domingo, 23 de agosto de 2015

Fantástico!

Raros são os momentos mais confusos do que o fim de um domingo. 

Aquela hora em que ainda sente-se feliz por um fim de semana bem aproveitado, mas pontadas de angústia já batem à porta. Quem nunca?

Todo o planejamento para a semana já está mentalizado, mas lá no fundo há uma voz que faz questão de lembrar das ínfimas chances de sobreviverem... Dietas e promessas entram na lista.

A orgia gastronômica do almoço ainda está viva na memória, mas o relógio diz que já é tempo de uma nova refeição. 

É nesta hora, entre a felicidade e a insatisfação, entre o desejo e a obrigação, a determinação e o comodismo e tantas outras filosofias completamente compatíveis com a preguiça dominical que mais precisamos de uma refeição repleta de sabores familiares.

Mas que seja simples, muito simples e rápida de preparar e ainda assim, capaz de proporcionar uma breve emoção.

Comece cozinhando 1 batata média cortada em largas tiras na água fervente por 15 minutos. Escorra, seque e reserve.

Em uma travessa coloque 3 ovos, 1/4 de xícara de leite, 1 colher (café) de fermento em pó, salsa e cebolinha a vontade, azeite, sal, pimenta do reino e bata com um garfo até que fique apenas uniforme. Misture delicadamente 1 xícara de queijo branco picado e a batata que deve estar bem sequinha para que não grude no fundo da forma.

Forma untada com azeite, mas antes de colocar a mistura de ovos aqueça a forma na boca do fogão rapidamente. Agora sim, despeje a mistura de ovos e leve ao forno preaquecido a 150º por aproximadamente 25 minutos (ou até que esteja dourada).

omelete de forno com batata e salsinha, muita salsinha!

Não é um suflê, mas também não é a mesma velha omelete com batatas de sempre. Simples de fazer e deliciosa. Casquinha crocante por fora, fofinha por dentro, sabores reconfortantes e cheios de vida.

Vida que já ouve ao longe uma conhecida canção que anuncia a proximidade da segunda-feira com suas expectativas tão reais quanto imaginárias só permitidas neste espaço das noites de domingo.

É fantástico!


Ingredientes

Omelete de forno:
1 batata média 
1 xícara de queijo branco
3 ovos
1/4 de xícara de leite
1 colher (café) de fermento em pó
salsa, cebolinha, azeite, sal e pimenta do reino a gosto

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Lei do mínimo esforço

Não adianta negar. Todo mundo tem um dia de preguiça. Aquele dia que cansa até pensar em levantar da cama para ir deitar no sofá.

Mas... dormir dá fome. 

Pra essas horas é sempre bom ter algumas cartas na manga. Uma dessas cartas é ter pão no congelador. Isso mesmo, e não pense que é aquele pão congelado que compramos no supermercado e depois de pronto lembram de longe, bem de longe um pão de padaria. Não!

Este pão é aquele pão comprado na padaria mesmo, bem fresquinho. Só que  embrulhado em papel filme e colocado no congelador. Simples assim. Vai do freezer ao forno, direto, aproximadamente 10 minutos e o pão fica crocante por fora, macio por dentro e capaz de derreter a manteiga...

Enfim, ter um pãozinho desses no congelador já é algo bom pra quem tem que preguiça de ir até a padaria. E só com manteiga já seria delicioso, mas que tal quadricular este pão sem chegar ao fim e preencher os cortes com uma mistura feita com 1 tomate picado em cubos, folhas de manjericão e lascas de parmesão temperada com azeite, sal e pimenta do reino?

Não tem manjericão em casa? Troca por orégano. Não tem parmesão? Serve mozzarella. Não tem azeite? Sempre há manteiga. Quer incrementar mais? Que tal bacon? Aproveite o que estiver disponível e divirta-se. A ideia é fazer algo gostoso com o mínimo esforço possível.

receita preguiçosa para um dia de preguiça recheado de queijo, tomate e manjericão


Porção individual, crocante, cheia daqueles sabores reconfortantes que fazem sentir aquele soninho gostoso depois de comer.

