segunda-feira, 7 de abril de 2014

Yohoho! E uma garrafa de rum!

Desde muito antes de Willy Caolho os piratas já despertavam a curiosidade e o fascínio de muitas gerações.

Saber apenas que são ladrões, malvados e grandes bebedores de rum não justifica todo esse interesse, mas quando nos envolvemos com as diversas histórias, percebemos que há piratas para todos os gostos.

De Barba Negra a Jack Sparrow não poderíamos deixar de citar a lenda do Holandês Voador que faz parte até do desenho do Bob Esponja, Long John Silver (talvez o que mais se aproxime de ser o pirata da perna de pau, do olho de vidro, da cara de mau... do clássico A Ilha do Tesouro) e o meu preferido: Capitão Gancho.

Este último aliás, tornou-se o meu preferido quando ganhou uma "releitura" vinda diretamente da sessão "séries que arruínam nossos sonhos infantis": Once upon a time.

Nessa série temos o incrível e lindo Capitão Gancho contra o demoníaco Peter Pan... pois é... uma grande bagunça que é justamente o que torna a série interessante ao misturar muitas das histórias contadas e recontadas infinitas vezes, porém sem o clássico maniqueísmo que as acompanha.

Mas... voltando aos piratas. É de conhecimento público e notório que todo bom pirata bebe rum, muito rum.

O rum seria algo como a cachaça caribenha. Podendo ter inclusive maior teor alcoólico (sim, pode ser mais forte que a cachaça, enquanto pela regulamentação brasileira a cachaça pode ter entre 38% e 48% o rum pode ter entre 35% e absurdos 54%) e feito a partir do melaço ou da mistura de caldo de cana e melaço, enquanto a cachaça é feita apenas  do caldo fresco da cana.

Bom... esperando que algum feijão mágico abra um portal para o quintal aqui de casa e por ele chegue o Capitão Gancho com seu grande navio acompanhado do crocodilo Rumplestiltskin da Branca de Neve e da Rainha má, mantenho na despensa uma garrafa de rum para bem recebe-lo, claro.

E na intenção de tornar esta recepção ainda mais calorosa, faço-me valer de um pouco de magia e transformo esta garrafa em um bolo macio e irresistível. Estou falando de baba au rhum.

Dissolva 15 g de fermento biológico fresco em 6 colheres (sopa) de leite morno, 1 colher (sopa) de açúcar e 1/2 xícara de farinha de trigo. Misture tudo e deixe descansar em um lugar quentinho para ativar o fermento e crescer e crescer por 30 minutos.

Em uma batedeira coloque 200 g de manteiga em temperatura ambiente e 2 colheres (sopa) de açúcar. Acrescente um a um 6 ovos e continue batendo. 

Bata até obter uma massa fofinha antes de adicionar 1 xícara e meia de farinha de trigo peneirada e somente no fim junte o fermento já crescido.

Massa pronta, coloque em forma untada e deixe crescer de novo até que dobre de tamanho antes de levar ao forno preaquecido a 180º.

Enquanto isso... faça uma calda com 4 xícaras de água, 2 xícaras de açúcar e 1 xícara de rum. Ferva até reduzir e engrossar um pouco. 

Quando o bolo estiver assado tire do forno e despeje a calda sobre ele. Guarde aproximadamente 1/3 da calda para servir diretamente no prato.

baba au rhum... fofinho e acolhedor 

Pode-se incrementar um pouco com frutas cristalizadas ou secas e até mesmo servir o baba au rhum com chantilly ou ganache. Depende apenas do gosto pessoal e criatividade.

Realmente parece mágica, misturar os ingredientes e... Abracadabra! Um bolo acolhedor feito com fermento de pão e muito rum (tudo bem, nem tanto rum assim).

Mas cuidado, a magia sempre tem um preço.

Neste caso, nada muito assustador, baba au rhum não costuma fazer ninguém encolher ou mesmo tornar-se um gigante, na verdade por mais fofinho e gostoso que seja, apenas nos cobra o justo preço de lavar uma pilha de louça cantando uma canção de pirata ao terminar a receita... 

Pode não ser tão divertido, mas é bem mais seguro...

"Bravos rapazes, piratas de verdade, 
Empunhem os machados e cortem o cordame. 
Levantem a bandeira da caveira 
Na festa do fogo, da pólvora e do sangue. 
Que nao fique um só vivo e que vença a maldade! 

Yo-ho-ho, e uma garrafa de rum!"

Ingredientes

Baba au rhum:
15 g de fermento biológico
6 colheres (sopa) de leite morno
2 1/2 xícaras de açúcar
300 g de farinha de trigo peneirada
200 g de manteiga amolecida
6 ovos
4 xícaras de água
1 xícara de rum

Um comentário:

  1. Credo, que musiquinha macabra. Não combina com um bolo tão gostosinho.

    ResponderExcluir