segunda-feira, 3 de agosto de 2015

No meio do ciclone

Em pleno inverno o último sábado teve um brilhante sol no céu para comemorar o aniversário da pessoa que eu conheço que mais reclama do sol: eu.

Eu também sou a pessoa que eu conheço que mais gosta de fazer aniversário nessa vida. Ser eternamente adolescente é extremamente demodé.


É a coisa mais moderna que existe nessa vida, mas sei que embora eu já reclame de tudo (até do sol) é um pouco cedo para colocar Rita Pavone no ringtone do celular (o Frank Sinatra ainda é sucesso). Então, enquanto lembro meu próprio nome, continuo comemorando com bolo, brigadeiro e uma receita especial para ser dividida entre pessoas que são mais do que especiais.

Claro que o bolo e o brigadeiro ficou por conta da chef patissier aqui de casa (minha mãe), mas o cardápio do jantar foi escolhido e preparado por mim. E se sou eu indo para a cozinha tem que ter massa. Não podia ser diferente. Mas a massa pode ser bem diferente.

Spatzle! Uma espécie de macarrão alemão que além de muito gostoso é divertido de fazer.

Em uma tigela coloque 6 ovos e com um garfo, ou batedor, bata com um pouco de sal. Acrescente 400 g de farinha de trigo, 200 ml de creme de leite fresco, sal, pimenta do reino e força no braço para misturar tudo muito bem até que fique uma massa lisinha e grudenta. Deixe descansar por aproximadamente 20 minutos e prepare-se para a parte divertida.

Aqueça água e sobre a panela coloque uma daquelas panelas "furadinhas" próprias para cozinhar no vapor. Nessa panela furadinha coloque uma porção da massa do spatzle e com a ajuda de uma colher vá raspando para que caiam pequenas "gotas" de massa na água. Essa é a parte que parece que vai dar trabalho, mas é bem fácil e divertida de fazer.

Coloque a massa aos poucos para cozinhar e deixe ferver por uns 2 minutos apenas. Retire da água, coloque em água fria para interromper o cozimento, seque bem, passe um pouco de azeite e reserve.

Hora do molho de mostarda! 

Comece fritando 600 g de tiras de filé mignon em 1/2 xícara de azeite. Depois de fritar bem, acrescente 1 cebola grande picada, 3 dentes de alho, sal a gosto e frite até dourar, coloque 1/4 de xícara de conhaque e fogo! Porque flambar é tudo de bom.

Após flambar, junte 2 tomates sem pele picados e 1 xícara de leite para fazer o deglacê. Deixe ferver até formar um molho denso e então coloque 1 xícara de creme de leite fresco e 200 g de mostarda dijon. Para finalizar corrija o sal, se necessário, e acrescente salsa e cebolinha a vontade.

Antes de servir aqueça bem um pouco de azeite em frigideira grande e frite o spatzle rapidamente. Agora é só misturar tudo, salpicar queijo ralado e sentir a intensidade deliciosa desses sabores. Tão intensos como a vida deve ser.

spatzle ao molho de mostarda... sabores tão intensos como a vida deve ser...

O mais legal de fazer aniversário é perceber o quanto a gente é capaz de mudar no breve espaço de um ano.

Felizmente sempre o tempo vai correr e basta disposição para que a gente consiga evoluir na mesma velocidade com que a vida acontece.


Ingredientes

Spatzle ao molho de mostarda
Spatzle:
6 ovos
400 g de farinha de trigo
200 ml de creme de leite fresco
sal e pimenta do reino

Molho de mostarda:
600 g de tiras de filé mignon
1/2 xícara de azeite
1 cebola grande
3 dentes de alho
1/4 de xícara de conhaque para flambar (pode ser substituído por cachaça)
2 tomates
1 xícara de leite
1 xícara de creme de leite fresco
200 g de mostarda dijon
sal, salsa e cebolinha a vontade

Queijo para ralar
Youtube para escutar: Envelhecer - Arnaldo Antunes ♥

2 comentários: