E já que estamos falando das belezas de um país tropical... vamos às frutas!
Para mim nunca é muito fácil incorporar frutas na rotina alimentar. Falta de hábito mesmo. E hábito é algo que a cada ano torna-se mais importante. Adoro uma rotina e manter as mesmas manias dia após dia...
Mas, moro em um país tropical com abundante oferta de frutas e entendo o quanto são importantes para uma alimentação saudável. Portanto, já que não vou criar um momento específico para o consumo dessas delícias suculentas, a solução é incorporá-las ao cardápio.
Simples assim, e profundamente inspirada em outros trópicos, resolvi misturar coco e abacaxi com a minha proteína preferida, o famigerado franguinho!
Qual parte do franguinho? Sobrecoxas, claro!
Mas vamos começar descascando o abacaxi. Descasque 1/2 abacaxi pérola (não precisa estar muito maduro, um pouco de acidez é bem vinda à receita). Corte em fatias grossas (1,5 cm aproximadamente) retire o miolo e divida cada fatia em 6 partes.
Aqueça 1 generosa colher (sopa) de manteiga em uma frigideira grande com 1 fio de azeite e depois que a manteiga estiver bem derretida coloque os pedaços de abacaxi para dourar até que fiquem bem caramelizados. Retire da frigideira e reserve.
Na mesma frigideira frite agora 4 sobrecoxas, desossadas, divididas ao meio e temperadas com 2 dentes de alho bem picados, sal, azeite e pimenta do reino. Mais uma vez, deixe que dourem dos dois lados, retire da frigideira e reserve.
Novamente, mesma frigideira, hora de dourar 1 cebola em finas fatias meia lua. Deixe fritar até caramelizar. Quando a cebola estiver no ponto, diminua o fogo e faça o deglacê com 1 vidro de leite de coco. Acrescente 1 colher (café) de pimenta caiena (cuidado com a caiena), um pouco de sal, pimenta do reino e misture até que o leite de coco absorva todo aquele sabor da caramelização das frituras anteriores. Só então volte o abacaxi e o frango para a frigideira, deixe cozinhar semi-tampado por aproximadamente 30 minutos.
Tempo suficiente para preparar o acompanhamento.
Em uma vasilha coloque 1 xícara de couscouz marroquino e 1 xícara de água morna com um pouco de azeite e sal. Espere 20 minutos para que o couscouz absorva o líquido e então adicione 7 castanhas do pará picadas grosseiramente, 1 generosa porção de parmesão ralado e outra generosa porção de cebolinha fresca picada.
Pronto!
frango tropical, com leite de coco e abacaxi. |
A combinação do couscouz com o frango fica em completa harmonia. Todos os elementos em um único prato: salgado, doce, crocante, picante e ácido em fino equilíbrio.
Os sabores tropicais estão ali, presentes, mas devo confessar que apesar da leveza do couscouz e do frescor da cebolinha, esta não é a receita mais indicada para um típico dia de clima tropical.
O frango é quente e apimentado. Chega a fazer a gente suar um pouquinho à mesa. Mas suar também é algo bem tropical e que pode ser bem divertido. Como, por exemplo, quando a gente dança acompanhando a banda, da, da.
Ingredientes
Frango com abacaxi e leite de coco:
4 sobrecoxas (desossadas e partidas ao meio)
2 dentes de alho
1 colher (sopa) manteiga
1/2 abacaxi pérola
1 cebola
1 vidro de leite de coco
1 colher (café) de pimenta caiena
sal, azeite e pimenta do reino
Couscouz marroquino:
1 xícara de couscouz marroquino
1 xícara de água morna
7 castanhas do pará picadas
parmesão ralado, cebolinha fresca, sal e azeite
Dançar é muito bom...
ResponderExcluirO calor dos trópicos também...
Essa receita parece boa, mas não experimentei : (
Só queria dizer que calor oprime... :P
ExcluirSua mãe experimentou e gostou... repetimos qualquer dia desses ;)