segunda-feira, 24 de março de 2014

Cozinha Prática

"A prática leva à perfeição" é uma máxima que se aplica muito bem à cozinha. Tentamos, erramos, tentamos de novo, fazemos diversas experiências, aprendemos e enfim conseguimos obter os resultados desejados e alçar vôos maiores nos arriscando em receitas complicadas.

Praticidade é também um termo que cabe como uma luva, afinal precisamos comer todos os dias ao menos 3 vezes e se o cardápio puder ser leve, saudável e rápido, ou seja: prático, então é perfeito para o dia a dia.

Pensando nisso não poderia haver título melhor para um programa de culinária do que Cozinha Prática. E este é o nome do programa de Rita Lobo na GNT.

Receitas fáceis e equilibradas, com direito a dicas de livros que tratam de assuntos relacionados à gastronomia, dicas de utensílios (nem sempre úteis, nem sempre práticos, mas sempre cheios de charme) e dicas de ingredientes coringa para se ter na despensa.

Foi em um dos episódios desse programa que vi a receita deste post: quibe de peixe com salada de iogurte e pepino.

De fácil preparo e alto teor nutritivo, vamos começar pelo quibe de peixe.

Deixe de molho 1 xícara de trigo em uma travessa com água.

No processador (processador é sem dúvida um item essencial a qualquer cozinha que tem a intenção de ser prática) bata 500g de filés de pescada com 1/2 xícara de salsinha até obter uma mistura homogênea. Reserve.

Em uma frigideira com uma generosa quantidade de azeite, caramelize 2 cebolas picadas em finas fatias no formato de meia lua, polvilhe uma pitada de açúcar. Reserve.

Escorra bem o trigo com o auxílio de uma peneira e coloque em uma tigela, misture o peixe, as raspas de 1 limão e de 1 laranja pequena, 1/2 xícara de nozes picadas e a cebola. Tempere tudo com sal e pimenta do reino e misture bem. 

Coloque em uma forma untada com azeite. Com a mão molhada alise a superfície e dê o toque final riscando losangos com a ajuda de uma faca. Um pouco mais de azeite sobre o quibe antes de levar ao forno preaquecido a 180º.

quibe de peixe, prático e nutritivo

Para acompanhar a refrescante (claro que é refrescante, ela é feita com hortelã) salada de pepino com iogurte que é sempre bem vinda. Me pergunto porque não repetimos esta receita com maior frequência por aqui...

Lave e seque bem 2 pepinos japoneses e uma porção de folhas de hortelã. Corte ambos em finas fatias. Em uma tigela misture 1 copo de iogurte natural, azeite, sal e pimenta-do-reino. Junte ao iogurte a hortelã e o pepino e misture.

salda de pepino e iogurte com folhinhas refrescantes de hortelã

Sabor de comida saudável, daquelas que nosso corpo agradece principalmente por não pecar no sabor. A cebola caramelizada faz toda a diferença no quibe e a hortelã da salada além de torná-la obviamente refrescante, ainda faz um excelente link com o quibe trazendo um sabor um pouco mais conhecido a este prato tradicional preparado com um ingrediente tão inusitado quanto o peixe.

Mais prático que isso, nem delivery.

Ingredientes:

Salada de pepino e iogurte
2 pepinos japoneses
1 copo de iogurte natural
1 porção de hortelã
azeite, Sal e pimenta do reino a gosto

Quibe de peixe
500g de pescada limpa
½ xícara de salsinha
2 cebolas 
1 pitada de açúcar
1 xícara de trigo para quibe
Raspas de 1 laranja pequena
Raspas de 1 limão
½ xícara (chá) de nozes picadas
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

2 comentários:

  1. Eu adorei estas receitas, sempre tento emplacar esta salada lá em casa, mas tenho enfrentado muita resistência - hahaha. Quanto ao Programa tenho cá minhas ressalvas ; )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resistência?
      Não acredito... rs
      Nem tão prático, nem tão útil, mas sempre cheio de graça... rs

      Excluir