Ah! O poder calmante da fruit de la passion.
Fruit de la passion é o nome francês do maracujá. E não vá pensando que é que sobre qualquer paixão que estamos falando não. Mas sim da Paixão de Cristo.
Os religiosos europeus encantados com a beleza de suas flores às associaram à coroa utilizada por Jesus e suas cores coincidiam justamente com as cores que a igreja usava na semana santa. Resumindo, o maracujazeiro tornou-se uma excelente forma encontrada pelos padres missionários de utilizar metáforas na catequezição.
Independente de qualquer explicação sobre esse batismo, sua flor é linda e sempre achei seu sabor bastante sedutor.
Já no Brasil... maracujá vem do tupi e quer dizer "alimento na cuia" o que dispensa qualquer explicação.
Enfim, não é de hoje que o maracujá é minha fruta preferida. Além de ser maravilhosamente azedo (há controvérsias sobre isso, né mãe?) ainda deixa uma leve sensação de torpor e relaxamento. Por isso, nos dias mais tensos uma boa idéia é incluir este fruto no cardápio.
Optei pelo clássico e irresistível salmão ao molho de maracujá.
Como todo filé de peixe, grelhar o salmão é bem simples, basta aquecer uma frigideira com um pouco de azeite, e então deixe 3 minutos, primeiro com a pele para baixo para ficar bem crocante e depois vire e deixe mais 2 minutos. Fica no ponto certinho.
O molho é igualmente simples e rápido. Em uma panela derreta 1 colher de manteiga, 2 colheres de açúcar mascavo e acrescente a polpa de 2 maracujás. Deixe ferver por 5 minutos e acrescente uma lata de creme de leite.
Na hora de servir, basta repousar o molho sobre o salmão.
Suculento e com perfeita combinação de sabores e texturas sem falar que é um prato bastante saudável.
Mas se estamos falando de comidas com efeito relaxante não podemos esquecer das sobremesas.
Que tal uma indicação daquele chef australiano de quem eu adoro comentar aqui no blog?
Pois é, mais uma receita a lá Curtis Stone: Granita de maracujá.
Ferva meia xícara de açúcar com meia xícara de água, coloque a polpa de 3 maracujás, um generoso punhado de folhas de hortelã picadas e algumas gotas de limão.
Leve ao freezer, a cada 20 minutos raspe o gelo formado nas beiradas com um garfo, misturando com o meio até que esteja completamente congelado e tenha o aspecto de pequenos grãos (umas 4 idas e vindas ao congelador mais ou menos).
Servi sobre uma salada de frutas de manga e morangos. Achei fantástico, mas como dica fica certificar-se que seus convidados tenham uma mínima tolerância ao azedo. Minha mãe por exemplo não conseguiu comer a salada de frutas até o fim nem com a ajuda de muito leite condensado.
Mas eu e minha irmã aprovamos o delicioso e refrescante azedinho combinado com o doce das frutas da estação.
De resto basta aproveitar os sabores com efeito tranquilizante e sem contra-indicações... quer dizer... overdose de maracujá pode ter como efeito colateral o sono, muito sono.
ZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzz
Nossa, que foto linda do salmão. Muiiito suculento. Deu até água na boca.
ResponderExcluir