segunda-feira, 21 de abril de 2014

Pirando na batatinha

Todo mundo sabe que nhoque bom, é nhoque feito de batata... nada de cenoura, nem azeitona, nem brócolis ou tomate.

Batatas podem não ter pernas para trançar, nem árvores escalar, nem navegar, nem pôr gravetinhos para empilhar, mas ficam felizes quando fazem amigos batatas, unem-se para formar um maravilhoso nhoque e são reconhecidas pelo bom trabalho.

nhoque de batata, nada de cenoura, brócolis ou tomate...

Para quem acha que surtei de vez e não estiver entendendo nada, recomendo assistir este vídeo que certamente deixará seu dia melhor (ao menos um pouquinho mais fofo e divertido).

Voltando às batatas... além da versatilidade no preparo, as batatas possuem uma grande diversidade de formas, texturas, cores e sabores... asterix, monalisa, atlantic, yacon, baroa, doce... Somos todos batata!

Seguindo esta lógica por que não nhoque de batata doce?

Em uma forma coloque 4 batatas doces grandes, partidas ao meio, regadas com azeite e um pouco de sal, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 180º. Devem ficar no forno até estarem bem macias.

Descasque as batatas ainda quentes com o auxílio de um pano de prato e então faça um purê usando um esmagador de batatas. Como a batata doce é mais fibrosa recomendo, após o purê estar pronto, colocá-lo no processador para que fique bem lisinho.

Noz moscada, sal, 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado, 1 ovo e 1 xícara, aproximadamente, de farinha de trigo completam a receita. A farinha de trigo deve ser colocada apenas em quantidade suficiente para que a massa não grude nas mãos.

Misture tudo até obter uma massa uniforme e é hora de enrolar e cortar os nhoques no tamanho de sua preferência. Gosto daquele tamanho que torna possível comê-lo com um único "nhoc".

Água quente na panela, cozinhe até que apareçam na superfície. Agora o último passo antes do molho: puxar os nhoques no azeite. Azeite quente e pequenas porções do nhoque passadas rapidamente pela frigideira para que não grudem quando forem para a forma.

O molho é feito com filés de lombo de porco, achei que combinaria bem com o adocicado da massa. Frite em um pouco de azeite 1 cebola picada em finas fatias até que estejam douradas. Acrescente 2 dentes de alho picados, 800 g de lombinho picado em cubinhos na ponta da faca e deixe fritar. Coloque uma generosa dose de vinho do porto para fazer o deglacê. Acrescente pimenta do reino moída, sal, 1 lata de tomates sem pele picados e 2 tomates frescos e bem maduros sem pele e também picados. Um pouco de água, mexa bem e deixe apurar. Para finalizar corrija o sal se necessário e não poderiam faltar nem a salsa e nem a cebolinha.

Para a montagem, coloque um pouco do molho no fundo da forma, o nhoque, cubra com o restante do molho, parmesão ralado, leve ao forno para gratinar e o batato trem estará pronto para ser servido. 

nhoque de batata doce... 

Mistura de sabores que é um verdadeiro carinho ao paladar e parecem te levar pra lua. Tenho a impressão que se chegar bem perto será possível ouvir as felizes batatinhas cantando: Vem comigo, vem cantar... Batata, batatinha, batatinha, batatinha...


Ingredientes

Nhoque de batata doce:
4 batatas doces grandes
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
azeite, sal e noz moscada a gosto

Molho de lombinho  :
800 g de filés de lombo de porco
1 cebola
2 dentes de alho
1 dose de vinho do porto
1 lata de tomates sem pele
2 tomates maduros
pimenta do reino, azeite, sal, salsa e cebolinha a gosto

3 comentários:

  1. Pirou mesmo. Nem a criança gosta tanto desse vídeo - kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é pq a criança ainda não consegue captar a essência e complexidade do vídeo... kkkkkk

      Excluir
  2. Pirou mesmo. Nem a criança gosta tanto desse vídeo - kkkk

    ResponderExcluir