem a geléia as rosas ficarão secas, e ninguém gosta de rosas secas, mas eu prefiro dispensar a geléia, porque acho que a geléia umedecerá a massa e dificultará o cozimento, mas o critério é pessoal e intransferível.

Tiras de massa pronta, maçãs cozidas, disponha as maçãs longitudinalmente sobre a massa de forma ordenada, sempre a partir da metade da massa para cima. Coloque a primeira fatia com a parte da casca para fora da massa mesmo. A segunda fatia de maçã deve ser colocada na mesma posição da anterior, mas a partir da metade do comprimento da primeira e assim por diante até o final da tira de massa formando uma fila bem comportada. Polvilhe açúcar e canela sobre as fatias de maçãs. Dobre a parte de baixo da massa sobre as maçãs e enrole da ponta final até o início. Parecerá uma rosa!

Difícil de explicar, fácil de fazer!

Unte uma forma redonda pequena, de pão de mel ou cupcake, e coloque as rosas folhadas delicamente para que não percam o formato.

Polvilhe mais açúcar e canela sobre as rosas e leve ao forno preaquecido em temperatura média (180º) por aproximadamente 30 minutos. É importante que a massa cozinhe lentamente para que o miolo (onde a concentração de massa é maior) não fique cru. Caso o forno tenha a opção de cozimento superior e inferior mantenha somente no inferior por tempo prolongado para que a massa fique bem crocante na parte de baixo.

A mamãe mafagafo levou as rosas para seu ninho e os cinco mafagafinhos sentiram-se capazes de desmafagafizar rapidamente.

Três tigres deixaram de ser tristes depois de colocarem de lado os pratos de trigo e provarem essas rosas.

O rato esqueceu de roer a roupa do rei de roma para roer rosas folhadas.

Mas principalmente, Moses deixou de supor que seus dedos eram rosas, pois queria comer as rosas e não poderia comer rosas que fossem dedos.

Porque Moses é Moses.
Rosas são rosas.
Dedos são dedos.
E doces são doces independente da forma que tenham.


Ingredientes

Rosas folhadas de maçã.
2 maçãs
1 Pacote de massa folhada 500g
1 xícara de açúcar
Açúcar e canela para polvilhar

2 comentários:

  1. post psicodélico

    Vamos tentar fazer vídeo da próxima vez que o preparo for difícil de explicar e fácil de fazer?

    ResponderExcluir