Falando nisso... acho que ouvi meu travesseiro me chamar... e sabe como é... travesseiros não gostam de esperar.


Ingredientes

Pão marguerita:
1 pão francês
1 tomate
manjericão, lascas de parmesão, sal, pimenta do reino e azeite a gosto

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

No meio do ciclone

Em pleno inverno o último sábado teve um brilhante sol no céu para comemorar o aniversário da pessoa que eu conheço que mais reclama do sol: eu.

Eu também sou a pessoa que eu conheço que mais gosta de fazer aniversário nessa vida. Ser eternamente adolescente é extremamente demodé.


É a coisa mais moderna que existe nessa vida, mas sei que embora eu já reclame de tudo (até do sol) é um pouco cedo para colocar Rita Pavone no ringtone do celular (o Frank Sinatra ainda é sucesso). Então, enquanto lembro meu próprio nome, continuo comemorando com bolo, brigadeiro e uma receita especial para ser dividida entre pessoas que são mais do que especiais.

Claro que o bolo e o brigadeiro ficou por conta da chef patissier aqui de casa (minha mãe), mas o cardápio do jantar foi escolhido e preparado por mim. E se sou eu indo para a cozinha tem que ter massa. Não podia ser diferente. Mas a massa pode ser bem diferente.

Spatzle! Uma espécie de macarrão alemão que além de muito gostoso é divertido de fazer.

Em uma tigela coloque 6 ovos e com um garfo, ou batedor, bata com um pouco de sal. Acrescente 400 g de farinha de trigo, 200 ml de creme de leite fresco, sal, pimenta do reino e força no braço para misturar tudo muito bem até que fique uma massa lisinha e grudenta. Deixe descansar por aproximadamente 20 minutos e prepare-se para a parte divertida.

Aqueça água e sobre a panela coloque uma daquelas panelas "furadinhas" próprias para cozinhar no vapor. Nessa panela furadinha coloque uma porção da massa do spatzle e com a ajuda de uma colher vá raspando para que caiam pequenas "gotas" de massa na água. Essa é a parte que parece que vai dar trabalho, mas é bem fácil e divertida de fazer.

Coloque a massa aos poucos para cozinhar e deixe ferver por uns 2 minutos apenas. Retire da água, coloque em água fria para interromper o cozimento, seque bem, passe um pouco de azeite e reserve.

Hora do molho de mostarda! 

Comece fritando 600 g de tiras de filé mignon em 1/2 xícara de azeite. Depois de fritar bem, acrescente 1 cebola grande picada, 3 dentes de alho, sal a gosto e frite até dourar, coloque 1/4 de xícara de conhaque e fogo! Porque flambar é tudo de bom.

Após flambar, junte 2 tomates sem pele picados e 1 xícara de leite para fazer o deglacê. Deixe ferver até formar um molho denso e então coloque 1 xícara de creme de leite fresco e 200 g de mostarda dijon. Para finalizar corrija o sal, se necessário, e acrescente salsa e cebolinha a vontade.

Antes de servir aqueça bem um pouco de azeite em frigideira grande e frite o spatzle rapidamente. Agora é só misturar tudo, salpicar queijo ralado e sentir a intensidade deliciosa desses sabores. Tão intensos como a vida deve ser.

spatzle ao molho de mostarda... sabores tão intensos como a vida deve ser...

O mais legal de fazer aniversário é perceber o quanto a gente é capaz de mudar no breve espaço de um ano.

Felizmente sempre o tempo vai correr e basta disposição para que a gente consiga evoluir na mesma velocidade com que a vida acontece.


Ingredientes

Spatzle ao molho de mostarda
Spatzle:
6 ovos
400 g de farinha de trigo
200 ml de creme de leite fresco
sal e pimenta do reino

Molho de mostarda:
600 g de tiras de filé mignon
1/2 xícara de azeite
1 cebola grande
3 dentes de alho
1/4 de xícara de conhaque para flambar (pode ser substituído por cachaça)
2 tomates
1 xícara de leite
1 xícara de creme de leite fresco
200 g de mostarda dijon
sal, salsa e cebolinha a vontade

Queijo para ralar
Youtube para escutar: Envelhecer - Arnaldo Antunes ♥