terça-feira, 15 de novembro de 2016

Poesia

No entanto ele está cá dentro 
inquieto, vivo. 
Ele está cá dentro 
e não quer sair. 
Mas a receita deste momento 
inunda minha vida inteira.

Inunda talvez não descreva bem a sensação. Na verdade a vontade é de mergulhar nesta receita: polenta com molho branco de couve e bacon.

Então, mesmo sem versos, não poderia deixar de compartilhar esta maravilha cremosa.

Em uma frigideira grande aqueça um pouco de azeite e derreta 1 colher (sopa) de manteiga. Frite 1 porção de aproximadamente 100 g de bacon em cubos pequenos até que estejam dourados. Acrescente 1 cebola média finamente picada e espere até que fique transparente. Polvilhe 1 colher (sopa) de farinha de trigo, noz moscada e pimenta do reino a gosto. Adicione 200 g de couve fatiada, coloque sal e refogue. Quando murchar acrescente, aos poucos, 500 ml de leite em temperatura ambiente mexendo sempre. Pronto! Sirva com muito queijo ralado!

Molho branco com couve e bacon delicioso. A receita da polenta está aqui.

polenta com irresistível molho branco de couve e bacon

E já que não dá para mergulhar no prato, o jeito é sair por aí recitando esta receita por este vasto mundo.


Eu não devia te dizer 
mas essa polenta 
mas esse molho 
botam a gente comovido como o diabo!


Ingredientes

Molho branco de couve e bacon:
1 colher (sopa) de manteiga
100g de bacon
200 g de couve
1 cebola média
500 ml de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
azeite, sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

#partiumontanhas

Para acompanhar os jornais é preciso ter estômago. E mesmo assim, ao acabar de ler as notícias do dia a vontade que resta é a de fugir para as montanhas e se esconder de todos os acontecimentos.

Mas... como as montanhas não são de fato uma opção válida, a fuga acaba acontecendo entre pratos e panelas azeitadas com muita infâmia para o preparo de um delicioso comfort food. Que também, sem um carinho ninguém segura esse rojão. 

A infâmia, meu caro amigo, fica por conta da escolha do prato: escondidinho.

Escondidinho de mandioquinha com frango e alho poró.

Em uma panela coloque 1 peito de frango médio com osso, sal, azeite, 2 dentes de alho inteiros e água suficiente para cobrir tudo isto. Deixe ferver e cozinhe por aproximadamente 30 minutos. Tempo mais do que suficiente para facilitar o passo seguinte: desfiar o frango.

Reserve parte da água do cozimento e desfie o frango. Reserve o frango desfiado.

Frigideira grande, aqueça azeite em generosa quantidade, refogue 1 talo de alho poró cortado em finas fatias. Quando murchar adicione o frango desfiado e deixe fritar rapidamente. Adicione 1 dose de cachaça e flambe o frango, que também sem a cachaça ninguém segura esse rojão. 

Quando o fogo apagar adicione 1 tomate picado e 1 concha da água do cozimento do frango. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe apurar. Secou, pingue mais um pouco da água do cozimento e deixe apurar. Repita este processo por cerca de 3 vezes, ou pela quantidade de vezes que julgar necessário para que este recheio fique com um aspecto bem apetitoso. Para finalizar, salsinha sempre. Deixe esfriar. Enquanto isto prepare o purê de mandioquinha.

Cozinhe em água com sal 1 kg de mandioquinha descascada. Depois de cozidas amasse formando um purê liso. Adicione 1 colher (sopa) generosa de manteiga, 1/4 de xícara de leite morno e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. 

Hora de montar o escondidinho!

Em uma forma untada com um pouco de azeite coloque metade do purê de mandioquinha. Cubra todo o fundo e espalhe de maneira uniforme. Coloque o recheio, regue com azeite e acrescente 1 camada de requeijão cremoso. Sobre o requeijão coloque a outra metade do purê também de maneira uniforme e para finalizar, queijo parmesão ralado.

Leve ao forno a 200° por aproximadamente 25 minutos. Tempo suficiente para aquecer o recheio por igual e deixar a superfície gratinada como se deve.

#partiescondidinho

Para acompanhar, salada de funcho com tomate. Temperada com sal, azeite e orégano. É uma excelente pedida.

salada de funcho com tomate
A mandioquinha deixa o escondidinho com uma linda cor dourada, diferentes texturas cremosas se unem e formam um único sabor familiar, reconfortante e delicioso que harmoniza surpreendentemente bem com a crocância do funcho que complementa a doçura da mandioquinha e contrasta com um toque refrescante.

Desligue a TV. Rasgue os jornais. Abandone os celulares. E então, por alguns momentos estes sabores serão capazes de te levar às montanhas.

E já que não dá para se esconder, pelo menos é possível treinar a resiliência. Afinal a vida é assim mesmo, uns dias chove, noutros dias bate sol.


Ingredientes

Escondidinho de mandioquinha com frango e alho poró:
1 peito de frango médio com osso
2 dentes de alho
1 talo de alho poró
1 dose de cachaça
1 tomate picado
1 kg de mandioquinha
1 colher (sopa) de manteiga
1/4 de xícara de leite
Requeijão cremoso e parmesão ralado para a montagem
sal, azeite, noz moscada, pimenta do reino e salsinha sempre

Salada de Funcho com tomates
1 bulbo de funcho
3 tomates