segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Tapetes vermelhos

cogumelos recheados com cogumelos!

Eu sei, eu sei... estamos em plena segunda-feira de carnaval, mas não. Não vou falar do ziriguidum.

Vou falar sobre grandes entradas dignas de um tapete vermelho (e não, ainda não me refiro ao Oscar que acontecerá no próximo dia 22 e me atrai bem mais do que o carnaval).

Estender o tapete vermelho para alguém que chega é revelar logo de cara seu prestígio. Por isso, há quase nove meses que o tapete vermelho está estendido aqui em casa, aguardando ansiosamente pela chegada do mais novo e ilustre membro da patota que já está batendo na porta logo mais.

E o tapete vermelho nesse caso significa que o quarto está pronto, as roupinhas estão limpinhas, lembrancinhas e enfeite de porta estão comprados e tudo está devidamente preparado para que ele venha quando quiser.

Já em uma refeição gosto de pensar que a entrada cumpre este papel de bem recepcionar, tal como um longo tapete vermelho.

Servir uma boa entrada também é uma forma de demonstrar aos convidados o quanto o anfitrião sente-se honrado por recebê-los. Portanto, este importante primeiro prato, muitas vezes relegado, deve ser bem planejado e muito saboroso.

Pecisaremos de 8 cogumelos paris gigante e uma bandeja de 150 g do cogumelo paris fresco em sua edição normal. Higienize os cogumelos com um pano umedecido.

Tire os cabinhos dos 8 cogumelos gigantes e com uma colher (chá) cavoque o meio para abrir espaço para o recheio (delicadamente, tenha cuidado para não quebrar os cogumelos).  Aqueça azeite em uma frigideira e quando estiver bem quente coloque os cogumelos para fritar por aproximadamente 2 minutos. Vire e espere mais dois minutos. Retire do fogo e reserve.

Em uma panela, aqueça azeite e 1 colher (sopa) de manteiga, quando estiver bem quente adicione os cogumelos paris pequenos bem picados (se ainda houver disponibilidade dos gigantes, não os desperdice, inclusive os talos e o miolo). Assim que os cogumelos murcharem, acrescente 2 dentes de alho finamente picados, sal, 3 ramos de óregano fresco, uma pitada sutil de pimenta cayena, 1 dose de conhaque e fogo! Após flambar os cogumelos, adicione 150 ml de creme de leite fresco e salsa e cebolinha à vontade.

Recheie os cogumelos gigantes, cubra com queijo parmesão ralado e leve ao forno estupidamente aquecido para gratinar.

Acompanhar os cogumelos de uma saladinha básica dá um colorido bonito ao prato. Escolhi acelga chinesa fatiada com tomates orgânicos em meia lua.

Não há como não sentir-se importante se somos recebidos com esta entrada de preparo simples e sabores complexos e harmoniosos.

Uma verdadeira explosão de sabores!

Só para continuar com a analogia, pisar nesse tapete vermelho seria como pisar nas nuvens. E enquanto flutuamos entre entradas e pratos principais, aguardamos João Guilherme, o novo pequenucho, que um dia certamente também vai se amarrar nessa receita e na arte de aguardar ansiosamente aqueles que queremos bem.


Ingredientes

Cogumelos gigantes recheados (entrada para 4 pessoas):
8 cogumelos paris gigante
150 g do cogumelo paris fresco
1 colher (sopa) de manteiga
2 dentes de alho
3 ramos de óregano fresco (pode ser substituído por tomilho)
1 pitada sutil de pimenta cayena
1 dose de conhaque
150 ml de creme de leite fresco
parmesão ralado para gratinar
azeite, sal, salsa e cebolinha à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário