E só mesmo a cerimônia do Oscar para justificar o atraso de 1 dia na publicação do Gastronomia Doméstica. Afinal, ficar até às 2h da madrugada para acompanhar as premiações desde ator coadjuvante até melhor filme é só o começo. Depois da transmissão ainda rolam mais polêmicas, infinitas piadas na rede, e a parte mais difícil, digerir as escolhas da academia.
Para resumir, o adorado Neil Patrick Harris deu início ao show com um musical fantástico sobre o cinema que citou inúmeros filmes, de Indiana Jones, passando por Star Wars, Chaplin, Monroe até chegar aos indicados do ano. Apareceu de cueca em referência ao vencedor de melhor filme (Birdman) e se esforçou bastante para tentar alcançar Ellen Degeneres e sua tão comentada, curtida e compartilhada, selfie em 2014. Quase conseguiu...
Apresentações musicais emocionantes como Glory, momentos empolgantes com direito a Oscar Lego e tocantes como a homenagem à Noviça rebelde na voz de Lady Gaga (que a essa hora já tinha acabado de lavar a louça e tirado as luvas de borracha).
Enfim, concordando ou não com os vencedores o Oscar é um grande evento que rende muito assunto. E para ficar ainda melhor só se for acompanhado de omelete.
Omelete é uma mistura bem interessante que na gastronomia se resume a bater ovos com os ingredientes de sua escolha. O que pode gerar receitas tão clássicas como Cantando na Chuva ou tão inusitadas como Grande Hotel Budapeste.
Mas na internet, Omelete não é bem isso não. É também uma mistura bem interessante, mas de opiniões e sugestões de bom entretenimento. Graças ao Hyperdrive, OmeleTV e Bloco-X minhas listas de filmes a assistir, livros para ler e jogos para comprar nunca acabam. Graças a eles também, assistir ao Oscar ficou muito mais divertido.
Entre os comentários muitas previsões e apostas sobre a premiação, enquete para saber se Benedict Cumberbatch é realmente gato (claro que sim, qual a dúvida?) e críticas aos perdigotos. Uma mistura bastante diversificada que torna impossível discordar de todos. Nem precisa, eles já fazem isso muito bem entre si.
Agora chega de papo e vamos à receita, pois este aqui ainda é um blog de gastronomia!
Começando com um clássico: omelete de batatas.
O preparo de um bom omelete depende de algumas dicas básicas. Primeiro, é preciso que fique alto, para ficar fofinho, então a quantidade de ovos deve se ajustar ao tamanho da frigideira.
Nesta receita utilizarei 3 ovos e uma frigideira de 15 cm de diâmetro. Mas não vamos começar por aí e sim pelas batatas.
Corte 1 batata em fatias de aproximadamente 1 cm de espessura. Aqueça azeite na frigideira a ser utilizada. O azeite deve ser suficiente para cobrir toda a superfície da frigideira.
Coloque as batatas para dourar quando o azeite estiver bem quente (se o óleo estiver frio, irá grudar, e aí, adeus omelete). Salpique um pouco de sal e tampe a frigideira para que as batatas cozinhem, ninguém merece comer batata crua.
Após aproximadamente 5 minutos, vire as batatas e espere dourar do outro lado. Verifique se estão cozidas e aí sim, chegou a hora de quebrar os ovos.
Bata 3 ovos com sal e pimenta do reino a gosto, 1 colher de chá de manteiga e 1/3 de xícara de creme de leite fresco. Grave bem esta mistura básica, precisaremos dela na próxima receita também.
Uma generosa porção de parmesão ralado para dar um toque interessante e salsinha para acrescentar uma cor.
Não precisa bater até espumar, basta misturar os ingredientes até que fiquem bem homogêneos. Despeje a mistura de ovos sobre as batatas. Em um primeiro momento não deixe criar uma crosta tão rapidamente no fundo, com uma colher raspe o fundo, trazendo a parte mais cozida para o meio e deixando que a parte mais líquida escorra para o fundo ocupando seu lugar. Quando perceber que não há nenhuma parte totalmente líquida, tampe e espere cozinhar.
Ao destampar, se o omelete já estiver cozido, alto e consistente, será hora de testar as habilidades e virá-lo em um prato e depois devolvê-lo à frigideira para que doure do outro lado.
omelete de batata |
Pronto! Um clássico não torna-se um clássico à toa.
Como nem só de clássicos se vive e a graça na cozinha, assim como no cinema, surge quando há ousadia e originalidade vamos à segunda receita de omelete. Omelete de abobrinha com gorgonzola.
Em uma frigideira refogue 1 cebola e 1 dente de alho picados finamente. Acrescente 1 abobrinha em pequenos cubos de aproximadamente 1 cm, tempere com sal, pimenta do reino e folhinhas de manjericão à vontade. Deixe cozinhar até que a abobrinha esteja macia.
Prepare a mistura básica para omelete e junte a abobrinha e uma generosa porção de queijo gorgonzola. O procedimento é exatamente igual. Frigideira quente, primeiro um lado, depois o outro e pronto!
omelete de abobrinha com gorgonzola |
Vontade de cantar Everything is Awesome pra essa receita!
São apenas duas sugestões entre tantas possibilidades limitadas apenas pela criatividade de quem estiver dirigindo o set. O melhor dos omeletes é que são muito versáteis. Seja para assistir ou para saborear, sempre existe uma opção que irá agradar o paladar.
Ingredientes
Omelete de batatas:
1 batata
3 ovos
1 colher de chá de manteiga
1/3 de xícara de creme de leite fresco
30 g de parmesão ralado
azeite, sal, pimenta do reino e salsinha à gosto
Omelete de abobrinha com gorgonzola:
1 cebola
1 dente de alho
1 abobrinha média
15 folhas de manjericão
3 ovos
1 colher de chá de manteiga
1/3 de xícara de creme de leite fresco
30 g de gorgonzola (um pouco mais não faz mal a ninguém)
azeite, sal, pimenta do reino e salsinha à gosto