quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Miojo de qualquer jeito

Não posso dizer que sou uma pessoa que segue dietas rígidas ou que ao menos se esforça para manter uma alimentação saudável. Mas posso dizer que já fui bem pior.

Houve uma época em que miojo era a alimentação básica deste ser humano que vos escreve. Quando cursava o ensino médio (falar colégio entrega a idade) todo dia era dia de comer miojo. Preferencialmente acompanhado de nuggets, às vezes salsicha, outras vezes bife (ufa!), mas sempre miojo.

Miojo com orégano, com ovo, tipo sopinha, bem sequinho, feito no microondas (preguiça pouca é bobagem), com presunto, com queijo, mais queijo... miojo de qualquer jeito. Todo fanático por miojo tem várias receitas na manga.

E só quem já vivenciou a experiência de ter o miojo como base alimentar entende como é possível elegê-lo como o mais reconfortante dos sabores de todo o universo.

Pois é... exageros à parte, miojo é bom demais! Mas está longe de ser um espetáculo de sabores que explodem na boca ou exemplo de alimentação balanceada. E não se iluda, o vilão não está escondido somente dentro daquele pacotinho prateado, aparentemente inocente, que carrega uma quantidade absurda de sódio, recentemente descobri que para o macarrão manter aquele formato bonitinho e característico ele é frito antes de ser embalado! SIM! É muito pior do que eu imaginava.

sim, ele é frito!

Mas... um miojo de vez em quando facilita a vida e conforta a alma até nos piores momentos.

Por isto, mesmo após alguns anos, mesmo conhecendo um pouquinho mais dos segredos das panelas e procurando evitar excessos na dieta, ainda assim, sempre tem um pacotinho de miojo nos recônditos mais obscuros do armário. E se foi comprado e está no armário, não pode estragar.

Hora de exercitar a criatividade, carregar a bateria do raio gourmetizador e transformar um simples miojo em uma refeição digna de ser publicada no blog.

A ideia é compensar esse lado junk do miojo com alimentos saudáveis como espinafre, ervilhas frescas e tomatinho. Tomatinho assim no diminutivo mesmo, o tomate sweet

Comece dissolvendo o tempero de 2 pacotes de miojo de tomate Turma da Mônica (meu preferido ♥) em uma xícara de leite morno. Reserve.

Em uma frigideira grande coloque 4 colheres (sopa) de azeite, 3 dentes de alho picados e refogue rapidamente. Acrescente 1 maço médio de espinafre que já deve estar lavado (deixei as folhas inteiras, mas picar é uma boa ideia para quem prefere uma textura mais delicada). Refogue o espinafre até que murche bem.

Acrescente 15 tomates sweet inteiros, 50 g de ervilhas frescas e misture tudo. Deixe cozinhar por 15 minutos, junte aquela xícara de leite com o tempero, 1 xícara de queijo parmesão ralado e 1 colher (sobremesa) de farinha de trigo para engrossar.

Ferva, em bastante água, 3 pacotes de miojo (isso mesmo, só 2 temperos, mas 3 pacotes de miojo), ferva por 2 minutos e meio e escorra. A finalização do prato acontece quando junta-se o macarrão à frigideira do molho até que tudo esteja bem envolvido. Agora é só servir!!!!

incrível! miojo com espinafre, tomatinhos, ervilha e muito sabor...

Sou suspeita pra falar, mas achei simplesmente incrível.

O tempero ficou suave, texturas variadas, a ervilha ficou crocante e os tomates suculentos e macios. O molho ficou denso, incorporou bem aos longos fios do macarrão instantâneo e o espinafre cumpriu bem o seu papel ao aliviar a consciência com generosas doses de nutrientes.

Recomendo, mesmo com tempo de preparo superior a 3 minutos.

Resumindo: quando a vida lhe der limões, faça uma limonada. Quando a vida lhe der 3 minutos, faça miojo. Quando tiver um tempinho extra faça miojo gourmet!


Ingredientes

Miojo de tomate com espinafre:
3 pacotes de miojo de tomate Turma da Mônica
1 xícara de leite morno
4 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho
1 maço médio de espinafre
15 tomates sweet
50 g de ervilhas frescas
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo para engrossar
salsinha para finalizar

PS: até agora estou tentando descobrir de onde surgiram os limões do último parágrafo.

2 comentários:

  1. Até quando conseguiremos esconder essas coisas da MC e do JG. A pergunta que não quer calar - hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. da MC nem é tão difícil de esconder, mas pressinto problemas nessa área com o JG... hehehe

      Excluir