quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Anoiteceu...


Provar os deliciosos sabores do Natal.

É isso aí. O tumultuado 2016 está partindo. É hora de dizer adeus e cruzar os dedos para que 2017 seja menos. Menos tenso, menos problemático, menos injusto, menos traumático, menos corrido. E mais. Mais feliz, mais rico, mais saboroso e com um toque de pimenta, porque afinal não somos muito fãs de tédio por aqui.

E para começar as comemorações de fim de ano em grande estilo não poderia faltar uma massa. A preferida: ravioli!

Para o recheio bata no processador 300 g de gorgonzola com um fio de azeite e 1 cebola. Deixe que vire uma pasta uniforme e então misture com 5 peras portuguesas verdes (bem firmes) raladas e 150 g de nozes torradas e picadas. Tempere com um pouquinho de sal, algumas gotinhas de limão, salsinha e pimenta do reino. Reserve.

Para a massa misture 200 g de semolina de trigo, 200 g de farinha de trigo, 3 ovos inteiros, 3 gemas, noz moscada, 1 pitada de sal e 1 fio de azeite. Misture tudo até que desgrude da mão. Estique bem fininho com a ajuda de um rolo de macarrão ou cilindro. Recheie a massa formando pequenos pasteizinhos.

produção em série

Cozinhe o ravioli em água fervente abundante. Retire da água fervendo e coloque em água gelada para interromper o cozimento. Reserve.

Para que nenhum molho roube a cena, o raviolli será servido apenas com tomates confit. Muito simples. Em uma forma coloque 250 g de tomates sweet, algumas folhas de manjericão, sal, pimenta do reino e cubra com quantidade suficiente de azeite. Leve ao forno a 120° por aproximadamente 1 hora.

Coloque o ravioli em uma travessa intercalando com os tomates confit. Cubra com queijo ralado e leve ao forno a 180° por 20 minutos (basta derreter o queijo). Sirva a seguir.

Mas não sirva sozinho, é Natal! Acompanhe com um belo corte de carne e molho intenso: entrecôte com chimichurri. Porque ceia boa é aquela que mistura várias referências.

Para o chimichurri pique finamente diversas ervas: 10 g de alecrim fresco, 1 folha de louro seco, 20 g de orégano seco, 20 g de tomilho fresco, 20 g de salsinha fresca, 20 g de cebolinha fresca, 1 dente de alho sem miolo, pimenta calabresa a gosto. Em uma frigideira aqueça as ervas lentamente (fogo baixo) apenas até que liberem os aromas. Retire do fogo, acrescente 1/2 xícara de azeite extra virgem e 1/2 xícara de vinho branco seco. Finalize com sal.

Entrecôte é o bife da ponta do contrafilé. Muito macio e saboroso. Prefira bifes altos (2 cm aproximadamente) isto ajuda a acertar o ponto da carne. Tempere apenas com sal, pimenta do reino e azeite. Grelhe dos dois lados em fogo alto, aproximadamente 3 minutos de cada lada para manter o centro rosado. Sirva com o chimichurri.

entrecôte com chimichurri e maravilhosos raviolis de gorgonzola com pera e nozes

Carne macia, molho intenso, massa deliciosa e tomates adocicados com gostinho de natal. De comer até ficar com a barriga do papai Noel.

Ho Ho Ho!

Confesso que talvez um molho de tomate simples poderia ter deixado o prato um pouco mais leve. Quem sabe no próximo ano?

Mas ainda não acabou não. Ceia que é ceia precisa de sobremesa.

Um pudim bastante improvável.

Faça uma calda utilizando 1 xícara de açúcar e 1/2 xícara de água. Espere até que fique caramelizada (não mexa, isso pode açucarar a calda). Retire a calda do fogo e espalhe pela forma de pudim para untar. A massa do pudim é só bater no liquidificador 3 potes de iogurte grego e 1 lata de leite condensado. Coloque na forma untada e leve ao forno preaquecido a 200° por aproximadamente 30 minutos.

pudim de iogurte grego e leite condensado

Pode servir com a própria calda apenas ou com uma deliciosa calda de amoras e morangos para dar um contraste de sabores e mais refrescância.

Para a calda de frutas vermelhas pique 100 g de amoras frescas e 150 g de morangos bem maduros. Coloque em uma frigideira grande, junte com 1 xícara de açúcar, o suco de 1/2 limão e 1 dose de cachaça. Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos depois que levantar fervura. Se preferir uma calda mais lisa, pode bater no liquidificador, mas o legal é deixar assim, com mais textura e rusticidade.

calda de amora e morango

Delícia cremosa!

Se este cardápio for o escolhido para a ceia, os convidados terão certeza que o papai Noel está bem vivo e que felicidade é um brinquedo que tem sim e é de comer.


Ingredientes

Ravioli de gorgonzola com pera e nozes servido com tomate confit
Recheio:
300 g de gorgonzola
1 cebola
5 peras portuguesas verdes (bem firmes)
150 g de nozes
sal, gotas de limão, salsinha, azeite e pimenta do reino.

Massa:
200 g de semolina de trigo
200 g de farinha de trigo
3 ovos inteiros
3 gemas
noz moscada, 1 pitada de sal e 1 fio de azeite
Parmesão ralado

Tomate confit:
250 g de tomates sweet
folhas de manjericão, sal, pimenta do reino e azeite suficiente para cobrir os tomates


Chimichurri:
10 g de alecrim fresco
1 folha de louro seco
20 g de orégano seco
20 g de tomilho fresco
20 g de salsinha fresca
20 g de cebolinha fresca
1 dente de alho 
1/2 xícara de azeite extra virgem
1/2 xícara de vinho branco seco
pimenta calabresa e sal

Pudim de iogurte
Calda:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água

Pudim:
3 potes de iogurte grego
1 lata de leite condensado

4 comentários:

  1. Ho Ho Ho!!! Ceia deliciosa. Os VIP's agradecem!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Renata,Vc pode me convidar pra comer esta ceia,por favor? To babando aqui, mas sem a menor condição de encarar a cozinha pra prepará-la. Que faço eu agora?

    ResponderExcluir