terça-feira, 21 de julho de 2015

O pulo do gato

Segundo a sabedoria popular, o pulo do gato seria aquele segredo que só os especialistas possuem.

Muitas vezes confundido com esperteza ou malandragem o pulo do gato está na verdade mais associado ao conhecimento técnico da área. Algo que facilita um trabalho ou lhe garante um resultado final de melhor qualidade.

Quando nossa brincadeira mais frequente se dá entre as panelas, descobrimos quase que diariamente um novo pulo do gato.

Uma maneira de tirar o cheiro de alho das mãos (lavar com bastante água e um punhadinho de sal como esfoliante), um tempo de cozimento que deve ser cronometrado (4 min e meio é o tempo de deixar seu ovo mollet perfeito), ou um jeito diferente de fazer algo que você já estava cansado de fazer (como assar as batatas ao invés de cozinhá-las para que fiquem bem sequinhas e seja mais fácil achar o ponto do nhoque)...

E é este último tipo de descoberta que faz parte da receita de hoje.

Preparar quibe é muito fácil, carne moída, trigo, temperos, misturar tudo e pronto. Certo? Mais ou menos...

Vamos preparar misturando carne moída, trigo e temperos, mas com um pulo do gato que faz toda a diferença.

Primeiro coloque 3/4 de xícara de trigo para quibe de molho em 1 L de água por aproximadamente 30 minutos. Escorra bem (aperte em uma peneira para tirar toda a água) e reserve.

Em uma frigideira frite em 1 colher de azeite 1/2 xícara de bacon em cubos pequenos até que estejam bem dourados. Aí entra o tal do pulo, normalmente nesta hora o bacon sairia do fogo e acrescentaríamos à carne junto com todos os outros temperos bem picadinhos e crus. Desta vez não...

Depois de dourar o bacon acrescente, na mesma frigideira, 1 cebola cortada em finas fatias meia lua, uma pitada de sal e frite até que as cebolas caramelizem. 

Agora sim, tudo igual, em uma travessa coloque 300 g de carne moída de primeira, o trigo, o bacon e a cebola, 2 dentes de alho e salsinha bem picados, sal a gosto, azeite, o suco de 1/2 limão, pimenta do reino e, para dar crocância, 100 g de amêndoas torradas e picadas grosseiramente.

Misture tudo muito bem e coloque em uma travessa untada, com um pouco de azeite, metade desta massa de carne, recheie com 100 g de queijo minas padrão passado em ralo grosso, cubra com a outra metade da massa de carne. Mãos molhadas ajudam a deixar a superfície bem lisinha. Com uma faca marque losangos e regue com azeite.

Leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 35 minutos.

quibe de forno com amêndoas crocantes e de fazer miau

Para acompanhar: pupunha assado.  Corte o pupunha longitudinalmente e tempere com sal, suco de limão, azeite e pimenta do reino branca, acrescente 1 dente de alho (com casca e tudo) e uma rodela de limão. Embrulhe tudo em papel alumínio fazendo uma "almofadinha" é importante fechar bem o alumínio, este é o pulo do gato para que crie vapor dentro do pacotinho e este vapor é que vai ajudar no cozimento do pupunha.

O palmito assa em aproximadamente 40 minutos a 200°, mas depende da qualidade do pupunha, então abra e verifique de tempos em tempos com um garfo a necessidade de permanecer mais ou menos tempo no forno.

a delicadeza e suavidade do pupunha assado

Hora de provar e descobrir um quibe macio, suculento e cheio de sabor. A crocância da amêndoa com o adocicado da cebola e a potência do bacon torna esta mistura fantástica. E realmente, caramelizar a cebola faz toda a diferença. 

Ao acompanhamento cabe o papel de coadjuvante, desempenhado de forma magnânima pelo pupunha com delicadeza e suavidade.

Resumindo: Pupunha assado + quibe de forno = combinação feliz! Daquelas que fazem a gente querer dar pulinhos de felicidade e comer ronronando!



Ingredientes

Quibe de forno:
1/2 xícara de bacon em cubos pequenos
1 cebola
300 g de carne moída de primeira
3/4 de xícara de trigo para quibe
2 dentes de alho
1/2 limão
100 g de amêndoas torradas
100 g de queijo minas padrão
salsinha, sal, azeite e pimenta do reino de acordo com a vontade de cada gato

Pupunha assado:
1  pupunha fresco
1 dente de alho
1 rodela de limão
sal, pimenta do reino branca, suco de limão e azeite para temperar.

2 comentários: