As férias. Ah! As férias.
As férias que transformam o café da tarde na refeição mais importante do dia.
Isso porque só nas férias temos tempo para em plena quarta-feira preparar um petisco com calma durante a tarde.
É daquelas coisas de causar inveja em todos que correndo contra o tempo tiveram que despencar de suas camas em um horário predeterminado, bater ponto, engolir qualquer coisa no almoço e talvez tenham para este horário apenas um daqueles cafezinhos que estão na garrafa térmica desde a manhã.
Por isso quis aproveitar estes momentos com carinho, escolhendo cuidadosamente a receita de cada dia. Inclusive receitas com um pezinho em outro mundo e de sotaque encantador.
Para ser mais precisa, me refiro ao sotaque encantador de Emmanuel Bassoleil ao transmitir inúmeras dicas e receitas dentro da temática queijos e vinhos no programa Mais Você de Ana Maria Braga.
E já que estamos falando de café e de sotaque francês nada melhor que começar os trabalhos ao som de Putumayo French Cafe (quem não conhece não sabe o que está perdendo).
A receita é bem simples, o gougère é o pão de queijo francês. Nada de polvilho ou massas pesadas, algo tão leve como uma carolina em versão queijo.
Em uma panela com fundo grosso, coloque 250ml de água, 100g de manteiga e 1 pitada de sal e leve ao fogo médio até ferver. Retire a panela do fogo e adicione 150g de farinha de trigo, misture bem e volte a panela ao fogo, mexendo sempre até secar e desgrudar da borda da panela.
Coloque a massa em uma batedeira (utilize pás próprias para isso) e um a um, adicione 4 ovos. Junte 100g de queijo ralado grosso (utilizei parmesão e queijo minas para dar um toquezim minerim nesse pãozim de queijo) e misture.
essa é a massa de pão de queijo mais bonita que eu já fiz na minha vida... |
Com uma colher de sopa, pegue porções da massa e coloque em uma assadeira untada. Polvilhe com sutis porções de sal grosso e algumas ervas (usei manjericão desidratado) e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos.
Importante: NÃO ABRA O FORNO ENQUANTO NÃO ESTIVER PRONTO.
Sirva ainda quentinho, com um delicioso café aromatizado.
pão de queijo mais bonito que eu já fiz na minha vida... |
Na tarde seguinte, abra os pãezinhos que resistiram a gula do dia anterior, recheie com tomate, queijo e manteiga e coloque em um grill para aquecer. Em poucos minutos uma deliciosa variação com queijo puxa-puxa.
Melhor que isso, só mesmo o ficar à toa... ali de bobeira, a balançar na rede, olhar o céu e sentir a brisa de um quente fim de tarde que talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos...
E são tantos desejos, tantas reflexões, tantas mudanças acontecendo que nem sempre sobra tempo para escrever, nem sempre sobra tempo para dedicar-se a uma só atividade...
Nem sempre sobra tempo...
Engraçado que foi preciso ter férias e tempo de sobra para perceber a real importância do tempo...
os pães de queijo recheados mais bonitos que eu já fiz na minha vida... |
Pois quando se vê, já é sexta feira...
Quando se vê, as férias já terminaram...
Quando se vê, as férias já terminaram...
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, já terminou o ano...
Em busca de um pouco mais de tempo, o blog vai ficar por aqui... meio parado, meio perdido no tempo, mas só por um tempo.
Um dia, quando menos se esperar, o Gastronomia Doméstica volta a atividade com pique total, de cara nova e seguindo por novos caminhos.
A idéia é abandonar as roupas usadas ...
Que já têm a forma do nosso corpo ...
E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.
Que já têm a forma do nosso corpo ...
E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.
Por isso esse tempo não irá durar mais do que o necessário, e pode passar bem mais rápido do que se imagina.
Afinal mesmo o eterno às vezes dura apenas um segundo...