Embora muito pouca gente já tenha entrado em um castelo de verdade, e talvez justo por isto, palácios com belos jardins e grandes salões de baile povoam a imaginação de pobres mortais.
Desde pequenos ouvimos diversos contos sobre princípes e princesas, de Disney aos livros didáticos de história (se bem que neste último com muito menos glamour). E não adianta negar, em 2011 o casamento do Príncipe William e Kate Middleton provou que este fascínio pelo sangue real não é coisa do passado.
Gostamos tanto destas histórias que na primeira oportunidade que temos de ir à praia, aprendemos logo de cara a encher o baldinho e virá-lo na areia e com isto gastamos horas divertidas das férias desenvolvendo técnicas e aprimorando sua engenharia com pontes, torres, portas e janelas.
Depois que crescemos, muitas vezes ainda nos pegamos construindo alguns castelos de areia (ainda mais frágeis do que os que são demolidos pelas ondas do mar). Quando aprendemos a desfazê-los fazemos de nossa casa nosso castelo e nos conformamos com a vida real deixando a realeza pra lá.
Enfim, as diversas lendas de passagens secretas, fantasmas, bruxas e fadas madrinhas conferem aos castelos esta aura de mistério e magia. Isso sem falar dos bailes. Ah! Os bailes. Quem não gostaria de ser convidado a participar de um delicioso banquete ou dançar em companhia das pessoas mais ilustres da corte?
Outro dia (daqueles que já faz tempo) me chegou às mãos através de uma amiga querida (Lud, esta é você), um livro de receitas do castelo de Caras. Julgamentos quanto à revista a parte, receitas são sempre bem vindas, ainda mais receitas de um castelo (seja ele qual for).
receitas dignas da realeza |
Ao contrário das minhas expectativas sobre os fartos banquetes, percebi que todas as receitas são meio light. Acho que modelos e atrizes possuem dieta mais rígida do que as princesas. De qualquer forma, suas páginas estão repletas de muitas receitas interessantes e excelentes dicas que não poderiam ser desperdiçadas.
Por isto colocamos nossos vestidos longos, fizemos o cabelo com muito laquê, não deixamos faltar a tiara brilhante e muitas outras jóias e corremos para a cozinha testar umas receitinhas da nobreza, mas é claro, sem deixar o toque plebeu de lado.
Salada jardinière, 1 maço de agrião lavado, 1 funcho em finas fatias, alguns tomates sweet, e pequenos pedaços de muçarela de búfala. Para o molho, 1 copo de iogurte, o suco de meio limão, azeite, sal e uma pequena porção de sementes de mostarda. Misture tudo muito bem e sirva com a salada.
Para o prato principal: Roulês de verão. Prepare o recheio misturando 4 cenouras médias raladas, 350g de ricota, 6 fatias de presunto de parma em pequenas tiras, 2 cebolas e 1 dente de alho ralados, 2 ovos levemente batidos, sal, salsa e cebolinha a gosto.
Enrole os bifes sobre este recheio e prenda com auxílio de palitos de dente, (esta quantia de recheio é suficiente para 10 roulês bem generosos). Depois de enrolados passe na farinha de trigo, no ovo batido e por fim na farinha de rosca com um pouco de queijo ralado.
Unte uma forma com azeite e asse em forno a 180º por aproximadamente 30 minutos.
roulês de verão e salada jardinière |
A salada é apaixonante, muitas texturas e sabores. O Roulê também surpreende, podia-se distinguir todos os ingredientes em perfeito equilíbrio. Um verdadeiro deleite ao paladar.
Mas nenhum banquete seria completo sem sobremesa. Yogo de frutas vermelhas, bata no liquidificador 2 copos de iogurte, 1 lata de leite condensado e 200g de frutas vermelhas (optamos por morangos e amoras).
Algumas horas no freezer até congelar. Algumas horas depois... tire do freezer e bata tudo de novo. Mais freezer, mais liquidificador, mais freezer e está pronto para servir. Aconselhamos servir com alguma calda de frutas, fizemos a nossa de ameixa.
sorvete de iogurte com frutas vermelhas e calda de ameixa |
Delicioso, mas achei que faltou um pouco de cremosidade, quem sabe na próxima vez além do leite condensado (que não é original da receita) não adicionamos também um poquinho de creme de leite? Parece que falta liga quando o sorvete não tem gordura.
Depois da sobremesa nada de valsa, hora de virar abóbora e voltar ao felizes para sempre. Afinal, a felicidade não se esconde em castelos, mas nos momentos especiais que passamos ao lado das pessoas que amamos.
Ingredientes
Salada jardinére:
1 maço de agrião lavado
1 funcho (erva docve)
1 caixa pequena de tomates sweet
muçarela de búfala.
Molho
1 copo de iogurte
o suco de meio limão
azeite, sal e uma pequena porção de sementes de mostarda.
Roulês de verão:
10 filés (pode ser miolo de alcatra ou coxão mole, devem estar bem fininhos para facilitar a hora de enrolar)
Farinha de trigo e de rosca para empanar
Queijo ralado
1 ovo
Recheio
4 cenouras médias
350g de ricota
6 fatias de presunto de parma
2 cebolas
1 dente de alho
2 ovos
sal, salsa e cebolinha a gosto.
Sorvete de iogurte:
2 copos de iogurte
1 lata de leite condensado
200g de frutas vermelhas (optamos por morangos e amoras)
Nenhum comentário:
Postar um comentário