sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A favorita

Não, eu não estou sozinha. Uma pesquisa feita com mais de 16 mil pessoas em 17 países diferentes descobriu que macarrão é a comida preferida do mundo. Dá-lhe espaguete na rapaziada.

Para surpresa dos pesquisadores no Brasil a feijoada ocupa apenas a 4ª posição com menos de 5% da preferência, já disparada em primeiro lugar com mais de 20% está ela, a lasanha.

Gastronomia Doméstica apoiando as IMPORTANTÍSSIMAS descobertas científicas não poderia deixar de homenagear essas novidades capazes de mudar os rumos da história quanto ao conceito que temos sobre os pratos que melhor representam nossa soberana nação.

Posto isso, aqui estamos nós com uma criativa receita de Lasanha.

Dessa vez nada de farinha, ovos, suor e sujeira. Aproveitei para valorizar o produto regional comprando na altamente recomendada casa de massas MR, na rua de trás aqui de casa. Massa fresca, fininha, amarelinha, saborosa e com preço justo.

Se não há trabalho com o preparo da massa, podemos então nos concentrar no molho, no recheio, no queijo e em todos os sabores que iremos misturar.

Me inspirei livremente no ravioli que postei aqui no blog em misturas exóticas.

Na panela sempre o queridíssimo azeite levemente aquecido e começamos os trabalhos com um alho poró em fatias bem fininhas. Deixe refogar até murchar bem e então frite 1 quilo de linguiça calabresa fresca sem pele e moída no processador.

Aproveitei para tirar o excesso de gordura da linguiça nesta manobra. Hora de fritar e fritar e fritar. Algumas gotinhas de tabasco, bem de leve, uma lata de creme de leite, desliguei o fogo e então acrescentei um punhado de biscoitinhos amaretti que esfarelei com a ponta dos dedos.

Molho pronto e reservado, hora de fatiar algumas peras. Finas fatias de 4 peras com algumas gotinhas de limão para não escurecer. Em uma frigideira manteiga, onde deixei as peras cozinharem até ficarem macias. Mais uma parte do recheio pronta e reservada.

Queijo camembert em finas fatias, requeijão cremoso e parmesão ralado a postos, estamos prontos para começar a montagem.

Comecei pincelando requeijão cremoso no fundo da travessa, uma camada de massa, uma bem servida porção de molho, uma camada de pera e sobre as peras, esparsas fatias de camembert.

Mais massa, mais molho, mais pera, mais queijo, mais massa, mais requeijão e muito, muito parmesão ralado.

Forno quente e bora gratinar.


Como posso descrever? Ah! Já sei. Uau!!!!

Incrível combinação de sabores em uma lasanha cremosa e muito recheada. Perfeitamente entendido porque é preferência nacional.

Aos vencedores a lasanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário