segunda-feira, 9 de abril de 2012

Bem Simples

De um jeito meio tímido e pouco articulado, o canal Bem Simples surgiu. E com uma mudança aqui, outra ali, foi crescendo até tornar-se um canal dinâmico e de conceito bem definido. Não era para menos, eles investiram não só em figurinos mais descontraídos e assuntos cotidianos, mas em apresentadores que realmente entendem do que falam.

Como o chef Rogério Shimura. Ninguém menos que o sócio da padaria "Em nome do pão" junto com Alex Atala. Quer mais? Diretor de Panificação da Associação Brasileira de Alta Gastronomia. Mais ainda? Que tal dizer que é professor de renomados cursos de gastronomia e panificação? Além de tudo isso ainda encontra tempo para apresentar o programa "A Confeitaria" no canal Bem Simples. Pois é, se alguém entende de panificação, esse alguém é Rogério Shimura.

schiacciata - nome nada simples

A primeira coisa importante é aprender que massa de pão não é feita a olho. Existem técnicas e proporções precisas para se conseguir um pão macio, fofinho, aromático, saboroso... lindo. Uma verdadeira aula de química.

E foi assistindo à uma dessas aulas (de química ou de confeitaria) que descobri a receita de schiacciata. Receita que me fez ficar com os olhinhos do Gato de Botas do Shrek ao encarar minha mãe pedindo que ela me desse a oportunidade de provar tal sabor.

Por que eu mesma não quis testar a receita? Bem simples esta resposta, porque minha mãe é o Rogério Shimura aqui de casa. Mas fiquei ali, observando o passo a passo, anotando cada detalhe e admirando cada movimento. Assim, quando eu me arriscar a fazer, já terei toda a teoria necessária.

Vamos à receita. Em um recipiente, misture 3 xícaras de farinha de trigo e 3 colheres (sopa) de açúcar. Acrescente meia xícara de leite e misture até ficar uma farofa. Esfarele então 21g de fermento biológico sobre a massa. Sove até que fique bem compacta. Junte 3 pitadas de sal, 5 colheres (sopa) de manteiga sem sal e coloque mais meia xícara de leite.

Agora vem a parte mais interessante desta receita.Estique a massa fazendo circunferências com a palma da mão. Junte a massa com o auxílio de uma espátula. Repita o movimento até que fique bem lisa e homogênea.

Deixe descansar em um recipiente com 50g de azeite, por 20 minutos. Enquanto isso... prepare o recheio.

Este é o momento de deixar a criatividade fluir. A receita original é com cebolas roxas, gruyère, tomilho e sal grosso. Na versão daqui de casa fomos de tomate seco, azeitonas, orégano e sal grosso.

Após o descanso, abra a massa em uma assadeira bem untada com azeite. Coloque o recheio apertando a massa com as pontas dos dedos. Mais descanso... deixe fermentar até dobrar de volume por mais ou menos 1 hora e asse a 180°C por cerca de 25 minutos.

o pão mais fofo que eu já provei na minha vida

Descrevendo o sabor em 3 passos:

1 Foi o pão mais fofo que eu já provei na minha vida. Sério!
2 Muito versátil, pois os sabores do recheio só dependem de criatividade.
3 Difícil é parar de comer.

Resumo da experiência? Nada como ter uma receita de quem entende do assunto.

4 comentários:

  1. E eu perguntei se era focaccia e vcs disseram que era. Vou te contar, viu!

    Focaccia ou schiacciata só sei que estava mesmo uma delícia.

    BJKS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas eu tentei falar esse nome... só não lembrei direito... hehe

      mas q é fofinho, é... rs ;)

      Excluir
    2. Focaccia e schiacciata são a mesma coisa. Na Toscana se usa mais schiacciata.
      Porém, nunca vi preparada com leite.

      Excluir
    3. suspeitei desde o princípio! ;)

      Obrigada pela contribuição Dani, se tentar a receita depois vem aqui dizer se o leite ajuda ou atrapalha a receita... rs

      abs

      Excluir